The Dark Knight Returns: The Golden Child #1, de Frank Miller e Rafael Grampá

Créditos da imagem: The Dark Knight Returns: The Golden Child #1/ComiXology/Reprodução

HQ/Livros

Notícia

Nova HQ de Frank Miller na DC faz paródia com Jair Bolsonaro

Quadrinho ilustrado pelo brasileiro Rafael Grampá traz figuras reais ao universo do Batman

Arthur Eloi
12.12.2019
15h26

The Dark Knight Returns: The Golden Child, nova HQ do universo do Batman por Frank Miller e o artista brasileiro Rafael Grampá, fez alusão ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Em certo trecho a paródia do político, sob o nome JM. Bozo, aparece apoiando um proto-Donald Trump - aqui chamado apenas de Governador - através de uma versão imaginada do Twitter, em que afirma: “Se fosse por mim, todo cidadão de bem teria uma arma de fogo em casa”. Veja abaixo:

The Dark Knight Returns: The Golden Child #1, de Frank Miller e Rafael Grampá
The Dark Knight Returns: The Golden Child #1/ComiXology/Reprodução

Essa não é a primeira alusão ao mundo real que o quadrinho toma. Além da trama narrar o Coringa, Darkseid e outros vilões manipulando eleições para eleger uma figura a lá Donald Trump, a jovem ativista Greta Thunberg também dá as caras em um painel. A HQ, que foca bastante em protestos, recentemente gerou polêmica na China por suas semelhanças aos protestos de Hong Kong - saiba mais.

Ainda não há previsão de chegada para The Dark Knight Returns: The Golden Child ao Brasil, mas a primeira edição já foi lançada nos Estados Unidos. Recentemente, Frank Miller e Rafael Grampá vieram ao país para a CCXP19 - saiba tudo sobre a visita da dupla ao evento.