Os easter eggs e referências de Viúva Negra

Filmes

Lista

Os easter eggs e referências de Viúva Negra

Longa focado em Natasha Romanoff responde questões de longa data do MCU

Julia Sabbaga
09.07.2021
10h00

O filme da Natasha Romanoff finalmente está entre nós, e com o lançamento de Viúva Negra nos cinemas e no Disney+ chega também aquela hora tradicional: de recontar os easter eggs e referências que o Marvel Studios adora espalhar pelos seus filmes. No longa de estreia da Fase 4, finalmente falamos sobre Budapeste com todas as palavras, além de conferir exatamente de onde vem nossa espiã Vingadora.

Confira abaixo cada uma das referências de Viúva Negra, mas cuidado com spoilers:

American Pie

Nosso grupo de espiões se passa por uma família americana ouvindo, talvez, a música mais emblemática da sociedade americana, “American Pie”, de Don McLean. Com diversas interpretações possíveis, o hino dos anos 70 tem uma temática parecida com a música dos créditos, da qual falaremos em breve - sobre a perda de inocência de uma geração. O fato da família ouvir “American Pie” em sua despedida de Ohio pode demonstrar tanto um disfarce bem feito, quanto indicar o amor das duas filhas pela sua nova nação. 

Guardião Vermelho

Logo na separação da família, Alexei já demonstra a Dreykov o seu desejo de voltar à ação nas ruas novamente. Aqui, ele já exemplifica seu papel como o Guardião Vermelho. Criado por Roy Thomas e John Buscema, o pseudônimo de Alexi Shostakov é um agente da KGB (que nas HQs chegou a ser casado com Natasha Romanoff). Herói da União Soviética, o personagem simboliza um Capitão América Russo, algo que justifica todas as menções de Steve Rogers feitas pelo personagem durante o longa. 

Smells Like Teen Spirit

“Smells Like Teen Spirit”, clássico do Nirvana que ganhou uma repaginada por Malia J. para os créditos iniciais, também tem diversas interpretações, principalmente por sua letra enigmática. Considerando que a faixa do álbum Nevermind se tornou um hino para a juventude dos anos 90, entendida diversas vezes como um símbolo da confusão da adolescência, a escolha faz sentido para mostrar o crescimento de Natasha e Yelena distante de seus desejos individuais, jogadas no programa da Sala Vermelha. 

Treinamento na Sala Vermelha

Viúva Negra sacia o desejo dos fãs de ver o treinamento de Natasha na Rússia apenas em parte. Só vemos a sua passagem pelo programa de Viúvas Negras nos créditos iniciais, em relances que são quase tão duradouros quanto o que vimos anteriormente em Vingadores: Era de Ultron. De qualquer forma, o filme foca mais na questão coletiva do problema, mostrando diversas jovens sendo treinadas como espiãs fatais. 

O pós-Guerra Civil e o General Ross

Viúva Negra engata de verdade depois dos créditos iniciais, quando vemos a vida de Natasha imediatamente após os acontecimentos de Guerra Civil. Aqui, ela está sendo perseguida pelo General Ross - um William Hurt rejuvenescido digitalmente - por ter quebrado os Acordos de Sokovia. 

Tintura loira

O cabelo de Natasha está em constante mudança durante o MCU. Logo no início de Viúva Negra, a personagem é vista com uma tintura loira na mão, já indicando a sua mudança de visual em breve. Curiosamente, a personagem passa o filme inteiro com o cabelo natural, ruivo, escolhendo mudar de aparência apenas no fim e assumir o visual com o qual é vista em Vingadores: Guerra Infinita.

007 Contra o Foguete da Morte

Isolada e foragida, Natasha passa seu tempo vendo TV e comendo macarrão instantâneo, e em uma das poucas cenas em que vemos a personagem em um momento de tranquilidade ela demonstra seu amor por filmes de espionagem. Em seu trailer, a protagonista assiste a 007 Contra o Foguete da Morte e demonstra saber todas as falas de cor, talvez em uma referência a todo o clima de James Bond do filme. 

Os movimentos do Treinador

Como já havíamos conferido em todas as prévias, o Treinador é um vilão capaz de emular os movimentos de seu adversário. Mais do que isso, o personagem é basicamente um easter egg ambulante das táticas de luta dos Vingadores. No decorrer do longa, ele usa seu escudo similar ao do Capitão América, e revela ter garras semelhantes ao do Pantera Negra. Logo na primeira luta contra Natasha, na ponte, o Treinador já exibe seus movimentos bem parecidos aos da Viúva Negra. 

As flechas na parede e a explicação de Budapeste

Se tem uma resposta que os fãs queriam de Viúva Negra era a explicação do que aconteceu em Budapeste, evento mencionado por Natasha e Clint Barton em diversos momentos durante o MCU. Parte da resposta está na conversa da protagonista com sua irmã, Yelena, quando as duas se encontram na cidade da Hungria. Dando pontapé na conversa e já mencionando o Gavião Arqueiro, Yelena pergunta sobre que tipo de arma pode deixar marcas como as que estão na parede do apartamento em Budapeste: “flechas”, responde Natasha.  

Logo depois, Natasha explica que foi lá que realizou sua última missão antes de entrar na S.H.I.E.L.D: assassinar Dreykov. Como explicado por ela mesma, ela explodiu um prédio de cinco andares, assassinando tanto Dreykov quanto sua filha. E como vemos algumas mais cenas mais tarde, em um esconderijo no trem de Budapeste, Natasha e Clint passaram dias abrigados na plataforma.  

“Você está esquecendo da filha de Dreykov”

Yelena cita a filha de Dreykov e insiste pela explicação de Natasha, e é quando a nossa protagonista demonstra seu maior arrependimento do passado. A filha criança de Dreykov estava no prédio que explodiu, e Natasha descreve a lembrança de modo prático: “a filha de Dreykov foi dano colateral”. 

É importante ressaltar que a filha de Dreykov já havia sido mencionada uma vez no MCU, no primeiro Vingadores, quando Loki tenta cutucar Natasha pelos seus erros no passado: “A filha de Dreykov. São Paulo. O incêndio no hospital”, diz o Deus da Trapaça.

A pose da Natasha

O jeito que Yelena tira sarro da pose de Natasha já era um dos destaques nos trailers de Viúva Negra, afinal, é um jeito do MCU lidar com suas próprias afetações. A postura de aterrissagem da personagem - presente desde Homem de Ferro 2 - pode até parecer ridícula quando você fala de praticidade, mas faz parte de toda a personalidade de Natasha. Felizmente, as brincadeiras de Yelena não impedem que a personagem siga pousando do mesmo jeito - e os movimentos acabam até influenciando sua irmã. 

Recentemente, a diretora Cate Shortland falou sobre esta questão no filme, dizendo que a cutucada de Yelena representa também um modo de abordar a sexualização da Natasha, uma personagem levada aos cinemas a partir do olhar masculinho: "Decidi que era importante apontar isso. Queria permitir que o público estivesse consciente do que estava vendo, e do que viu nos filmes anteriores”.

“Qual é a sua história?”

Em uma das cenas mais legais de Viúva Negra, Natasha e Yelena conversam sobre suas vidas até aquele momento de reencontro, e a personagem de Florence Pugh revela ter criado uma narrativa imaginária para sua biografia. Neste momento, Yelena pergunta sobre a vida de Natasha, ao que a protagonista responde “eu nunca estou sozinha tempo o suficiente para pensar nisso”. A frase é um aceno carismático ao próprio filme, que precisou isolar a Vingadora para mostrar quem ela realmente é. 

A tatuagem de Red Guardian do Alexei

Quando revemos Alexei na prisão, o personagem de David Harbour está cercado de criminosos ameaçadores, e aparece sem camisa e retocando uma tatuagem de seu próprio personagem, o Guardião Vermelho. Vale notar que Shostakov também tem uma tatuagem em homenagem a suas filhas, com o nome delas perto do seu ombro direito, além do nome de Karl Marx em seus dedos. 

O Dínamo Escarlate

Na conversa entre Alexei e Yelena, o Marvel Studios une dois personagens das HQs em um só. Quando Yelena reclama do egocentrismo de seu pai “adotivo”, ela se refere a ele como o Dínamo Escarlate, personagem que já ganhou uma versão alternativa no próprio MCU, como o Ivan Vanko, personagem de Mickey Rourke em Homem de Ferro 2. O Dínamo Vermelho é nome dado a diversos personagens que incorporaram a versão soviética do Homem de Ferro, com uma armadura superpoderosa vermelha. 

O colete de Guerra Infinita

Ao fim do filme, Yelena presenteia Natasha com mais um aceno ao visual da Viúva Negra em Guerra Infinita. O colete, que já havia sido tópico de conversa das duas no início do filme, passa para Natasha, e figura durante todo o filme dos Vingadores no MCU. 

Valentina Allegra de Fontaine

Como um prelúdio, Viúva Negra não avança a história do MCU durante toda a sua duração, e a cena pós-créditos acaba como a grande responsável por isso. No momento, vemos o retorno da personagem de Julia Louis-Dreyfus, Valentina Allegra de Fontaine, introduzida em Falcão e o Soldado Invernal, recrutando Yelena para uma missão. Curioso é que a personagem faria a sua estreia no MCU aqui mesmo, em Viúva Negra, mas por causa do adiamento do filme por conta da pandemia ela acabou introduzida na série de Sam Wilson e Bucky Barnes. 

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.