Oscar 2026 | Conheça os rivais de O Agente Secreto em Filme Internacional
Longa nacional de Kleber Mendonça Filho tem concorrentes de vários países a desbancar na disputa pela estatueta
Créditos da imagem: Divulgação
Começou a contagem regressiva para a entrega do Oscar 2026, com o Brasil mais perto que nunca do sonho de uma segunda estatueta.
Depois da vitória de Ainda Estou Aqui no ano passado, a expectativa dos cinéfilos tupiniquins chegou ao ápice hoje (22), com a divulgação da lista oficial de indicados à premiação - e a presença de O Agente Secreto em quatro categorias; entre elas, a de Melhor Filme Internacional.
No enanto, embora a lista de concorrentes agora seja bem menos extensa, o longa estrelado por Wagner Moura ainda possui rivais de peso a desbancar nessa disputa acirrada pelo prêmio final.
Conheça, a seguir, os demais indicados a melhor longa estrangeiro neste ano:
Valor Sentimental (Noruega)
O filme de Joachim Trier foi destaque em Cannes neste ano, vencendo o Grande Prêmio desta edição do Festival.
A história gira em torno do reencontro da atriz de teatro Nora (Renate Reinsve) e de sua irmã, Agnes (Inga Ibsdotter), com o pai de ambas, o carismático cineasta Gustav (Stellan Skarsgard).
Quando Nora recusa protagonizar o filme que marcaria o retorno de Gustav ao mercado, a estrela norte-americana Rachel Kemp (Elle Faning) acaba assumindo o papel – e sua presença traz ainda mais complicações à já intrincada dinâmica familiar entre o trio.
Foi Apenas um Acidente (França)
Obra do diretor iraniano Jafar Panahi, propõe uma reflexão sobre os limites morais da vingança e a repressão política no país natal de seu ator – que co-produziu a obra entre França e Luxemburgo.
Após ficar à deriva na estrada com sua família, Ehgbal (Ebrahim Azizi) pede ajuda na casa de um desconhecido, Vahid (Vahid Mobasseri), que o reconhece como o oficial que o torturou na prisão e inicia um plano de revanche contra ele, sequestrando-o para enterrá-lo vivo.
Sirât (Espanha)
O diretor franco-espanhol Óliver Laxe conduz este road movie apocalíptico sobre um homem em busca da filha desaparecida.
Disposto a descobrir pistas do paradeiro de Steff (Stefanía Gadda), Luis (Sergi López) se une ao filho caçula, Esteban (Bruno Núñez Arjona), para seguir um grupo de fãs de raves ilegais rumo a uma festa de música techno em pleno deserto do Marrocos!
The Voice of Hind Rajab (Tunísia)
Um dos mais fortes candidatos da temporada, chamou a atenção do mundo todo durante sua estreia mundial no Festival de Veneza, onde foi aplaudido de pé por quase 25 minutos.
O longa narra a história de Hind Rajab, menina palestina de seis anos de idade que foi assassinada em Gaza pelas forças israelenses, junto a outros seis familiares e aos paramédicos que tentaram socorrê-los.