Estatuetas do Oscar

Créditos da imagem: Divulgação

Oscar

Notícia

Oscar: Academia estuda adicionar novo requisito de elegibilidade para o prêmio

CEO afirma que filmes deverão ser exibidos em alguns dos principais mercados dos EUA para concorrer ao prêmio

Omelete
2 min de leitura
31.03.2023, às 08H48.

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pelo Oscar, estuda a possibilidade de adicionar um novo requisito de distribuição teatral para que as produções se tornem elegíveis para o prêmio de Melhor Filme. De acordo com o PUCK, é possível que os filmes passem a precisar ser exibidos nos cinemas em 15 ou 20 dos 50 principais mercados dos Estados Unidos para disputarem ao prêmio.

Bill Kramer, o CEO da Academia, no entanto, ressaltou que a mudança não tem como intenção de prejudicar o streaming, mas de "apoiar os elementos da forma de arte, especialmente aspectos técnicos, como som e efeitos visuais, que foram projetados para as salas de cinema". 

Esta mudança forçaria efetivamente os distribuidores a exibir seus candidatos ao prêmio nos principais mercados americanos, de Orlando a San Diego, por exemplo, em pelo menos um cinema. 

Na atual legislação, um filme precisa ter recebido sua primeira exibição pública em um cinema, e por pelo menos uma semana, para estar apto a concorrer ao prêmio. 

Lembrando que a partir de 2024, o prêmio começará a adotar critérios de diversidade. Isso significa que os filmes elegíveis terão de atender a pelo menos dois dos quatro critérios de diversidade estipulados pela academia, como representatividade de temas e narrativa na tela, liderança criativa e equipe do projeto, acesso à indústria e à criação de oportunidades, entre outros. 

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.