Oscar 2020 | Conheça as músicas indicadas a Melhor Canção Original

Créditos da imagem: Focus Features/Paramount/Disney/Divulgação

Filmes

Lista

Oscar 2020 | Conheça as músicas indicadas a Melhor Canção Original

Elton John, Beyoncé e Randy Newman estão entre os indicados

Nicolaos Garófalo
28.01.2020
14h21

Categoria presente no Oscar desde a sua sétima edição, em 1934, Melhor Canção Original premia, como o próprio nome já diz, letristas e compositores responsáveis por criar as músicas que serão lançadas, inicialmente, como parte da trilha sonora de um filme.

Diferentemente de Melhor Trilha Sonora Original, em que o conjunto das músicas e seu impacto em sua respectiva produção são analisados, as canções indicadas na categoria são avaliadas de maneira independente, não importando se elas fazem parte da trama, como “The Continental” no musical A Alegre Divorciada – primeira canção original a levar o Oscar -, ou apenas dos créditos, como “Skyfall”, de Adele, que fez parte do longa de mesmo nome da franquia 007 e ficou com a estatueta em 2012.

Em 2020, a Disney volta a concorrer na categoria com I Can’t Let You Throw Yourself Away”, de Randy Newman para Toy Story 4 e “Into The Unknown”, composta por Kristen Anderson-Lopes e Robert Lopez. Já Elton John, premiado por “The Lion Sleeps Tonight”, concorre este ano com “(I’m Gonna) Love Me Again”, composta para sua cinebiografia Rocketman.

Os outros indicados são Diane Warren por “I’m Standing With You”, de Superação: O Milagre da Fé, e Joshuah Brian Campbell e Cynthia Erivo por “Stand Up”, do longa Harriet.

Confira abaixo todas as canções indicadas:

Toy Story 4 - "I Can't Let You Throw Yourself Away", letra e música de Randy Newman

Com canções em todos os outros filmes da franquia, a presença de Newman foi uma "exigência" do diretor Josh Cooley, que também contava com os retornos de Tom Hanks (Woody) e Tim Allen (Buzz). Para o quarto Toy Story, o compositor criou as canções "The Ballad of The Lonesome Cowboy" e "I'm Not Gonna Let You Throw Yourself Away", indicada ao Oscar. No filme, a canção mostra Woody insistindo em salvar Forky (Tony Hale) de se "jogar no lixo", mostrando uma relação de carinho do xerife com os brinquedos da garota Bonnie.

Sobre a trilha de Toy Story 4, Newman afirmou manter o envolvimento emocional foi mais fácil do que em outros trabalhos, já ele pôde contar com "pedaços" de canções que não foram usadas nos três primeiros filmes. 

Rocketman - "(I'm Gonna) Love Myself Again", música por Elton John e letra por Bernie Taupin

Com letra de Bernie Taupin, colaborador de longa data de Elton John, "(I'm Gonna) Love Me Again" foi escrita com o objetivo de passar o sentimento de redenção. Segundo o letrista contou à produção de Rocketman, ele queria uma canção "na mesma linha de 'I'm Still Standing'", que ajudasse o ouvinta encontrar "a força em si mesmo". Já John, que queria uma melodia que lembrasse a época de sua carreira retratada no longa, afirmou ter "copiado" a batida da música "Come See About Me", lançada pelo grupo Supremes em 1964.

Superação: O Milagre da Fé - "I'm Standing With You", letra e música por Diane Warren

Principal faiza da trilha de Superação: O Milagre da Fé, "I'm Standing With You" foi escrita e composta por Diane Warren, responsável por canções como "I Don't Want to Miss a Thing", de Armagedon, e "Nothing's Gonna Stop Us Now", de Manequim. Sentindo que este era um filme sobre algo positivo e necessário em um período de polarização, Warren decidiu escrever uma canção que mostrasse o quanto as pessoas podem se apoiar umas nas outras.

Inicialmente contra a decisão de ter Chrissy Metz, protagonista do filme, interpretar a música, a compositora se disse chocada ao ouvir a atriz cantar pela primeira vez, voltando atrás na decisão de ter outro cantor profissional na gravação.

Frozen 2 - "Into The Unkown", música e letra por Kristen Anderson-Lopes e Robert Lopez

Anunciada como a nova "Let It Go", "Into The Unkown" foi composta por Anderson-Lopes e Robert Lopez como uma maneira da dar sequência à jornada iniciada por Elsa em Frozen. Durante a CCXP 2019, o diretor Chris Buck afirmou que a música do filme de 2013 era falha, pois a rainha se isolava do mundo após entoar o que se tornaria um hino do cinema.

Para Frozen 2, a música-tema de Elsa deveria refletir seu crescimento, mas foi apenas após Anderson-Lopes e Lopez se inteirarem em relação à trama é que o casal conseguiu construir o sucesso, que hoje soma mais de 99 milhões de visualizações no YouTube - a opção original para a mesma cena, "I Seek The Truth", tem menos de 1,5 milhão. De acordo com o casal, eles nunca tentaram igualar o sucesso de "Let It Go" e só se deram conta do potencial de "Into The Unkown" após Idina Menzel, que dubla Elsa, gravar os vocais.

Harriet - "Stand Up", música e letra por Joshuah Brian Campbell e Cynthia Erivo

Protagonista de Harriet, filme sobre uma das principais figuras do movimento abolicionista dos Estados Unidos, Cynthia Erivo estava dedicada a escrever uma canção que traduzisse os eventos mostrados no longa, inspirado na vida de Harriet Tubman, e se juntou a Joshuah Brian Campbell para escrever "Stand Up".

A canção, que reconta a jornada de Tubman e sua luta para libertar escravos presos em estados escravistas, foi escrita e gravada após as filmagens de Harriet e Erivo a vê com muito orgulho. Convidada para interpretar a música durante o BAFTA, a atriz negou a apresentação, já que o espírito da canção não combinaria com a mensagem passada pela premiação, que indicou apenas profissionais brancos em suas categorias de atuação.