Shazam! | Tudo o que você precisa saber sobre Doutor Silvana, o vilão do filme

Créditos da imagem: Warner Bros/Reprodução

HQ/Livros

Lista

Shazam! | Tudo o que você precisa saber sobre Doutor Silvana, o vilão do filme

Personagem será interpretado por Mark Strong nos cinemas

Gabriel Avila
04.03.2019
15h49
Atualizada em
04.03.2019
20h57
Atualizada em 04.03.2019 às 20h57

Shazam! ganhou um novo trailer (veja aqui) e a prévia mostra novas imagens de Doutor Silvana, vilão que será interpretado por Mark Strong no filme da DC. Para preparar para você para o longa, reunimos cinco momentos da trajetória do principal inimigo de Billy Batson nas HQs:

Primeira aparição

Reprodução

Criado por Bill Parker e C. C. Beck, Dr. Silvana surgiu com Shazam, na época batizado de Capitão Marvel, nas páginas da revista Whiz Comics #2, da Fawcett Comics. Na história, publicada em fevereiro de 1940, Shazam impede o vilão de dar um golpe em uma estação de rádio após ouvir capangas comentando sobre o crime que estavam planejando. Em sua primeira aparição, Silvana foi chamado também de Cientista Fantasma.

Descobrindo a identidade de Shazam!

Reprodução

Já na Whiz Comics Vol 1 3B, o Doutor Silvana descobre que Shazam é, na verdade, Billy Batson. O garoto vai à casa do vilão, que disfarçado mostra sua nova invenção: um foguete com direção a Vênus. Billy, que conseguiu emprego na emissora de rádio após impedir Silvana na Whiz Comics #2, o acompanha na viagem para fazer uma cobertura jornalística. Ao chegar no planeta, eles são atacados por um dragão e por isso o garoto se transforma em Capitão Marvel para tirá-los da enrascada, o que acaba entregando sua identidade secreta ao seu maior inimigo.

Origem Moderna

Reprodução

A origem atual de Doutor Silvana foi contada durante o período dos Novos 52. Nessa versão, o vilão é um renomado cientista que passou a pesquisar sobre a existência de magia quando a ciência não foi capaz de ajudar sua família. É assim que ele acaba conhecendo o mito de Adão Negro e, em busca de poder, acaba libertando o vilão, que renasce em busca do mago Shazam. Apesar de ter chegado a seu objetivo, o corpo mortal de Silvana passa a definhar após entrar em contato com magia.

Retorno de Shazam

Reprodução

A Fawcett Comics cancelou em 1953 as revistas estreladas por Shazam devido a várias complicações, incluindo  a queda nas vendas e um processo judicial por parte da DC Comics alegando que Shazam era um plágio do Superman. Porém, em 1972, a própria DC licenciou personagens da Fawcett, trazendo Billy e a família Marvel para a editora. A estreia ocorreu em Shazam #1. A HQ explica que os quase 20 anos em que o herói e seu elenco ficaram desaparecidos foram obra de Silvana: em uma tentativa de aprisionar a família Marvel com a substância Suspendium, o vilão e sua equipe acabam ficando presos também. Como o tempo não passa dentro do Suspendium, os personagens chegaram ao Universo DC sem ter envelhecido nem mesmo um dia.

Crise nos Infinitos Silvanas

Reprodução

Na saga Multiverso, escrita por Grant Morrison, todos os mundos do Universo DC entram em crise, e os Dr Silvana de todas as Terras aproveitam a oportunidade para se unir em um plano definitivo para finalmente vencer a família Marvel: reunindo todo o Suspendium do Multiverso, eles criam um oitavo dia para a semana, onde as leis (como a do bem sempre vencer o mal) não existem. Porém, os Silvanas se tornam seus piores inimigos ao esconder secretamente parte do Suspendium por não confiar uns nos outros, levando o plano ao fracasso.

Nos cinemas

Warner Bros/Reprodução

Segundo a sinopse oficial Shazam "precisará dominar seus poderes rapidamente para enfrentar as forças mortais controladas pelo Dr. Thaddeus Silvana (Mark Strong)". É possível que as forças em questão sejam os Sete Pecados Mortais. Orgulho, Inveja, Avareza, Ira, Preguiça, Gula e Luxúria, os Sete Pecados Capitais, são demônios que apareceram pela primeira vez na Whiz Comics #2, em 1940, na mesma edição de estreia de Shazam e Dr. Silvana. Especula-se pelas imagens divulgadas nos trailers que um dos garotos que entra na caverna do mago Shazam é o jovem Dr. Silvana - leia mais.