Heróis reunidos em Vingadores: Ultimato

Créditos da imagem: Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Artigo

Entenda por que Vingadores: Ultimato não tem cena pós-crédito

No capítulo que encerra a Saga do Infinito, Marvel abre mão de recurso que tornou uma das suas marcas registradas nos cinemas

Mariana Canhisares
23.04.2019
19h13
Atualizada em
27.04.2019
19h05
Atualizada em 27.04.2019 às 19h05

Vingadores: Ultimato não tem cena pós-créditos, para a surpresa dos fãs mais assíduos do universo compartilhado da Marvel. Marca registrada do estúdio desde Homem de Ferro, filme que deu pontapé ao MCU, foram estes pequenos momentos que nos deram os primeiros indícios do que viria adiante nestes 11 anos de histórias. Foi assim que descobrimos sobre a Iniciativa Vingadores e vimos Thanos pela primeira vez, por exemplo. No entanto, Ultimato, lançamento que marca o ápice disso tudo, é um ponto fora da curva. Depois de anos tendo este recurso como parte da sua famosa fórmula, a Marvel abre mão dele por um bom motivo: para de fato colocar um ponto final na chamada Saga do Infinito.

A decisão pode pegar muita gente de surpresa, mas não se pode negar que faça sentido. Como o próprio título denuncia (Ultimato, em português, e Endgame no original), o filme funciona como uma espécie de season finale deste universo. Por mais que deixe oportunidades e lacunas a serem exploradas nos capítulos seguintes, o grande foco é realmente celebrar o legado de todos estes heróis e das narrativas desenvolvidas até ali.

Por isso, ainda que o mistério possa incomodar os fãs, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, tem razão em não anunciar nenhum projeto novo neste momento. Salienta-se, assim, o clima nostálgico da produção e, como consequência, atribui mais peso para as amarras da trama, dando uma experiência definitiva ao público.

Deste modo, cabe mesmo a Homem-Aranha: Longe de Casa apontar o futuro do MCU. A nova aventura de Peter Parker chega aos cinemas em julho.