Demi Lovato

Créditos da imagem: Demi Lovato/Reprodução

Música

Artigo

Demi Lovato | Como a cantora revelou seus problemas através da música

Último single, "Sober", confessou o fim da sobriedade

Julia Sabbaga
06.08.2018
16h50

Hoje, dia 6, os fãs de Demi Lovato respiraram um pouco mais aliviados, com a notícia de que a cantora recebeu alta do hospital e já está em reabilitação. Esta é a terceira vez que a ela passa pela clínica de tratamento – sendo que a primeira foi aos 18 anos, em 2010 – e entra em um histórico intenso da popstar com problemas de abuso de drogas, distúrbios alimentares e transtorno de bipolaridade. As duras questões se refletiram algumas vezes em suas músicas, mais obviamente em seu cortante último single, “Sober”. Recapitulando a carreira da cantora, selecionamos as músicas nas quais ela falou sobre seus problemas de saúde mais abertamente. Confira:

"Skyscraper"

Trecho: “Você pode tirar de mim tudo que eu tenho, pode quebrar tudo que eu sou, como se eu fosse feita de vidro, como se eu fosse feita de papel. Tente me derrubar, eu vou erguer do chão como um arranha-céu”

O single do álbum Unbroken, de 2011, não foi escrito por Demi Lovato, mas foi uma das músicas em que a cantora mais depositou seus sentimentos na performance. Segundo a própria cantora em uma entrevista a E! News [via MTV], ela explicou que a canção foi como um pedido de ajuda pouco antes de sua primeira passagem pela reabilitação: “Eu estava acabada, era só dor. Eu lembro de pensar ‘este é um pedido de ajuda’, porque eu não tinha falado com ninguém sobre meus problemas. Eu não tinha recebido a ajuda que precisava”.

Sobre o processo de gravação de "Skyscraper", Lovato revelou que gravou duas versões da música, antes e depois da reabilitação: “Não era a mesma coisa, então nós mantivemos a original. Foi simbólico, como uma música que eu gravei antes do tratamento, mas que carregava uma mensagem”.

Muito da emoção da música fica claro no clipe, onde Demi canta sozinha em um deserto, em uma performance comovente: “O vídeo foi como terapia para mim. Eu ficava chorando, estava muito envolvida emocionalmente. Muitos dos meus problemas estavam representados, meus vícios, distúrbios alimentares e auto-mutilação”.

"Warrior"

Trecho: “Existe uma parte de mim que eu não consigo recuperar, uma pequena garota que cresceu rápido demais. Tudo que precisou foi uma vez, eu nunca mais serei a mesma, eu estou pegando minha vida de volta hoje”.

"Warrior" foi lançado no quarto álbum da Demi Lovato, Demi, e conversando com a Billboard sobre a faixa, a cantora explicou como ela teve um processo de composição peculiar: “Esta foi, provavelmente, a música mais difícil e mais fácil de escrever álbum. Eu estava escrevendo sobre experiências pessoais, e é o tipo de coisa que não dá para encaixar em uma música só. Não dá para depositar todas as emoções em uma música só. Foi muito difícil de escrever porque eu estava o mais vulnerável possível, e não dá para colocar isto em três ou quatro minutos. Mas era a música mais fácil porque, ao mesmo tempo, era algo que eu queria dizer. Como eu digo na primeira frase, ‘esta é uma história que eu nunca contei, eu tenho que tirar este peso de mim’. Eu queria só me abrir”.

Ela ainda diz que não gosta de ouvir a música na frente dos outros: “Eu me sinto muito vulnerável, quase como nua quando outras pessoas ouvem”.

"Dont Do It For Me Anymore"

Trecho: “Dinheiro não pagará por seus problemas, você tem que conserta-los você mesma, vícios e piedade não resolverão, pare de se sentir mal por você mesma”.

Quando lançada no álbum de 2017, Tell Me You Love Me, "Don’t Do It For Me Anymore" foi entendida como uma música de término de namoro, o que não é difícil de presumir. No entanto, teorias de fãs começaram a surgir discutindo a possibilidade de Demi estar se referindo a ela mesma, até que a própria revelou à Billboard: “Para algumas pessoas, esta música é sobre o fim de uma relação, mas para mim, é uma carta de despedida para a minha versão antiga, para o meu comportamento destrutivo. É uma música profundamente pessoal”.

"Sober"

Trecho: “Mãe, me desculpe, eu não estou mais sóbria, e pai, por favor me perdoe pelas bebidas caídas no chão. Aos que nunca me deixaram, nós já passamos por isso antes, me desculpem, eu não estou mais sóbria”.

O ultimo single lançado por Demi Lovato antes da reabilitação foi "Sober", considerada como uma das suas letras mais sinceras e comoventes da carreira. A faixa, onde a cantora detalha o fim da sobriedade e confessa que voltou a usar substâncias, foi mais arrebatadora por ter sido lançada menos de um ano depois de Simply Complicated, o documentário de YouTube onde a cantora se mostra saudável e feliz. A recaída aconteceu, reportadamente, após seis anos de sobriedade.

A música foi revelada de surpresa no Instagram de Demi, em junho, com uma legenda muito simples: “minha verdade”. Sua internação por overdose aconteceu pouco mais de um mês depois.

Segundo a TMZ, Demi Lovato já está em reabilitação, após ter recebido alta do hospital no último sábado, dia 4. Em sua primeira declaração aos fãs desde a internação (leia aqui), a cantora já deu sinais de recuperação e fez a promessa: "eu continuarei lutando".