Sabrina | Especial natalino é um filler pra matar a saudade dos Spellmans

Créditos da imagem: O Mundo Sombrio de Sabrina/Dean Buscher/Netflix/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Sabrina | Especial natalino é um filler pra matar a saudade dos Spellmans

Capítulo extra traz contos isolados e dá pistas para a segunda temporada

Arthur Eloi
14.12.2018
20h08

O Mundo Sombrio de Sabrina foi uma agradável surpresa no fim de 2018. Agora, pouco antes da conclusão do ano, o seriado da Netflix retorna com um conto natalino sombrio, brincando com as festividades no mundo das bruxas e abrindo as portas para a segunda temporada.

[Cuidado! Spoilers da primeira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina abaixo]

Tendo passado a quase-destruição de Greendale e os vários problemas pessoais de Sabrina (Kiernan Shipka), o especial traz a família Spellman reunida para o Solstício de Inverno. Por mais que seja uma época de celebrações, as bruxas precisam ficar atentas pois é o momento onde as barreiras entre os planos humanos e sobrenaturais ficam cada vez mais inseguras. Quando a sra. Wardwell (Michelle Gomez) anula a defesa da casa, elas precisam lidar com a chegada de uma poderosa inimiga.

Estruturalmente é muito parecido com o ótimo episódio "Dreams in a Witch House", em que a família torna-se refém de uma bruxa dos sonhos. Aqui, ao invés disso, há uma presença sobrenatural que os atormenta antes de revelar suas verdadeiras intenções. Paralelamente, Susie (Lachlan Watson) arranja um emprego de assistente do Papai Noel da cidade - apenas para descobrir que ele é um demônio que rapta crianças e as transforma em cera.

Nenhuma das histórias é realmente aprofundada, e elas não se cruzam de maneira convincente ou interessante. Mesmo assim, o capítulo não parece muito preocupado em avançar a mitologia da série - mas, mesmo assim, a trama funciona. Ao longo da primeira temporada, Sabrina já deixou claro que consegue extrair diversão de episódios isolados pela força que dos seus personagens. Ver a garota, Zelda (Miranda Otto), Hilda (Lucy Davis) e Ambrose (Chance Perdomo) novamente reunidos - e em desventuras - segura facilmente a atenção durante os 55 minutos, que soam como uma cena pós-créditos do seriado.

E quanto ao segundo ano? Afinal, a série não terminou com bons ganchos para sua já-anunciada continuação. O especial não corrige isso, mas dá alguns elementos que podem entrar em jogo no futuro, como a bruxa Gryla (Heather Doerksen), o destino da bebê Leticia (que não tinha nome no finale) e algumas figuras demoníacas que devem ser apresentadas no futuro.

O especial festivo de Sabrina é um bom episódio isolado, que serve como lembrete do quão bem o seriado trabalhou suas personagens. Não é nenhuma peça fundamental para os fãs, e sim um grande filler, mas um que sacia a vontade de ver histórias inéditas até a estreia do novo ano.

A primeira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina já está disponível na Netflix. Já a segunda temporada chega apenas em 5 de abril de 2019.