Angeli, criador de Rê Bordosa e Bob Cuspe, anuncia aposentadoria

Créditos da imagem: O cartunista Angeli (Reprodução/YouTube)

HQ/Livros

Notícia

Angeli, criador de Rê Bordosa e Bob Cuspe, anuncia aposentadoria

Cartunista sofre de afasia, mesma doença que fez Bruce Willis se afastar dos cinemas

Omelete
2 min de leitura
Caio Coletti
20.04.2022, às 08H27

O cartunista Angeli vai se aposentar. Criador de personagens antológicos das HQs brasileiras, como Rê Bordosa, Bob Cuspe e Wood & Stock, o artista de 65 anos confirmou a notícia em seu próprio Twitter, citando "questões de saúde" como motivo para a aposentadoria.

Segundo matéria da Folha de S. Paulo, jornal onde Angeli publicou suas tirinhas desde 1973, o artista foi diagnosticado recentemente com afasia. A doença neurodegenerativa prejudica a capacidade de comunicação do indivíduo, eventualmente impedindo que ele se expresse de forma falada ou escrita.

Recentemente, o astro de Hollywood Bruce Willis anunciou a sua aposentadoria das telas por conta de um diagnóstico de afasia. O protagonista de Duro de Matar é apenas dois anos mais velho que Angeli.

Como a equipe de Angeli deu a entender no Twitter, edições reunidas da obra do artista devem ser lançadas nos próximos meses e anos. A Folha adiantou que uma delas está sendo organizada pela editora Companhia das Letras, que já publicou coletâneas de alguns dos personagens mais famosos de Angeli.

"Agora que esta nova etapa se inicia, deixamos aqui um agradecimento especial aos leitores que foram os grandes parceiros de Angeli durante essas cinco décadas. Com eles, seguiremos celebrando a obra de Angeli em novas publicações e exposições. Punk is not dead!", escreveu a equipe do cartunista.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.