Ian Holm como Bilbo Bolseiro

Créditos da imagem: New Line Cinema/Divulgação

Filmes

Notícia

Ian Holm, o Bilbo Bolseiro de Senhor dos Anéis, morre aos 88 anos

Ator também é relembrado por papéis em Alien, O Oitavo Passageiro, Carruagens de Fogo e mais

Julia Sabbaga
19.06.2020
09h08
Atualizada em
19.06.2020
10h04
Atualizada em 19.06.2020 às 10h04

Ian Holm, conhecido por papéis em Alien, O Oitavo Passageiro e O Senhor dos Anéis, franquia em que viveu o hobbit Bilbo Bolseiro, morreu aos 88 anos. A morte foi confirmada pelo seu agente ao The Guardian:

"É com grande pesar que o Senhor Ian Holm faleceu esta manhã aos 88 anos. Ele faleceu pacificamente no hospital, com sua família e seu cuidador". De acordo com a declaração oficial, a morte teve causa relacionada à doença de Parkinson. 

No mês passado, Holm não pode participar da reunião do elenco de Senhor dos Anéis promovida por Josh Gad em seu novo programa, Reunited Apart. O ator, no entanto, emitiu uma declaração sobre sua ausência: "Eu estou triste de não vê-los, sinto saudades de todos vocês e espero que suas aventuras os tenham levado a muitos lugares. Eu estou em quarentena na minha toca de hobbit". 

Holm ganhou um BAFTA e foi indicado ao Oscar por seu papel coadjuvante em Carruagens de Fogo, em 1982. A carreira de Holm também é relembrada por papeis na série The Wars of The Roses, Os Bandidos do Tempo, Brazil: O Filme, O Quinto Elemento, As Novas Roupas do Imperador, O Senhor das Armas, O Aviador, e mais.

Seu último papel no cinema foi como Bilbo Bolseiro em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.