Vingadores: Ultimato | Como o Capitão América devolveu a Joia da Alma

Créditos da imagem: Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Filmes

Artigo

Vingadores: Ultimato | Como o Capitão América devolveu a Joia da Alma

Para cumprir sua missão, o herói teria que encarar novamente seu adversário mais antigo

Mariana Canhisares
29.05.2019
14h19
Atualizada em
30.05.2019
10h41
Atualizada em 30.05.2019 às 10h41

Após a vitória definitiva sobre Thanos, Steve Rogers realizou uma última missão com o escudo do Capitão América. Para garantir que o alerta da Anciã não se concretizasse, o herói voltou a viajar ao passado e devolveu as Joias do Infinito aos seus respectivos lugares, evitando a criação de novas linhas temporais. Como ficou claro em Vingadores: Ultimato, a tarefa foi tão bem-sucedida que ele aproveitou as partículas Pym para viver seu tão sonhado romance com Peggy Carter. Porém, nenhum destes momentos foi mostrado em tela, o que leva a especulações no mínimo curiosas sobre como Rogers cumpriu seu objetivo.

No caso do Éter, por exemplo, como ele conseguiu devolver a Joia da Realidade para o corpo de Jane? Ou mesmo a Joia do Espaço. Ele recriou o Tesseract? Ainda que essas sejam questões pertinentes, talvez a mais interessante em termos de narrativa seja em relação à Joia da Alma. Afinal, devolvê-la significaria reencontrar um dos seus grandes adversários: o Caveira Vermelha.

Desde seu sumiço em Capitão América: O Primeiro Vingador, o vilão esteve em Vormir atuando como o Guardião da Joia, ou seja, ele deixou suas ambições tirânicas de lado e passou a ser o responsável por explicar as regras aos indivíduos que quisessem conquistar o artefato. “Ele é quase como um fantasma. É possível dizer que ele é uma entidade completamente diferente agora”, explicou o diretor Joe Russo. “Sua consciência anterior pode existir ou não”.

Logo, seria no mínimo interessante acompanhar a interação entre Capitão e Caveira tantos anos depois. Mas, teorias à parte, ao menos uma coisa neste reencontro é certa: devolver a Joia da Alma não traria a Viúva Negra de volta. "Você coloca de volta, mas não recebe nada em troca. Não é uma loja de penhores", garantiu o roteirista Christopher Markus ao ComicBook.

Ainda assim, Joe Russo tem sua versão sobre como ocorreu a transação. “O Cap e o Caveira provavelmente não lutaram, porque a missão dele era retornar a joia para o local de origem”, disse. “O Caveira Vermelha deve ter colocado a joia de volta em seu lugar e ficado esperando pelo próximo desafortunado que faria seu sacrifício”.

Mas, no fundo, é difícil acreditar que seria um diálogo tão indiferente assim, principalmente considerando que a história entre os dois definiu seus destinos. Por isso, no mínimo, Steve Rogers se espantaria em rever o vilão, ainda mais no espaço. De todo modo, talvez a gente nunca descubra a resposta definitiva do que aconteceu. Sobram aos fãs somente suas próprias especulações.

Vingadores: Ultimato segue em cartaz nos cinemas.