Protagonista de Maníaco do Parque, filme do Prime Video e conta a história de um dos serial killers mais notórios da história do Brasil, Giovanna Grigio fez uma imersão extremamente emocional para viver sua personagem. No longa, a atriz interpreta Elena, jornalista iniciante responsável por investigar o caso do assassino.
- [Crítica] Maníaco do Parque se apoia no ativismo para mascarar ficção insossa
- [Entrevista] Maníaco do Parque: "Filme é uma reparação para as vítimas", diz diretor
- [Entrevista] Maníaco do Parque: "A polícia teve a chance de prendê-lo", revela diretor
Para o trabalho, Giovanna precisou entrar em contato com os detalhes da história de Francisco, que matou mais de uma dezena de mulheres nos anos 1990. Aprender sobre os crimes horrendos do serial killer e do pouco caso dado por imprensa e autoridades para as vítimas a afetou diretamente pelo fato de ser mulher.
"Entrar em contato com essa história tocou o meu coração", contou a atriz em entrevista exclusiva ao Omelete. "Assim como a Elena, eu me identifico com essas mulheres. Para mim o grande lance da história do Maníaco do Parque é que ele era um cara normal. Ele não era uma pessoa que você o via na rua e ficava assustada. E essa é uma experiência coletiva de todas as mulheres. Eu ando na rua e tenho medo de todo mundo. Não tem como saber quem pode me trazer perigo."
Na visão de Giovanna, o longa traz um questionamento muito claro: entender a narrativa das vítimas do serial killer e mostrar seus pontos de vista, algo que não foi trabalhado pela imprensa na época dos crimes. Ao fazer isso, para ela, Maníaco do Parque cria uma identificação com os espectadores, sejam eles homens ou mulheres.
"Com o filme, a gente consegue entender claramente como essas vítimas foram tratadas pela mídia e por outras instituições. Aquilo aconteceu de verdade. Quando a gente traz um filme que é ficcional, mas que conta uma história baseado em fatos, a gente consegue explicar essa constância de uma maneira mais precisa para trazer compreensão e levantar esses questionamentos. E minha personagem traz um pensamento muito crítico, com muita coragem", completou.
No filme, Giovanna Grigio é Elena, uma repórter iniciante que vê na investigação dos crimes do homem conhecido como o maníaco do parque (Silvero Pereira) a grande chance de alavancar sua carreira. O elenco ainda conta com Bruno Garcia, Mel Lisboa, Augusto Madeira, Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas.
O filme é dirigido por Maurício Eça, produzido por Marcelo Braga e tem roteiro de L.G. Bayão. A pesquisa é da jornalista investigativa Thaís Nunes.
Maníaco do Parque está disponível no Prime Video.