Thomas Ian Griffith como Terry Silver em Karatê Kid 3 - O Desafio Final

Créditos da imagem: Karatê Kid 3 - O Desafio Final/Divulgação

Netflix

Artigo

Cobra Kai | Como a 4ª temporada resgatará vilão clássico da trilogia

Conclusão do terceiro ano indica um retorno problemático para a vida de Daniel LaRusso

Arthur Eloi
05.01.2021
12h11

[Cuidado! Spoilers da 3ª temporada de Cobra Kai abaixo]

A terceira temporada de Cobra Kai acaba em verdadeira catarse ao mostrar Daniel (Ralph Macchio) e Johnny (William Zabka), rivais há mais de três décadas, enfim juntando forças para combater o dojo de Kreese (Martin Kove). Mas a euforia pode acabar ofuscando uma rápida cena, que mostra o impiedoso sensei ligando para um velho amigo. Os fãs de Karatê Kid 3 - O Desafio Final (1989) sabem muito bem de quem se trata: Terry Silver, o vilão vivido por Thomas Ian Griffith no filme clássico.

Quando Karatê Kid 3 chegou aos cinemas, sua recepção não foi das melhores. Porém, em meio a um longa meio bagunçado, Silver se destacava pelo enorme sadismo. Ex-militar, é visível que o personagem tem bastante carinho por John Kreese, que foi seu capitão na Guerra do Vietnã. Quando o colega é humilhado por Daniel-san e o Sr. Miyagi (Pat Morita), ao ponto de passar meses sem nenhum aluno na Cobra Kai, Terry rapidamente assume a tarefa de vingar Kreese e fazer os protagonistas sofrerem o máximo o possível no processo.

A trama do clássico mostra Terry se aproximando de Daniel como amigo, e se aproveitando de uma ruptura entre o garoto e Miyagi, que não quer treiná-lo para mais um torneio de karatê. Silver se oferece como sensei, mas seus métodos são muito mais sanguinários, com ataques brutais e ilegais nos campeonatos, que buscam cultivar toda a raiva e frustração do jovem rumo à autodestruição. Muito bem de vida - é milionário e presidente de uma empresa - e altamente capacitado na luta corpo a corpo, Terry não tem consideração nenhuma pela vida humana, tornando-se até mais violento que o próprio Kreese.

Com Cobra Kai cada vez mais brutal e exagerada, é a hora perfeita para o retorno de Terry, que pode representar uma ameaça real a Daniel e Johnny. Sua aparição também não seria gratuita: ao longo dos vários flashbacks de Kreese no Vietnã, é possível ver Silver no mesmo pelotão que o vilão. No caso, durante seus dias no exército, ele era chamado de Twig (e interpretado por Nick Marini). O finale da terceira temporada chega até a mostrar a dívida que Terry tem com Kreese por ter sido salvo de um confronto mortal pelo colega, e seu juramento de estar sempre ali quando necessário.

Seguindo a tradição do seriado, Thomas Ian Griffith inclusive pode retornar ao papel. Além de Karatê Kid 3, o ator também participou ao longo dos anos de obras como Triplo X (2002) e One Tree Hill, mas recentemente passou para os bastidores, assinando o roteiro da série Grimm. Griffith ainda não se pronunciou sobre participar do programa, mas, no Twitter, compartilhou uma arte de um fã imaginando como seria Terry Silver depois de três décadas.

Não há detalhes sobre a trama da quarta temporada de Cobra Kai, que será a primeira produzida pela Netflix. Os novos episódios inéditos seguem sem previsão de estreia, mas as três temporadas já estão no catálogo do streaming.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.