Um balde de água fria caiu na cabeça de quem torcia por Ainda Estou Aqui no Oscar 2025 este final de semana. Emilia Pérez, o polêmico filme francês que se envolveu em um grande debate no último mês, levou novamente o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA, o tal do Oscar inglês. Além disso, Zoe Saldana levou a estátua de Melhor Atriz Coadjuvante e confirmou o favoritismo. Com esses resultados, como ficam as chances do longa de Walter Salles?
- Oscar 2025 | Ainda Estou Aqui é o primeiro sulamericano indicado a Melhor Filme
- Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes indicados a Melhor Filme
- Oscar 2025 | 5 surpresas e esnobados nas indicações ao prêmio
O primeiro ponto é entender o período em que a votação do BAFTA aconteceu, se foi antes ou depois das polêmicas de Karla Sofía Gascón, a protagonista de Emilia Pérez - entenda o caso completo aqui. Os mais de 8.000 votantes da premiação começaram a escolher os vencedores no dia 22 de janeiro e encerraram no dia 11 de fevereiro. Isso denota que os votos começaram a ser contabilizados antes da crise, mas finalizou após. Com isso, dá pra imaginar que muitos dos votos foram, sim, para o longa de Jacques Audiard antes de estourar a polêmica dos tweets de Karla Sofía.
Historicamente, o BAFTA é, sim, um bom termômetro para o Oscar 2025, mas não é um prêmio garantido de colocar o favoritismo de forma indiscutível, especialmente nos últimos anos, pois os votantes da Academia foram mais diversificados - quase 10% deles são latinos, por exemplo. A cerimônia inglesa é conhecida por dar preferência a filmes e atores europeus, enquanto o Oscar tem, ao menos recentemente, dado preferência a artistas e gêneros diferentes do americano.
- Emilia Pérez | Tweets racistas de Karla Sofia Gascón causam revolta
- Karla Sofia Gascón pede desculpas por tweets antigos
O ponto mais forte da premiação deste final de semana foi o atestado de que as polêmicas de Emilia Pérez não foram o suficiente para que os europeus se sentissem tocados a ponto de alterar uma votação. A verdade é que a disputa, mesmo com toda a crise, segue extremamente acirrada e não dá pra descartar em nenhum momento que Emilia Pérez leve o Oscar de Melhor Filme Internacional.
No próximo dia 18, terça-feira, se encerram as votações da Academia, e Ainda Estou Aqui vai se beneficiar não só pela crise, mas principalmente pela campanha que a Sony está fazendo em Hollywood. Fernanda Torres foi capa de revistas e jornais, a bilheteria do filme é excelente e, aos poucos, o longa se afasta dos debates polêmicos e ganha simpatia do corpo votante. No fim do dia, o que o BAFTA confirmou foi que o Oscar de Ainda Estou Aqui segue como algo difícil e que apesar de tudo que aconteceu em 2025, seguirá como uma vitória muito apertada. Afinal, o mundo da internet e das redes sociais ainda não têm um impacto tão grande quanto o imaginado.