Beatles | 18 vezes em que a cultura pop homenageou a capa de Abbey Road

Créditos da imagem: Divulgação/EMI

Música

Lista

Beatles | 18 vezes em que a cultura pop homenageou a capa de Abbey Road

Icônico álbum do grupo foi lançado há 50 anos

Gabriel Avila
26.09.2019
14h00

Há 50 anos foi lançado Abbey Road, o 11º álbum dos Beatles. Em agosto de 1969, o fotógrafo Iain MacMillan realizou uma sessão de fotos e a mais famosa delas, que mostra George Harrison, Paul McCartney, Ringo Starr e John Lennon atravessando uma rua em Londres, se tornou a capa do disco.

Reconhecido como uma das melhores obras do quarteto, Abbey Road foi difundido pela cultura pop não só por reunir grandes canções como “Come Together”, “Something” e “Here Comes the Sun”, mas também graças a sua simples, mas icônica capa que foi recriada diversas vezes.

Confira abaixo 18 homenagens à capa de Abbey Road:

Turma da Mônica

Divulgação/MSP;Reprodução/MSP

A Turma da Mônica homenageou a capa do Abbey Road em diversas oportunidades. Uma das mais famosas é a arte de Zé Marcio em que o quarteto atravessa a rua com o próprio Mauricio de Sousa ao fundo encostado no fusca. A turminha também recriou a pose clássica na história “Os Bítous no Parque”, em que o Fab Four visita o Parque da Mônica.

Turma do Penadinho

Reprodução/MSP

A Turma do Penadinho também recriou a capa do disco. O tributo acontece na história “Paul is Dead”, em que jornalistas vão ao cemitério onde moram os personagens em busca de pistas a respeito da morte de “Paul Macarta". A trama é uma piada com a teoria de que Paul McCartney, o baixista dos Beatles, teria morrido e sido substituído - hipótese gerada com base na capa de Abbey Road, em que o músico aparece de olhos fechados e descalço como se enterram os mortos na Inglaterra.

MSP 50

Reprodução/MSP

Para celebrar os 50 anos da carreira de Mauricio de Sousa, a Panini lançou MSP 50, uma coletânea de histórias da Turma por outros artistas. Na história “Muita coisa mudou…” de Daniel Brandão, Mônica e Magali se lembram de sua infância através de flashbacks. Em um deles, as garotas atravessam a rua com Cascão e Cebolinha ao melhor estilo Abbey Road.

Deadpool

Divulgação/Marvel

Em 2012, a Marvel reiniciou a numeração de todas as suas revistas e para celebrar o lançamento de novas #1, a editora publicou HQs com capas variantes. Em uma das versões de X-Men, ninguém menos do que o Deadpool atravessa uma rua destruída com versões zumbificadas dos Garotos de Liverpool.

Casamento do Deadpool

Reprodução/Marvel Comics

Wade Wilson voltou a homenagear a capa do disco durante seu casamento. Na edição 27 da revista Deadpool, o Mercenário Tagarela e seus padrinhos - Wolverine, Noturno, e o Agente Scott Adsit - atravessam a rua rumo ao local em que a celebração será realizada.

X-Men Unlimited

Divulgação/Marvel Comics

Os Mutantes também homenagearam a icônica capa de Abbey Road na edição #30 da revista X-Men Unlimited.

Gladiador Dourado

Divulgação/DC Comics

Em Booster Gold #6, o Gladiador Dourado deve voltar no tempo para salvar o Besouro Azul e para isso ele recorre a outras versões do herói. Momentos antes de entrar na máquina do tempo, Gladiador e os três Besouros recriam a icônica capa de Abbey Road. A história, que se chama “Meet the Beetles” (Conheça os Besouros em tradução livre), faz referência a “Meet the Beatles”, primeiro álbum do grupo lançado nos EUA.

As Aventuras de Tintim

Divulgação/Casterman

Nos quadrinhos de Hergé, Tintim é um jovem repórter que cruza o mundo em busca de aventuras ao lado de seu cachorro Milu. Não é de se estranhar então que a capa de Abbey Road seja recriada no volume em que o garoto vai parar em Londres.

My Little Pony

Divulgação/IDW

Em 2013, a IDW homenageou o clássico álbum dos Beatles na HQ My Little Pony - Friendship is Magic. A nona edição do quadrinho foi lançada com uma capa variante exclusiva para a San Diego Comic-Con que recria a icônica foto substituindo a banda por pôneis e Londres pela cidade de San Diego.

Os Simpsons

Divulgação/Rolling Stone

Os Simpsons se tornaram os Beatles para uma capa da revista Rolling Stone. A edição foi lançada em 2002, quando a série chegava a sua 14ª temporada.

Os Beatles de Springfield

Reprodução/Fox

Anos antes da famosa capa na Rolling Stone, a animação já havia prestado homenagem ao fab four durante um episódio da quinta temporada. Em “Homer's Barbershop Quartet”, Homer conta a seus filhos que chegou a integrar um bem-sucedido coral composto por Apu, Chefe Wiggum e Diretor Skinner. Enquanto relembra seus dias de glória, o patriarca dos Simpsons mostra alguns discos do grupo, entre eles “Bigger than Jesus”. O título (“Maiores que Jesus”) é uma referência à polêmica frase dita por John Lennon em 1966, quando afirmou que o grupo havia se tornado mais popular que Cristo. O episódio faz diversas paródias com a trajetória do grupo e teve participação de George Harrison, que dublou a si mesmo.

Madman

Divulgação/Dark Horse Comics

Madman acompanha Frank Einstein, um homem falecido em um acidente de carro que é trazido de volta a vida com superpoderes e passa a viver aventuras ao lado dos Atomics, ex-inimigos que se tornaram parceiros. Recheada de referências à cultura pop, a obra é uma HQ autoral de Mike Allred, autor responsável por Red Rocket 7, uma das maiores homenagens ao rock n’ roll dos quadrinhos. Unindo suas duas paixões, o quadrinista recriou a capa de Abbey Road para o número 12 de Madman.

A Turma do Archie

Divulgação/Archie Comics

A editora Archie Comics já utilizou diversas HQs para recriar a capa de Abbey Road. A homenagem vai desde a revista que dá nome à editora até Josie e as Gatinhas, revista que acompanha a primeira banda de rock feminina dos quadrinhos.

Quarteto Fantástico

Divulgação/Cynthia "Thea" Rodgers

A artista Cynthia "Thea" Rodgers imaginou o Quarteto Fantástico, a primeira família da Marvel, como os Beatles nessa homenagem que inclui até mesmo o Homem-Aranha ao fundo.

Asterix & Obelix

Reprodução/Dargaud

Na HQ O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro, é possível ver uma versão gaulesa dos Beatles, que atravessam não a Abbey Road, mas a “Via Romana”.

Sandman

Divulgação/Mike Allred;Divulgação/Tom Fowler

Mike Allred e Tom Fowler imaginaram como seria se os personagens de Sandman, a icônica HQ de Neil Gaiman, decidissem atravessar uma famosa rua da Inglaterra.

Os Caça-Fantasmas

Divulgação/IDW

Os Caça-Fantasmas já ganhou uma série de derivados em quadrinhos. Desde 1988, a franquia já passou várias editoras até chegar à IDW, que em 2008 relançou o título em uma nova série contínua que em seu segundo número recriou a capa do álbum com clássicos elementos do filme, como o Homem-Marshmallow.

Snoopy

Divulgação/Snoopy's Classiks On Toys

A turma de Peanuts estrelou Snoopy's Classiks On Toys, coletâneas musicais destinadas ao público infantil compostas por canções regravadas com instrumentos infantis. Dentre os volumes, que incluem canções de natal e jazz, há um álbum dedicado aos Beatles cuja capa, assinada pelo próprio Charles Schulz, presta homenagem a Abbey Road.