[Atenção: este post contém spoilers do final de Manual de Assassinato Para Boas Garotas e do enredo da sequência]
Manual de Assassinato Para Boas Garotas pode ainda não ter confirmado uma segunda temporada para sua série, mas, se você também ficou apaixonado pela história de Pip Fitz-Amobi (Emma Myers) e quer saber o que acontece no futuro dela, pode ficar tranquilo, porque Holly Jackson escreveu uma sequência para o livro que inspirou a produção.
Em Boa Garota, Segredo Mortal, obra lançada em 2020, acompanhamos Pip um ano depois do desfecho do caso do assassinato de Andie Bell (India Lillie Davies) e Sal Singh (Rahul Pattni). Os condenados já estão na prisão, mas ela ainda está incomodada com uma pessoa que não pagou por seus crimes: Max Hastings (Henry Ashton). Além de ter estuprado Becca Bell (Carla Woodcock), o jovem também foi responsável por abusar de várias outras meninas e começa a história sendo julgado por isso em um tribunal.
- [Crítica] Manual de Assassinato captura essência do livro, mas não se sustenta sozinha
- Manual de Assassinato Para Boas Garotas | Livro vs. série - o que mudou?
Pip não pode acompanhar todos os dias de julgamento, mas manda Ravi (Zain Iqbal) em seu lugar, que faz descrições detalhadas sobre tudo o que está acontecendo. A garota quer isso para satisfação própria, mas também para manter seus ouvintes atualizados. Pois é, depois de tudo o que aconteceu, ela decidiu criar um podcast para contar para as pessoas, com suas próprias palavras, como chegou a cada revelação em sua investigação.
Surpreendentemente ou não, o podcast – chamado de Manual de Assassinato Para Boas Garotas – começa a fazer muito sucesso e ela até vira notícia em sites e jornais com o lançamento de cada episódio. Pip, no entanto, faz uma promessa a si mesma: assim que o último capítulo do podcast for ao ar, ela vai parar de vez com essa história de ser detetive.
Até que Jamie Reynolds, irmão de seu amigo Connor (Jude Morgan-Collie), é dado como desaparecido por sua família. Por ele já ser adulto e ter um histórico de sumiços, a polícia não leva a denúncia a sério, o que faz com que Connor e sua mãe decidam pedir ajuda a Pip. A garota fica relutante a princípio, mas acaba aceitando o caso.
Desta vez, no entanto, ela se aproveita de seu próprio sucesso para conseguir ajuda. Pip começa a postar os episódios da nova temporada em tempo real, assim, caso alguém descubra algo a partir disso, pode falar diretamente com ela. É bem útil, por exemplo, quando ela descobre que Jamie foi a uma ‘Festa do Apocalipse’ na noite de seu desaparecimento. Ela, então, pede para que todo mundo que estava lá envie fotos que tirou durante a noite.
Na investigação, Pip descobre que Jamie tinha uma relação ruim com o pai e era apaixonado por Nat da Silva (Jessica Webber), que agora tem um namorado, Luke - que não parece nada confiável. Ela também descobre que ele havia sido demitido da empresa de sua mãe por tentar usar o cartão de crédito da companhia para benefício próprio.
Tudo fica ainda mais suspeito quando Pip descobre que Jamie havia conversado com Luke pouco antes de seu desaparecimento e mencionado o nome Brunswick. Pip vai atrás e descobre um serial killer dos anos 1990. Na época, um homem chamado Scott Brunswick cometeu sete assassinatos em um intervalo de 13 meses. Ele acabou sendo preso e a investigação revelou que Brunswick usava seu próprio filho de 10 anos para atrair as vítimas - todas adolescentes.
O menino é inocentado e o Tribunal o ajuda a criar uma nova identidade e estabelecer uma vida em outro lugar para que ele não seja julgado pelos erros do pai. E para onde ele foi enviado? Justamente para Little Kilton, cidade de Pip.
Qual é a conclusão do caso?
A investigação mostra que Jamie foi enganado em um relacionamento na internet. Ele acreditava estar apaixonado por uma garota chamada Layla Mead, que, na verdade, se revela como o novo vizinho de Pip, Charlie Green.
Charlie era irmão da última vítima de Scott Brunswick e passou 19 anos querendo se vingar. Ele estava pronto para assassinar o filho de Brunswick assim que descobrisse sua identidade. Para isso, então, ele criou um perfil falso em sites de relacionamento online e buscou homens que teriam a mesma idade de Brunswick.
Inicialmente, ele acreditava que essa pessoa poderia ser Jamie, mas depois descobre que o menino mentiu a própria idade. No entanto, nessa altura, Jamie já estava completamente apaixonado por “Layla” e disposto a fazer qualquer coisa que ela pedisse. É aí que Charlie tem a ideia de fazer com que Jamie cometesse o assassinato por ele.
Ele envia dois homens (com quem ‘Layla’ também estava conversando) ao encontro de Jamie e orienta que o rapaz mate aquele que reagir ao nome “Brunswick”. Quem reage é Stanley Forbes, jornalista local que Pip havia conhecido no ano anterior. Jamie tenta atingi-lo, mas Stanley o golpeia antes, sem entender o que estava acontecendo.
É Stanley, então, quem abriga Jamie durante todo esse tempo. Os dois conversam e descobrem que estavam sendo enganados pela mesma mulher. A partir daí, eles bolam um plano para tentar expor a identidade de ‘Layla’.
Na cena final, Pip consegue marcar um encontro com Stanley em uma fazenda e, lá, finalmente encontra Jamie. No entanto, ela é seguida por Charlie, que atira no jornalista, matando-o na hora. A polícia chega pouco tempo depois, mas é tarde demais e Charlie já fugiu.
A história acaba com o enterro de Stanley, e Charlie ainda foragido. Já Pip se sente impotente por não ter conseguido impedir a morte de Stanley e também porque Max acaba inocentado no caso de estupro.
A primeira temporada de Manual de Assassinato Para Boas Garotas está completa na Netflix.