Leah Lewis e Alexxis Lemire em Você Nem Imagina

Créditos da imagem: Você Nem Imagina/Netflix/Reprodução

Netflix

Artigo

Por que Você Nem Imagina não deveria ganhar uma sequência

Fãs fazem apelo para que Netflix lance um novo filme, mostrando Ellie, Paul e Aster se reencontrando anos depois da escola

13.05.2020, às 16H37.

[Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Você Nem Imagina. Logo, se você ainda não assistiu, guarde esse texto para mais tarde]

Você Nem Imagina não poderia ter um encerramento mais apropriado. Depois de muitas trocas de mensagens e todo um processo de crescimento pessoal, Ellie tomou coragem e deu um beijo em Aster. Ali, em frente ao restaurante Turning Point. Quer ponto de virada mais claro para ambas as personagens? Não bastasse isso, a jovem tímida finalmente se abriu para as pessoas ao seu redor e aceitou sua amizade com Paul, incluindo os momentos de bobeira e confiança absoluta. Naqueles minutos finais, o trio recomeçou suas vidas de alguma forma, cada um à sua maneira: indo para a faculdade, assumindo os negócios da família ou simplesmente tomando as rédeas da sua própria história.

Cheio de coração e sutilezas, não é de se estranhar que o filme tenha virado o novo sucesso teen da Netflix, muito menos que o streaming tenha recebido tantos apelos para produzir uma sequência. Afinal, além de carismático, o fim do longa é a deixa perfeita para uma continuação, certo? Bem, não necessariamente.

Por mais que o final realmente dê brecha para revisitar a vida de Ellie, Paul e Aster em algum momento no futuro, seja depois de dois, dez ou 20 anos, isso não significa que a história tenha lacunas a serem preenchidas. Claro, um novo filme poderia explorar mais as relações familiares do trio, assim como abordar a importância da religião na vida de Aster, para citar alguns elementos que não tiveram tanto desenvolvimento em Você Nem Imagina. Mas, convenhamos, não é por isso que os fãs pedem uma sequência.

A verdade é que queremos - sim, eu me incluo nessa - que Ellie e Aster fiquem juntas e sejam felizes. No entanto, sem que exista uma história bem pensada que justifique o reencontro, propor que elas tenham um relacionamento ou apenas se esbarrem sem querer pode ter um resultado decepcionante. Porque, no fundo, dar uma resposta definitiva de como seria a história de amor delas pode quebrar justamente o encanto do primeiro filme, que usou o triângulo amoroso para levá-las também a uma jornada de autodescobrimento.

Continuar a história é, portanto, arriscado. Se a diretora e roteirista Alice Wu conseguir pensar em uma trama plausível e satisfatória, perfeito. Caso contrário, o melhor é realmente parar no primeiro filme. Nesse cenário, podemos nos contentar que os três sempre terão gratidão uns pelos outros pela importância deste período em suas vidas. E nós, enquanto público, sempre poderemos retornar a Você Nem Imagina para sentir aquele quentinho no coração de novo.

Aceitar o fim é difícil, independentemente do que seja. Mas, como no filme, este pode ser também um recomeço. Que o sucesso de Você Nem Imagina possa servir de exemplo para elevar a qualidade de outras produções da Netflix, além de abrir portas para novas tramas centradas em personagens que nem sempre ganham os holofotes.

Você Nem Imagina está disponível na Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.