The Weeknd

Créditos da imagem: Divulgação

Música

Lista

The Weeknd, Ghost e mais: os lançamentos musicais imperdíveis de janeiro

Primeiro mês do ano também contou com Aurora, Father John Misty e mais

31.01.2022, às 16H24.

2022 começou com um mês recheado de grandes lançamentos musicais, que vão desde mestres do pop atual - como The Weeknd e Anitta - até destaques do rock pesado, representados em janeiro por singles de retorno de Korn e Ghost. Para ajudar o fã de música a não se perder com tanta coisa boa, selecionamos abaixo alguns dos lançamentos musicais de janeiro que você não pode deixar de ouvir:

“Less Than Zero” - The Weeknd

O disco Dawn FM provou mais uma vez que The Weeknd é uma das forças mais formidáveis do pop e do R&B ocidentais atualmente. O álbum está cheio de pérolas e experimentações musicais, passeando por referências que vão de John Carpenter ao city pop japonês, e cada ouvinte provavelmente vai ter uma preferida diferente - mas a minha é sem dúvida "Less Than Zero", uma balada synthrock oitentista que deixaria o The Pretenders orgulhoso. Ouça a faixa acima, confira o disco completo aqui, e leia nossa crítica também.

“Sooner or Later” - Years & Years

Olly Alexander deu o pontapé na sua investida solo com o Years and Years em Night Call, o primeiro álbum depois da saída do baixista Mikey Goldsworthy e do tecladista Emre Türkmen, em março de 2021. Apostando em um pop dançante sobre romances efêmeros, sugeridos já no título do disco, Alexander entrega alguns bons hits, a exemplo da chiclete "Sooner or Later"; ouça o álbum completo aqui.

"Watercolor Eyes" - Lana Del Rey

Uma das cantoras mais prolíficas de sua geração, Lana Del Rey já retornou com novo single pouco mais de três meses depois de seu último (e ótimo) álbum, Blue Banisters. Para a trilha sonora de Euphoria, Lana compôs "Watercolor Eyes", uma de suas melodias mais simples e imediatas, retornando a um dos temas que ela mais sabe e adora escrever: homens chatos. 

“Youth is Lost” - MØ

A dinamarquesa voltou a lançar álbum após 4 anos com o excelente Motordrome, uma coleção climática de hinos pop à flor da pele. Embora não tenha a batida mais alucinante do álbum (o single “Live to Survive” leva essa) ou a melodia mais bonita dele (“Goosebumps”), “Youth is Lost” hipnotiza o ouvinte com seus sintetizadores graves e sua letra sombriamente evocativa: “A juventude está perdida, a vida é uma precipitação/ Me beije aqui em meio aos dentes-de-leão/Você é meu único e verdadeiro crush”. Confira o disco completo.

“Funny Girl” - Father John Misty

Josh Tillman deu uma prévia do seu novo álbum, Chloë and the Next 20th Century, com o lançamento do single "Funny Girl", e se a faixa pode ser um indício de qualquer coisa é que o cantor e compositor parece ter em mãos um projeto, no mínimo, interessante. Evocando a aura da Hollywood clássica, a música narra com esperteza a admiração e, ironicamente, uma competição do eu lírico de Father John Misty com uma musa; saiba mais sobre o disco.

“Lunatic” - Moon Byul

A rapper do Mamamoo entregou pop dançante com um sabor todo particular em "Lunatic", single principal do álbum solo 6equence- ouça e tente não cair de amores pela estrutura excêntrica da música, ou pelo “lu-lu na-na-na lu-na-tic” do refrão. Quem conferir o álbum completo, no entanto, vai se surpreender com Byul deixando a pista de dança de lado pelo foco nas letras e nas experimentações musicais, seja com a nostálgica “G999”, a lânguida (e ousadamente sáfica) “Shutdown” ou a melancólica “Ddu Ddu Ddu”.

“Change the Show” - Miles Kane

A faixa-título do novo álbum de Miles Kane, o quarto da sua carreira solo, é uma ótima pedida para os fãs de indie, principalmente os mais saudosistas. Aqui, a falta de rumo e a vontade de seguir em frente da letra ganharam uma melodia otimista e confortável o suficiente para gerar identificação, mas não necessariamente crises existenciais.

"Love It When You Hate Me" (com blackbear) - Avril Lavigne

Mostrando que o espírito emo segue vivíssimo em 2022, Avril Lavigne nos presenteou com uma música que não ficaria nada deslocada se tivesse sido lançada lá em 2005 - o que está longe de ser um insulto. Refrão chiclete, angústia causada por amor e um daqueles bridges que todo fã de pop punk vai adorar, "Love It When You Hate Me" garantiu um ótimo começo de ano para emos do mundo todo.

“Feelin’ Like” - Pentagon

O baixo funkeado e o gancho irresistível que dão o pontapé inicial em “Feelin’ Like”, do Pentagon, anunciam: esta é mais uma daquelas canções de k-pop que, uma vez apertado o play, não vão sair da sua cabeça pelo resto do mês. O single é o bebê do integrante Kino, que escreveu a letra e ajudou a idealizar a coreografia matadora que vemos no clipe. Ao lado do colega Wooseok, ele também compôs a maior parte do ótimo novo disco do grupo, In:Vite U - confira completo aqui.

"Call Me Little Sunshine" - Ghost

Foi uma longa quarentena sem notícias do Ghost, mas 2022 começou bem para os fãs da banda sueca. Depois de figurar na trilha sonora de Halloween Kills no fim do ano passado, o Ghost ressurgiu com um hit instantâneo, e surpreendentemente sombrio e otimista na mesma medida. "Call Me Little Sunshine" veio no mesmo dia do anúncio do novo álbum - Impera - e o mundo rapidamente se tornou um lugar mais feliz.  

"Boys Don’t Cry" - Anitta

A promessa rock da Anitta veio com um pé forte no pop (claro) mas "Boys Don't Cry" inegavelmente revela a cantora em sua busca por uma nova sonoridade e um novo público. Com um clipe recheado de referências cinematográficas - que passam por Harry Potter Beetlejuice Titanic - o novo single é produzido pelo hit-maker Max Martin.

"I've Got a Feeling" - The Beatles

Com a chegada das gravações lendárias mostradas na série documental The Beatles: Get Back às plataformas digitais, por que não revisitar uma das mais ricas faixas dos Quatro Fabulosos em clima de lançamento? Entoada em dueto por Paul McCartney e John Lennon no topo do prédio da Apple, naquela que foi a última apresentação da maior banda de rock de todos os tempos, "I've Got a Feeling" é um retrato agridoce da genialidade combustiva dessa dupla única de compositores.

"Esta canção é um casamento apressado entre a minha própria 'I've Got a Feeling' e outra que John escreveu, chamada 'Everyone Had a Bad Year'. Uma das coisas mais empolgantes em compor com John era que ele frequentemente encarava as coisas de um outro ângulo. Eu dizia que a coisa estava cada vez melhor, e John rebatia que pior do que está não fica, imediatamente abrindo a canção", comenta o próprio McCartney na coleção Paul McCartney: As Letras (Editora Belas Letras, 2021). Icônico.

"Exist for Love" - AURORA

Lançada em 2020, a romântica e retrô "Exist for Love" só ganhou um álbum para chamar de seu neste mês de janeiro, com o lançamento de The Gods We Can Touch. Funcionando perfeitamente como um prelúdio para o que faria Billie Eilish um ano depois, em "Happier Than Ever", a música de AURORA traz a melancolia, a classe e a teatralidade das grandes baladas de amor dos anos 1930, 1940 e 1950.

Korn - "Forgotten"

Para encerrar os retornos de janeiro de 2022, o Korn também revelou o segundo single de seu 14º álbum, Requiem, que está prestes a ser lançado em 4 de fevereiro. "Forgotten" antecipa o primeiro disco do Korn desde 2019, em que a banda promete uma sonoridade parecida com a do início dos anos 2000. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.