Emily Alyn Lind em Mentirosos (Reprodução)

Créditos da imagem: Emily Alyn Lind em Mentirosos (Reprodução)

Séries e TV

Artigo

Mentirosos | 21 (sim, 21!) diferenças entre o livro e a série do Prime Video

Adaptação estreou nesta quarta-feira (18), mas mudou bastante do best-seller

Omelete
13 min de leitura
18.06.2025, às 06H00.

ATENÇÃO: Spoilers de Mentirosos a seguir!

Julie Plec leva a palavra “adaptação” a sério. A showrunner de Mentirosos, série do Prime Video inspirada no best-seller de E. Lockhart, não foi tímida na hora de moldar a trama original do livro para o formato do streaming - e a lista a seguir é a prova.

O Omelete teve acesso antecipado a Mentirosos, e compilou todas as mudanças que Plec fez na obra de Lockhart. Se para o bem ou para o mal, bom… a decisão fica com vocês.

1. As descrições dos Mentirosos (1x01)

Na narração de Cady (Emily Alyn Lind), cada um dos três Mentirosos ganha uma série de qualidades poéticas, que os definem pelo restante da história - mas a surpresa no primeiro capítulo da série é que a roteirista Julie Plec resolveu mudar os descritores de cada personagem.

Na obra original de E. Lockhart, veja bem, Johnny é “vivacidade, esforço e sarcasmo”; Mirren é “açúcar, curiosidade e chuva”; e Gat é “contemplação e entusiasmo, ambição e café forte”. Na série do Prime Video, Johnny (Joseph Zada) vira “sal, bravata e despreocupação imprudente”; Mirren (Esther McGregor) se transforma em “açúcar, esforço e constante curiosidade”; e Gat (Shubham Maheshwari) é inicialmente descrito como “vagalumes, travessuras e livros velhos”, antes de reverter para os termos do livro uma vez que Cady se vê apaixonada por ele.

2. Johnny sai do armário (1x01)

Provavelmente o momento mais chocante do primeiro capítulo, “Tell Me Sweet Little Lies”, para os fãs dos livros: em uma conversa casual com os Mentirosos, descobrimos que esta versão de Johnny é gay, e se envolveu sexualmente com o seu parceiro de tênis. A saída do armário é tratada com naturalidade pela série, e utilizada como parte de um diálogo em que Johnny avisa Cady e Gat para não se envolverem romanticamente, ou podem estragar a amizade dos quatro Mentirosos.

3. Festa no barco (1x01)

Ainda no mesmo episódio, vemos os Mentirosos comparecendo a uma festa em um barco que circula Beechwood - um local onde Cady e Gat se desencontram e o ciuminho dos amigos é resolvido pelo roteiro. A adição à trama ainda serve para sublinhar a relação entre o patriarca Harris (David Morse), que se incomoda com o barco “arruinando a vista” na propriedade, e o genro Ed (Rahul Kohli). O parceiro de Carrie (Mamie Gummer) e tio de Gat ganha mais destaque na série do que tinha no livro, inicialmente ao fazer tudo para agradar o sogro e se livrar da embarcação.

4. A infidelidade de Bess (1x01)

Mentirosos não tira o pé do acelerador durante o primeiro capítulo, introduzindo mais uma subtrama inexistente nos livros: Bess (Candice King) começa um caso extramarital com o comerciante marítimo que abastece as despensas de Beechwood - um novo personagem batizado de Salty Dan (Tim Rozon) - em retaliação ao marido omisso. E o affair não fica escondido de Mirren, filha mais velha de Bess, por muito tempo!

Mais adiante na temporada, a infidelidade de Bess vira munição para Penny (Caitlin FitzGerald), que fica descobrindo do caso entre ela e Dan através de Cady. Penny ameaça revelar o segredo para Harris, assim destruindo a reputação da filha mais nova com o pai.

5. A frase na mão de Cady (1x01)

Tanto no livro de E. Lockhart quanto na série de Julie Plec, Cady e Gat criam o hábito de escrever frases motivacionais em suas mãos - mas o lema que está escrito nas mãos de Cady quando é encontrada inconsciente na praia diferente entre as duas versões.

Na página, Cady escreve “sempre faça o que tem medo de fazer” nas mãos antes do fatídico incidente, enquanto na série a frase parece ser uma alfinetada mais direta à sua família: “Nunca se renda ao diabo que você conhece melhor”. Enquanto isso, quem fica com a frase de efeito sobre fazer o que se teme é… Gat.

6. Verão 17, não 18 (1x02)

Na versão literária de Mentirosos, após os eventos de seu 16º verão em Beechwood, Cady passa um ano longe da ilha particular de sua família - especificamente, viajando pela Europa com o seu pai, após toda a família Sinclair decidir que a menina não deveria voltar ao local de seu trauma tão cedo.

Este período de afastamento é apagado na série do Prime Video, uma vez que o verão em que Cady retorna a Beechwood é explicitamente rotulado de “Verão 17” - ou seja, apenas um ano depois do “Verão 16”. A mudança serve pelo menos um propósito: amenizar o baque do silêncio dos Mentirosos, e seu desaparecimento da vida da prima.

Rahul Kohli em cena de Mentirosos (Reprodução)
Rahul Kohli em cena de Mentirosos (Reprodução)

7. O pedido de casamento de Ed (1x02)

Lockhart nos revela que Ed resolveu pedir Carrie em casamento após mais de uma década de namoro só por um relato de terceiros - Johnny conta para Cady que isso aconteceu, e que sua mãe recusou o pedido do parceiro, revelando o lado racista da família.

Na série, esse processo todo passa para a primeira pessoa. Vemos Ed pedindo a Harris a mão de Carrie em casamento, e também vemos o patriarca tratando de dar mais do que algumas alfinetadas em seu genro antes de aceitar a proposta. Os dois filhos da irmã Sinclair também aprovam a união, e chega a hora do grande pedido, no meio da festa de 4 de julho (outro evento que não existe no livro).

Tudo vai por água abaixo, no entanto, quando o pedido finalmente chega aos ouvidos de Carrie. Ela nega se casar com Ed, dizendo que precisa da aprovação (e, mais importantemente, do dinheiro) de Harris em sua vida. Falando com Johnny no dia seguinte, ela confessa que os problemas dele (mais abaixo!) também tiveram a ver com a recusa, e eventualmente descobrimos que Harris a fez escolher entre encobrir os problemas do filho ou se casar com o namorado.

8. Rosemary (1x02)

Olha aí um easter egg de Família de Mentirosos, o segundo livro da saga de E. Lockhart, se infiltrando já na primeira temporada dessa adaptação! É em Família - na verdade, uma prequel ambientada em 1987 e narrada por Carrie - que descobrimos que as três irmãs Sinclair na verdade eram quatro, e que a caçula Rosemary morreu afogada aos 10 anos.

As showrunners de Mentirosos resolveram nos dar essa informação já no segundo episódio da série, quando Harris é visto assistindo antigos vídeos de família… e fixado na gravação de um dos últimos aniversários de Rosemary. Em off, Penny nos diz que a caçula “sempre será a preferida” de Harris, simplesmente por nunca ter crescido.

9. A morte de Tipper (1x02)

Nas páginas de Mentirosos, a narração de Cady menciona a morte de sua avó, Tipper (Wendy Crewson), como tendo acontecido entre os verões 14 e 15 - o verão 16, portanto, fica marcado como o primeiro de Harris como viúvo, e isso explica em parte o acirramento das rivalidades entre as filhas do casal, que começam a brigar pela herança dos pais.

Na TV acontece de forma diferente, uma vez que o episódio “Wrap Her Up in a Package of Lies” nos mostra Tipper morrendo, acometida de um mal súbito enquanto estava sentada na sua cadeira de frente para o mar, numa noite qualquer. A descoberta do corpo da matriarca é um momento de choque para a família, é claro, e o funeral de Tipper é um ponto importante - e inédito! - de todo o capítulo seguinte.

10. O segredo de Johnny (1x03)

Por falar no funeral de Tipper, é lá que a série nos dá o primeiro gostinho de um mistério adicional que as roteiristas incluíram dentro da trama de Lockhart. Tudo começa quando um jovem chamado Blake aparece no evento, revelando estar envolvido tanto com Johnny - que parece ter medo de algum segredo guardado por ele - quanto com Mirren - com quem tem trocado mensagens picantes durante o último ano.

Cady, no entanto, testemunha uma altercação entre os dois rapazes, em que Blake menciona que pode arruinar a vida de Johnny ao liberar vídeos de uma agressão supostamente cometida por ele. Carrie adiciona combustível nesse fogo quando confessa ao pai, Harris, que gastou suas economias tentando fazer “um incidente muito ruim na escola de Johnny” desaparecer.

Eventualmente, descobrimos que a agressão de fato aconteceu, como parte de uma rixa entre times rivais de tênis. Johnny deixou um rapaz no hospital, e se arrepende amargamente do episódio - ele confessa a coisa toda a Gat e conecta o momento às agressões de seu próprio pai contra ele e Carrie, quando ainda era pequeno.

11. Mirren perde a virgindade (1x03)

No finalzinho do terceiro episódio conhecemos Evan, que dirige um táxi aquático responsável por levar e trazer pessoas até Beechwood. Ele “consola” Mirren no cais quando Blake dá um bolo nela após sua briga com Jonnny, e acaba indo à festa de 4 de julho dos Mentirosos - é lá que o flerte entre os dois chega aos finalmentes, e Mirren perde a virgindade com o rapaz, um encontro tórrido que ela repete poucos dias depois.

No livro de E. Lockhart, famosamente, a prima de Cady faleceu virgem - ela apenas mentiu para a protagonista, durante o Verão 16, sobre ter tido relações sexuais com um namorado (que nem mesmo existia), mas confessou tudo para ela antes de morrer.

Shubham Maheshwari e Emily Alyn Lind em Mentirosos (Reprodução)
Shubham Maheshwari e Emily Alyn Lind em Mentirosos (Reprodução)

12. Gat termina com Raquel (1x04)

Outra surpresa da tal festa de 4 de julho é o fim do relacionamento de Gat com Raquel - e nós nem mesmo conseguimos conhecê-la de verdade! No final da festa, o rapaz conta para Cady que terminou tudo com sua namorada, porque não conseguia parar de pensar na Sinclair mais velha.

O momento romântico não acontece no livro - Cady continua sendo “a outra” durante o Verão 16, e Gat nunca reencontra Raquel, por conta dos eventos trágicos do fim do livro.

13. A traição de Brody (1x04)

A série do Prime Video aprofunda um pouco os motivos pelos quais as três irmãs Sinclair estão com problemas financeiros, justificando assim as brigas mesquinhas que elas têm sobre a herança da mãe.

Ficamos sabendo que Penny, a mãe de Cady, teve suas economias drenadas no divórcio. Carrie, enquanto isso, gastou muito de seu dinheiro durante a juventude, quando lutou contra o vício em drogas. E descobrimos que Bess também está em apuros, tudo porque o seu marido, Brody (Dylan Bruce), tem usado as economias da esposa para pagar dívidas com clientes de sua firma de gerência financeira - que não está indo bem das pernas.

14. O desaparecimento de Will (1x05)

Grande parte do episódio “Lying Together in a Silver Lining” é movimentado por uma tempestade que atinge Beechwood, e os diferentes momentos em que os membros da família Sinclair dão por falta de Will, o irmão mais novo de Johnny. Acontece que o menino pegou um barco e tentou remar até a costa, a fim de visitar Ed, que foi embora da ilha após ter seu pedido de casamento rejeitado por Carrie.

Eventualmente, Johnny e Gat encontram o bote virado de Will em uma rocha, e os dois conseguem salvá-lo das águas frias e revoltas do oceano em meio à tempestade. Ed completa a missão de salvamento ao instruir a Guarda Costeira a encontrar os meninos no local e levá-los de volta à Beechwood. O episódio todo inexiste no livro de E. Lockhart.

15. Gat e Cady transam - duas vezes? (1x05)

O final do quinto capítulo da série tem um episódio no mínimo curioso para os fãs que sabem a reviravolta final de Mentirosos. Isso porque, conforme se lembra da sua primeira vez com Gat no Verão 16 - no livro, Lockhart dá a entender que os dois transam, mas nunca (l)vemos acontecer -, Cady finalmente se rende aos charmes do seu amado também no Verão 17, e vemos as duas relações acontecendo ao mesmo tempo.

Tendo em vista que os Mentirosos morrem todos (menos Cady, é claro) no final do Verão 16, só dá para imaginar que a protagonista está inventando a segunda transa em sua cabeça. Bom… quem nunca, né?

16. Maya e os limões (1x06)

O sexto capítulo da temporada nos introduz a mais uma tradição Sinclair que não existe nos livros de Lockhart: a caça aos limões. Durante os verões em Beechwood, Harris e Tipper escondem centenas de limões e uma única laranja lima pela ilha, prometendo prêmios triviais para quem os encontre primeiro. No Verão 16, a coisa muda de figura, já que o patriarca diz que dará propriedades e até o direito de ser o único herdeiro de Beechwood para os vencedores da competição.

As coisas se tornam ainda mais constrangedoras quando Maya, a mãe de Gat, aparece de surpresa na ilha bem no dia da tal caça ao tesouro. A presença dela e a competição fazem os ânimos entre os Mentirosos esquentarem, mas um confronto final com Gat une o quarteto novamente, e todos decidem sabotar os jogos psicológicos de Harris, que é pego de surpresa pela esperteza dos netos.

17. Gat deixa Beechwood… em uma noite fatídica (1x06)

O final do sexto episódio também mostra que, nesta versão, Gat chega a deixar Beechwood na noite do incêndio. Isso porque, confrontado com a rebelião dos Mentirosos, Harris arranja um jeito de despachar Gat da ilha sem ficar com a aura de “vilão da história”: oferecendo a ele uma bolsa de estudos que ele não pode recusar.

Gat deixa Beechwood com a mãe, e está prestes a ir embora para sua entrevista da bolsa quando sirenes de polícia tomam a cidadezinha litorânea perto da ilha. Confrontando um trabalhador de emergência, Gat pergunta se alguém se machucou em Beechwood: “Eles não mandam o helicóptero se não tiver alguém machucado, garoto”.

David Morse em Mentirosos (Reprodução)
David Morse em Mentirosos (Reprodução)

18. O acidente de Harris (1x07)

Embora inicialmente possa parecer que Gat não estará em Beechwood para o grande incêndio, logo descobrimos que ele arranjou um jeito de voltar para a ilha - mas só depois do restante dos Sinclair sumirem de lá, graças a um evento que tampouco existe no livro de Lockhart: uma queda de Harris no gramado de sua casa, durante uma discussão com Cady. O patriarca sangra bastante e é levado de helicóptero para um hospital no continente, levando consigo suas três filhas. Assim, os Mentirosos ficam sozinhos na ilha, e o cenário está pronto para o grande incêndio.

19. O segredo de Penny (1x08)

Mantendo o pique de aprofundar-se um pouco nas perturbações de cada uma das irmãs Sinclair, no último capítulo de Mentirosos descobrimos que o divórcio de Penny não é, na verdade, culpa de um marido infiel - de fato, era ela quem tinha um caso, e o pai de Cady a deixou ao descobrir. A mãe da protagonista confessa tudo para a filha e diz que escondeu a verdade dela por medo de que Cady escolhesse viver com o pai.

20. Cady, a herdeira? (1x08)

Após Cady se lembrar de tudo e se despedir de cada um dos Mentirosos, a série introduz um último conflito: diante da perda de seus outros netos, Harris quer que a nossa protagonista se torne a “nova face da família” - além de herdar boa parte do seu império, é claro. Aliás, o patriarca deixa claro que, se Cady não aceitar esse “presente”, ele revelará a verdade a todo mundo, levando à público que o incêndio em Beechwood foi muito mais do que um acidente trágico.

A última metade do episódio final se preocupa com o dilema de Cady, portanto - e, nos últimos minutos, ela de fato escolhe rejeitar o avô, e foge de Beechwood em um barco. A série não nos mostra, mas tudo indica que Cady será deserdada como Sinclair depois disso.

21. Johnny e a (possível) 2ª temporada (1x08)

Pois é! A série do Prime Video parece mais do que pronta para continuar além desta primeira temporada, que adapta o livro de Lockhart integralmente. A última cena da temporada mostra Carrie deixando Beechwood, revelando que ela ainda está viciada em remédios, e - surpresa! - também se comunica com o fantasma do filho, Johnny. “Eu achei que você tinha ido embora”, ela diz a ele. “Acho que não consigo”, responde o rapaz.

Combine isso com uma pequena cena na metade do episódio em que Carrie conversa com Bess, dizendo que o incêndio em Beechwood pode ter sido “punição” pelo que as próprias irmãs fizeram em sua adolescência, e o terreno está preparado para uma adaptação de Família de Mentirosos, prequel lançado por Lockhart nas livrarias em 2022.

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.