Relembre a trajetória de Gugu Liberato no mundo da música

Créditos da imagem: Reprodução

Música

Lista

Relembre a trajetória de Gugu Liberato no mundo da música

Apresentador foi responsável por canções clássicas como “Pintinho Amarelinho” e “Baile dos Passarinhos”

Nicolaos Garófalo
23.11.2019
00h40
Atualizada em
23.11.2019
00h58
Atualizada em 23.11.2019 às 00h58

Um dos mais influentes apresentadores da televisão brasileira, Gugu Liberato, morto nesta sexta (22) aos 60 anos, deixa também um grande legado de músicas infantis que marcaram época, como “Pintinho Amarelinho”, de 1994, “A Dança da Galinha Azul”, de 1989, e “Baile dos Passarinhos”, seu primeiro compacto, de 1983.

Além disso, Gugu também lançou, entre 1989 e 1992, coletâneas de artistas que iam nos seus programas Viva a Noite e Bailão Sertanejo.

Relembre abaixo a carreira musical de Gugu:

Docinho Docinho/Vamos Sonhar (1983)

Capa de Docinho Docinho
Reprodução

Primeiro compacto de Gugu, o disco trazia as canções “Docinho, Docinho” e “Vamos Sonhar”, que eram apresentadas em seu programa de TV na época, o Viva a Noite.

Baile dos Passarinhos/Bugaloo Da-Da (1984)

Capa de Baile dos Passarinhos
Reprodução

Primeiro grande sucesso musical de Gugu, “Baile dos Passarinhos” se tornou um fenômeno por conta da coreografia que o apresentador fazia no encerramento de seus programas. A canção era padrão, traduzindo o sucesso na TV em venda de discos.

Fio Dental/Marcha da Bicharada (1985)

Capa de Fio Dental
Reprodução

Embora as músicas do terceiro compacto tenham tido menor sucesso e influência que “Baile dos Passarinhos”, as vendas ainda seguiram altas, graças à popularidade do apresentador, que no ano seguinte lançaria um disco completo.

Viva a Música (1986)

Capa de Viva a Música
Reprodução

Composto em sua maior parte de músicas internacionais traduzidas, Viva a Música trazia, mais uma vez, “Baile dos Passarinhos”, que continuava sendo apresentada ao final dos programas de Gugu e era impulsionou as vendas do disco.

A Dança da Galinha Azul/Pega o Meu Peru (1989)

Capa de A Dança da Galinha Azul/Pega o Meu Peru (1989)
Reprodução

Mais um compacto de sucessos de Gugu, “A Dança da Galinha Azul”, que também começava a ser tocada em seu programa, e “Pega Meu Peru”, música de duplo sentido disfarçada com melodia infantil, algo comum na época.

Coletâneas Viva a Noite e Bailão Sertanejo (1989 – 1992)

Capas de Viva a Noite e Bailão Sertanejo
Reprodução

Entre 1989 e 1992, Gugu usou sua marca e a dos convidados de suas produções para alavancar as vendas de quatro coletâneas dos programas Viva a Noite e Bailão Sertanejo, com dois discos de cada atração sendo lançados.

Vem Dançar Comigo (1994)

Capa de Vem Dançar Comigo
Reprodução

Outro sucesso estrondoso de Gugu, Vem Dançar Comigo ficou conhecido não só por sua “capa 3D”, mas também por trazer a canção “Pintinho Amarelinho”, que marcou toda uma geração de crianças.

Parque do Gugu (1996)

Capa de Parque do Gugu
Reprodução

Para promover o lançamento de seu parque temático – que ficaria aberto até 2002 –, Gugu lançou um disco com participações especiais com Xuxa, Companhia do Pagode e Tiririca.

Gugu Cantando com Você (1998)

Capa de Gugu Cantando com Você
Reprodução

Primeiro disco totalmente infantil de Gugu, Cantando com Você traria mais uma vez “Baile dos Passarinhos”, música que se tornou sinônimo ao apresentador.

Gugu Para Crianças (2002)

Capa de Gugu Para Crianças
Reprodução

Último disco de Gugu, Gugu Para Crianças concorreu diretamente com a série Só Para Baixinhos da Xuxa. Assim como a então concorrente global, Gugu lançou um box de CD acompanhado de VHS.