Matrix | Quem são Niobe e Sati? Relembre as 2 personagens destaque do teaser

Créditos da imagem: Jada Pinkett Smith e Priyanka Chopra no teaser de Matrix Resurrections (Reprodução/Montagem Omelete)

CCXP

Artigo

Matrix | Quem são Niobe e Sati? Relembre as 2 personagens destaque do teaser

Prévia mostrada na CCXP Worlds 21 trouxe primeiras falas das duas personagens da trilogia clássica

Omelete
4 min de leitura
05.12.2021, às 21H54

O teaser de Matrix Resurrections exibido hoje (5) na CCXP Worlds 21 trouxe vários momentos alucinantes - veja a descrição -, mas o destaque mesmo ficou por conta das primeiras aparições significativas de duas personagens da trilogia clássica: Niobe (Jada Pinkett Smith) e Sati (Priyanka Chopra).

Elas dividem a narração do teaser, com Niobe discursando sobre como a Matrix “bombardeia a mente com ruídos” e Sati falando sobre como “a escolha mais importante da vida de Neo” não está em suas mãos. Lá se vão 18 anos desde que as duas personagens apareceram pela última vez nos cinemas, em Matrix Revolutions (2003), então é oportuno relembrar: quem são essas duas, e qual é a história delas até agora?

Niobe

Jada Pinkett Smith como Niobe em cena de Matrix Revolutions (Reprodução)

Quando nos é apresentada em Reloaded, Niobe já chega com a aura de uma das principais líderes da resistência humana às Máquinas - e esta impressão está corretíssima, como ela demonstra durante o filme e sua continuação Revolutions.

Ela é capitã da Logos, uma das principais naves da frota de Zion, a maior cidade humana fora da Matrix, e a pilota mais habilidosa dentre os sobreviventes. Essa habilidade é provada no clímax de Revolutions, quando ela conduz uma outra nave, a mais pesada Mjolnir, através de túneis estreitos que nenhum humano tinha navegado antes.

Também vale lembrar que ela tem um passado romântico complicado com Morpheus (Laurence Fishburne). Os dois se afastaram depois que ele passou a se dedicar mais à procura do Escolhido, e grande parte do arco de Niobe em Reloaded e Revolutions tinha a ver com levá-la de uma posição de descrença a uma das principais apoiadoras de Neo.

O final do 3º filme, inclusive, dava a entender que o antigo romance com Morpheus ia ser reacendido - só que, nos anos entre Revolutions e Resurrections, o personagem de Fishburne foi morto por um hacker (evento mostrado no game The Matrix Online). O seu retorno com o visual envelhecido exibido no teaser traz a perspectiva interessante de, entre outras coisas, ver como Niobe lidou com essa perda.

Isso sem contar que ela também deve servir como a principal ligação entre o novo longa e a luta pela libertação de Zion, parte essencial dos filmes de 2003.

Sati

Tanveer K. Atwal como Sati em cena de Matrix Revolutions (Reprodução)

Há muito simbolismo envolvido na personagem de Sati e sua história em Revolutions, o único filme da trilogia original em que ela aparece. Sua primeira cena ocorre quando Neo está na estação de trem entre mundos onde o Merovíngio (Lambert Wilson) o prendeu - é onde o protagonista conhece também os pais de Sati, Rama-Kandra (Bernard White) e Kamala (Thaniri Mudaliar).

A família é toda composta por programas, ao invés de indivíduos de carne e osso. No entanto, Sati foi criada pelos pais como uma expressão do amor dos dois - o que é inaceitável dentro da Matrix, onde todos os programas precisam ter um propósito utilitário. Encarando o possível apagamento da própria filha, o casal fez um acordo com o Merovíngio, oferecendo seus serviços a ele para poder mantê-la na Matrix.

Por lá, ela ficou sob os cuidados da Oráculo (Mary Alice), que acreditava que Sati seria muito importante para o futuro das máquinas e dos humanos. Isso até o agente Smith (Hugo Weaving) chegar e “assimilá-la” como fez com o restante da Matrix. Assim como os outros programas, Sati só foi restituída à sua forma original após Neo derrotar o agente.

Os últimos momentos de Revolutions são, de fato, dedicados a ela, à Oráculo e ao Arquiteto (Helmut Bakaitis), e dão a entender que a menina já desenvolveu alguns poderes extraordinários, visto que Oráculo diz que o pôr-do-Sol que vemos ao horizonte foi “criado” por ela. A personagem ainda diz que Sati provavelmente verá Neo de novo no futuro.

A escalação de uma estrela como Priyanka Chopra no papel da Sati adulta indica que o papel dela em Resurrections será tão importante quanto o previsto pela Oráculo. A julgar por suas primeiras aparições nos trailer, ela vai servir como uma espécie de guia de Neo pela sua nova jornada - mas de que forma, ou usando quais poderes?

Essas e outras perguntas ficarão no ar até 22 de dezembro, quando Matrix Resurrections chega aos cinemas brasileiros.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.