Imagem promocional do Happy Burstday, do Seventeen (Reprodução)

Créditos da imagem: Imagem promocional do Happy Burstday, do Seventeen (Reprodução)

Música

Crítica

Seventeen comemora 10 anos com álbum simpático - mesmo que um pouco cansado

Há certa medida de previsibilidade no Happy Burstday, mas é fácil perdoar o grupo por isso

Omelete
4 min de leitura
27.05.2025, às 15H27.

Não dá para dizer que há muitas surpresas no Happy Burstday, quinto disco completo da carreira do Seventeen. Lançado para comemorar os dez anos desde a estreia do grupo de k-pop - com o EP 17 Carat, em maio de 2015 -, o álbum entende o espírito de celebração justamente como desculpa para trafegar em ideias e sonoridades que consagraram a sua trajetória, numa tentativa de atualizá-las para o contexto da maturidade dos integrantes. E não é uma compreensão injusta do conceito, inclusive, mas é interessante observar que o Happy Burstday também chega em um momento de certa estagnação criativa para o grupo - embora as vendas sigam mais saudáveis do que nunca, na Coreia e no mundo -, que tem aparecido, a cada comeback, mais asfixiado pelas expectativas depositadas nele.

É claro que ficou para trás o Seventeen jovial e brincalhão de “Left & Right” e “Very Nice”, dois dos maiores hits do grupo na primeira metade da carreira, mas parece que nos últimos anos o integrante Woozi - principal compositor e produtor do grupo desde o começo de sua trajetória - está se debatendo para encontrar um caminho sofisticado ou assertivo o bastante para o seguimento do grupo. Para o seu crédito, ele normalmente encontra o caminho nos singles de cada álbum, como acontece aqui com o eletro deliciosamente sujo de “THUNDER”. Comprometido com um assobio estridente, um refrão que é pura embromação (“Alo, alo, T-H-U-N-D-E-R”), e um tom de atrevimento que se mantém mesmo enquanto os vocais se revezam entre os 13 integrantes do grupo, a canção promete um Happy Burstday clubber que nunca se materializa.

Falando francamente, parte da asfixia experimentada pelo Seventeen talvez tenha a ver mesmo com a confiança quase irrestrita em Woozi. Apesar de talentoso e apaixonado pelo seu ofício, o rapaz claramente foi empurrado pelo ritmo alucinante de uma carreira no k-pop para um tipo de produtividade que nenhum compositor pop seria capaz de replicar sem cair na mesma anestesia criativa. Aqui, enquanto ele aparece de novo como letrista e produtor da maioria das faixas, é fácil identificar as exceções - como o synthpop etéreo “Skyfall” (solo de The8, escrito por ele, Vernon e Robb Roy) e o pop rock enérgico “Shining Star” (solo de Vernon, em que ele repete a parceria com Roy) -, porque elas são também as canções mais elásticas do disco.

Uma vez que o disco mergulha no pique de dar a cada um dos integrantes o seu solo, outro gimmick utilizado para marcar os 10 anos do grupo, vão inclusive aparecendo composições bastante engessadas. Quando aborda a música eletrônica a partir de tons de sintetizador mais mudos, tentando evocar uma suavidade que não é sua, Woozi sai com a esquecível “Fortunate Change” (solo de Joshua), enquanto deixa o pobre Jeonghan com a balada mais curta e burocrática do disco, “Coincidence”. O próprio solo do integrante, intitulado “Destiny” (em uma escolha emblemática, Woozi prefere deixar a composição de sua própria música nas mãos do parceiro criativo Bumzu), é mais forte como número meloso da vez, embora não se encaixe nem um pouco no tom esganiçado do seu vocalista.

Boa mesmo é “Raindrops”, em que o vocalista Seungkwan toma conta também da composição, e mostra saber se inserir exatamente no tipo de número acústico com toques de soul que favorece sua voz impressionantemente elástica. Ou ainda “Happy Virus”, em que o cantor DK é creditado como co-compositor de Woozi, injetando no be-a-bá pop do colega de grupo algo descontraído e contagiante que lhe tem faltado. Como qualquer álbum pop, enfim, o Happy Burstday é melhor quando está nas mãos de artistas que o guiam para uma direção que faz sentido para se expressarem dentro do território que lhe foi designado na indústria. E é quando estão sozinhos, falando por si mesmos, que eles parecem melhores do que falando em conjunto, sob a batuta de Woozi.

O que isso significa para o Seventeen, cuja sobrevivência como grupo no k-pop, após essa marca dos 10 anos e cercados de competidores mais jovens e mais dispostos, é menos garantida do que nunca? Bom, isso é conversa para outra hora. Por enquanto, os fãs ganham um disco que, pelo menos, é mais simpático do que a média.

Nota do Crítico
Bom

Happy Burstday

Seventeen

Ano: 2025

Produção: Vindver, Babe Truth, IOAH, BuildingOwner, Park Ki-tae, Virgin Kim, Park Se-jun, Pdogg, GHSTLOOP, El Capitxn, Bumzu, Woozi, Pharrell Williams, Mike Larson, Timbaland, Nicolkeem, Ohway!, Numbernine, Vendors, Shin Seung-ik

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.