What If...?

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

What If…? | Os principais easter eggs do segundo episódio da animação

“O Que Aconteceria Se…? T’Challa Fosse o Senhor das Estrelas” tem nave de Star Wars, armas icônicas do MCU e possível destino triste para personagem querido

Nico Garófalo
18.08.2021
13h58
Atualizada em
19.08.2021
09h34
Atualizada em 19.08.2021 às 09h34

Assim como seu antecessor - e a maior parte das produções do MCU -, o segundo episódio de What If…? contou com um prato cheio de easter eggs ao restante da franquia. Entre diálogos aparentemente vazios e sombras no plano de fundo, o capítulo conta com referências a Star Wars e à Linha do Tempo Sagrada mostrada nos filmes do Marvel Studios desde 2008.

Abaixo, você confere algumas das principais referências encontradas em “O Que Aconteceria Se…? T’Challa Fosse o Senhor das Estrelas” [obviamente, cuidado com spoilers]:

A lança deixa Wakanda

Quando T’Challa, ainda criança, se aventura pelos campos de Wakanda, ele decide deixar o reino para recuperar uma lança que acidentalmente passou pelo holograma de camuflagem que ocultava sua nação do restante do mundo. O curioso na cena é que o padrão hexagonal da barreira é o mesmo mostrado nos pontos de salto no hiperespaço durante viagens espaciais. Embora essa semelhança já seja antiga, aqui ela representa a saída de T’Challa de seu reino e o início de sua jornada para desvendar o universo.

Mandela

Em Guardiões da Galáxia, Peter Quill (Chris Pratt) batiza sua nave de Milano, em homenagem à atriz Alyssa Milano, por quem o futuro Senhor das Estrelas era apaixonado na adolescência. Nesta versão da história, T’Challa chama sua embarcação de Mandela, homenageando o ativista político e presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

Tarnax IV

Enquanto discutem os grandes golpes de T’Challa pela galáxia em um bar, Korath cita um assalto ao Banco Central de Tarnax IV. Acontece que o planeta mencionado é a capital do império skrull, espécie que precisa se refugiar em diferentes cantos do universo após tal mundo ser destruído. A fala de Korath dá a entender que, nessa versão do MCU, Tarnax IV segue intacta e os skrull talvez ainda o habitem.

Vale lembrar que, nos quadrinhos, a destruição de Tarnax IV, consumido por Galactus, é o que leva à Invasão Secreta, arco que mostra os skrulls assumindo a identidade de diferentes heróis e vilões da Marvel e que ganhará uma série no Disney+.

A família de Drax

Ainda na cena do bar, vemos Drax servindo bebidas para os presentes. Percebendo estar ao lado do lendário Senhor das Estrelas, o Destruidor pede uma foto para enviar para a filha e a esposa, salvas nesta realidade por T’Challa. No MCU, as duas não tiveram tanta sorte e suas mortes levaram Drax a buscar vingança e se juntar aos Guardiões da Galáxia.

Thanos jardineiro

Thanos sofreu grandes mudanças depois de conhecer T’Challa. Deixando seu plano inicial de causar o genocídio de metade do universo - algo que ele ainda considera eficaz -, o Titã (não tão) Louco se junta aos Saqueadores para redistribuir recursos de forma menos violenta. Assim como sua versão de Vingadores: Guerra Infinita, a mudança de seus objetivos acarreta também na criação de um novo hobby: jardinagem, o mesmo que Thanos adotou depois de se “aposentar” depois de seu infame estalo.

A coleção do Colecionador

Os “artefatos” mantidos pelo Colecionador em sua base encheram os olhos de fãs em Guardiões da Galáxia e não foi diferente em What If…?. Na animação, a coleção traz basicamente as mesmas peças que no filme, incluindo Howard o Pato, um elfo das trevas, o cachorro astronauta Cosmo, um kree e um skrull. O ser celestial, no entanto, cita duas outras espécies: os Gigantes de Gelo, inimigos de Asgard, e os kronianos, raça de pedras do adorado Korg.

Naves. Muitas naves.

A garagem do Colecionador é basicamente uma grande exposição de espaçonaves icônicas do MCU. Além da Milano, nave de Peter Quill nos filmes, e da embarcação de Wakanda levada por T’Challa, é possível ver um pod de batalha kree, a nave de festas do Grão-Mestre, uma nave da Tropa Nova, o veículo de exploração no Reino Quântico usado em Homem-Formiga e a Vespa e, para a alegria dos fãs, uma X-Wing, icônica nave da franquia Star Wars.

Ikaris (ou Superman?)

Quando o Colecionador prende T’Challa em uma de suas vitrines, ele questiona se o humano não consegue “voar ou soltar raios pelos olhos”. Enquanto a menção pode parecer referenciar Superman - já que nenhum personagem com essa combinação de poderes havia aparecido no MCU - o trailer final de Eternos pode ter batido o martelo na refêrencia. Lançado um dia após o capítulo de What If..?, a prévia mostrou o personagem de Ikaris (Richard Madden) utilizando exatamente estes dois poderes. 

Fauce de Ébano

Membro da Ordem Negra, o Fauce de Ébano foi um dos guerreiros de Thanos que invadiram a Terra com o Titã Louco em Vingadores: Guerra Infinita. Na ocasião, o vilão prendeu o Doutor Estranho e se mostrou animado com a possibilidade de dissecar e estudar o Mago Supremo. A curiosidade do Fauce continuou presente em What If…?, com ele dando um sorriso sádico quando o Colecionador permite a dissecação de T’Challa.

Kroniano tagarela

Aqui chegamos no momento relativamente triste de What If…?. Tentando escapar do Colecionador, T’Challa se depara com o vilão usando uma imensa luva de pedra. O chefão do crime intergalático revela então que tirou o “artefato” do corpo de um “kroniano tagarela”, o que já levou todos a pensarem no simpático Korg, o alienígena de pedra que ajuda Thor em Thor: Ragnarok e vive com o deus do trovão em Nova Asgard em Vingadores: Ultimato.

(Descanse em paz, Korg)

Armas poderosas

Além das várias naves, o Colecionador também acumulou armas de toda a galáxia em seu arsenal. Obviamente, os mais reconhecíveis são o escudo do Capitão América e Mjölnir, o martelo de Thor, e o elmo de Hela, mas estes itens vêm acompanhados da adaga de Malekith, vilão de Thor: Mundo Sombrio, e uma série de lâminas, sendo que uma delas parece muito ser uma das metades da arma que Thanos usou em Ultimato.

Dairy Queen

What If…? mostra Peter Quill por poucos segundos, mas isso foi o bastante para revelar que o personagem, mesmo em uma realidade paralela, segue ligado à história mostrada em Guardiões da Galáxia. O Senhor das Estrelas do MCU aparece trabalhando no Dairy Queen, restaurante de fast-food no qual seu pai, Ego, escondeu uma das sementes que o permitiria expandir seus poderes e sua consciência para outros planetas.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.