Capa do disco Abbey Road

Créditos da imagem: Beatles/Divulgação

Filmes

Notícia

Relembre os planos dos Beatles para adaptar O Senhor dos Anéis para o cinema

Depois de lançar Help! e A Hard Day's Night nos anos 1960, banda queria narrar jornada épica de Frodo e Sam com Stanley Kubrick na direção

31.05.2020, às 17H35.

Muito antes do diretor Peter Jackson pensar em levar a Terra Média para os cinemas, os Beatles já haviam cogitado esta ambiciosa tarefa. Depois de lançar Help! e Os Reis do Ié-Ié-Ié (A Hard Day's Night, no original) nos anos 1960, o quarteto de Liverpool tinha ainda um filme para fazer, conforme seu contrato com a produtora United Artists. Para o produtor Denis O'Dell, O Senhor dos Anéis era a obra perfeita para encerrar esse ciclo.

Como bem lembrou Jackson no programa Reunited Apart, o plano era colocar Paul McCartney como Frodo, Ringo como Sam, John Lennon como Gollum e George Harrison como Gandalf. A aventura épica, claro, seria acompanhada por uma trilha sonora original criada pela banda e, se dependesse de Lennon, a direção ficaria a cargo de Stanley Kubrick.

Este, porém, foi o primeiro obstáculo enfrentado pelos Beatles. De acordo com o Screen Rant, Kubrick gostava da obra de J.R.R.Tolkien, mas não acreditava que seria possível fazer um live-action dessa aventura nos anos 1960. Sem o cineasta por trás de Lolita e Dr. Fantástico a bordo, os músicos começaram a perder o interesse no projeto. No entanto, esse não foi o fator decisivo para que o longa nunca tenha saído do papel. O próprio Tolkien, na realidade, barrou a adaptação.

Embora os quatro fossem grandes fãs do escritor, a recíproca não era verdadeira. Como na época Tolkien ainda tinha os direitos sobre seus livros, ele negou a proposta do grupo e o projeto foi enterrado. 

Os três primeiros filmes de O Senhor dos Anéis foram lançados entre 2001 e 2003 e indicados a diversos prêmios, com o terceiro filme, O Retorno do Rei, vencendo o Oscar de Melhor Filme. Já a trilogia de O Hobbit, lançada entre 2012 e 2014, passou por alguns problemas ao longo de sua produção e não conseguiu corresponder às expectativas dos fãs.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.