Renato Russo canta Tempo Perdido

Créditos da imagem: YouTube/Reprodução

Música

Lista

Renato Russo | Conheça 10 curiosidades sobre o vocalista do Legião Urbana

20 anos após sua morte, cantor ainda é um dos principais artistas da música brasilera

Jacídio Junior
11.10.2021
12h54

Renato Russo morreu em 11 de outubro de 1996, em decorrência de complicações causadas pelo vírus HIV. Agora, 20 anos após sua morte, Russo ainda é reconhecido como um dos artistas nacionais de maior expressão dos últimos tempos, graças a suas composições com grande apelo entre os jovens.

Para relembrar um pouco do trabalho de um dos principais artistas da música brasileira, separamos algumas curiosidades sobre o artista e sua banda.

A inspiração para o nome Renato Russo

None

O nome de batismo de Renato Russo era Renato Manfredini Júnior. O sobrenome, Russo, foi inspirado nos filósofos Jean-Jacques Rousseau, Bertrand Russel, e também no cineasta Ken Russel.

A doença não parou o compositor

None

Mesmo após receber o diagnóstico de HIV positivo em 1989, Renato Russo continuou suas atribuições como vocalista da Legião Urbana por mais sete anos.

Russo viu o lançamento do último álbum da banda

None

O último álbum da Legião Urbana foi A Tempestade Ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996. O disco chegou às lojas menos de um mês antes da morte de Renato Russo.

Conquistando novos fãs

None

Mesmo com o fim do grupo, a Legião Urbana ainda é a terceira banda do catálogo da gravadora EMI que mais vende discos no mundo. A banda vende, em média, 250 mil cópias por ano.

Brasília, nunca mais

None

A Legião Urbana, depois de um show cheio de problemas, em Brasília, prometeu nunca mais se apresentar na cidade. E nunca mais retornou.

Momentos difíceis eternizados em música

None

Sobre a música "Índios", pessoas que conheceram Renato afirmam que ela foi escrita após o músico ter cortado os pulsos em uma tentativa de suicídio.

Discos simultâneos

None

O sétimo e o oitavo disco da Legião Urbana – A Tempestade e Uma Outra Estação – foram gravados ao mesmo tempo, em um período de seis meses, entre janeiro e junho de 1996.

Embrião do rock de Brasília

None

A Legião Urbana surgiu após Renato Russo se desentender com companheiros de outra banda, a Aborto Elétrico. Dessa quebra, além da Legião, também surgiu o Capital Inicial.

Trovador Solitário

None

Renato Russo, antes de formar a Legião, se apresentou sozinho em bares de Brasília, e utilizava a alcunha de Trovador Solitário.

Entre as bandas que mais venderam discos no Brasil

None

A Legião Urbana é a 11ª colocada na lista de artistas brasileiros que mais venderam discos na história, com mais de 25 milhões de cópias.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.