Loki: De Thanos a presidente Loki, veja os easter eggs do 5º episódio

Séries e TV

Lista

Loki: De Thanos a presidente Loki, veja os easter eggs do 5º episódio

Referências a Guardiões da Galáxia e Kang também movimentaram o penúltimo capítulo

Caio Coletti
07.07.2021
12h00

O quinto capítulo de Loki chegou hoje (7) ao Disney+ - e, como sempre, ele veio cheio de easter eggs e referências a produções anteriores do MCU e a quadrinhos da Marvel. Abaixo, reunimos alguns dos melhores, incluindo acenos a Thanos, Guardiões da Galáxia (o primeiro filme) e Kang.

Começando pelo título!

Reprodução

"Jornada ao Mistério" (ou, em inglês, Journey into Mystery), título do novo capítulo da série, era também o nome da revista em quadrinhos na qual Loki apareceu pela primeira vez, em 1962.

A HQ foi originalmente publicada pela Atlas Comics, precursora da Marvel, e nasceu como uma antologia de terror, mais tarde se voltando para histórias de super-heróis. O título foi reutilizado pela editora em várias outras histórias através dos anos, inclusive em revistas estreladas por Thor e Loki. 

"Qeng", é você?

Reprodução

Logo nos primeiros segundos do episódio, enquanto a câmera adentra O Vazio, local para onde Loki foi enviado pela AVT, podemos ver que a torre dos Vingadores (um dos easter eggs que apontamos na semana passada) está com uma inscrição diferente: "Qeng".

Nos quadrinhos da Marvel, a Qeng Enterprises foi a empresa para a qual Tony Stark vendeu a torre dos Vingadores, comandada pelo sinistro Sr. Gryphon - que, no final da história em questão, revelou ser uma versão alternativa do poderoso vilão Kang, o Conquistador, que muitos fãs acreditam ser a entidade por trás da AVT.

Alioth

Reprodução

Enquanto Kang não aparece, no entanto, o grande vilão deste episódio de Loki é Alioth, a misteriosa nuvem roxa que passa os seus dias "devorando" variantes n'O Vazio. Esta é outra figura que veio das HQs, e que tem uma conexão com Kang.

Criada em 1993, Alioth é uma entidade poderosíssima, cujo império é ainda maior que o de Kang, e que clama ser a primeira criatura a conseguir viver "fora dos limites temporais" que nós, humanos, conhecemos. Os dois são arquiinimigos nas revistas da Marvel, mas qual será a relação entre eles na série? Só esperando o finale para saber...

Thanos-cóptero

Reprodução

Thanos pode ser um Titã megapoderoso capaz de exterminar metade dos seres vivos do universo, mas ele também precisa de um meio de transporte como todos nós. Nos quadrinhos da Marvel, um desses meios era o "Thanos-cóptero" (sério!), que apareceu principalmente durante as histórias dos anos 1970.

Em Loki, o veículo surge no fundo de uma cena, como um dos muitos objetos perdidos no tempo que estão espalhados pel'O Vazio.

 

O poderoso Throg!

Reprodução

Se Loki tem uma versão jacaré do deus da trapaça, porque não um sapo Thor? Nas HQs, o personagem é chamado de Throg e na verdade é um humano que virou sapo por obra de uma maldição, e que mais tarde ganhou os poderes do deus do trovão nórdico.

Na série, Throg aparece brevemente, preso em uma jarra embaixo da terra, tentando alcançar o martelo Mjolnir, que está enterrado bem ao seu lado. Boa sorte, carinha!

Monopólio que chama?

Reprodução

Lá no segundo episódio da série, apontamos na nossa lista de easter eggs a aparição da loja de departamentos Roxxcart como uma referência à Roxxon Energy Corporation, um conglomerado industrial que está por trás de tramas vilanescas tanto nas HQs da Marvel quanto no MCU.

Neste quinto capítulo, o nome volta a aparecer no vinho que as variantes de Loki bebem em seu esconderijo subterrâneo: RoxxiWine.

Loki para presidente!

Reprodução

Este item não é exatamente uma surpresa, já que a versão "presidenciável" de Loki apareceu logo nos primeiros trailers da série - mas foi só neste quinto episódio que ele deu as caras de verdade, armando um plano para trair os outros Loki's e virar o maioral d'O Vazio.

Vote Loki foi uma minissérie em quadrinhos publicada em 2016, contabilizando quatro edições ao todo, onde o deus da trapaça se candidata à presidência dos EUA com uma plataforma curiosa: todo político mente, e pelo menos ele seria honesto sobre isso.

Navio misterioso

Reprodução

A gigantesca embarcação que aparece n'O Vazio em certo momento do episódio, prontamente devorada por Alioth, carrega o número 173 e o nome USS Eldridge - um navio militar que existiu de verdade, e esteve envolvido em uma história para lá de misteriosa.

Segundo uma teoria de conspiração que circula há décadas, o Eldridge participou de um experimento da Marinha dos EUA em 1943, no qual toda a embarcação ficou invisível a olho nu por um período de tempo, graças a um dispositivo de camuflagem décadas a frente da tecnologia da época.

Nada disso foi provado, é claro, e a Marinha nega a existência do "Experimento Filadélfia", como ficou conhecida a teoria, até hoje.

Espaçonave familiar...

Perto do final do episódio, enquanto os nossos "heróis" se juntam para enfrentar Alioth, podemos ver (à esquerda na imagem) a Dark Aster entre os escombros d'O Vazio.

Trata-se da nave espacial do vilão Ronan (Lee Pace) no primeiro filme da franquia Guardiões da Galáxia, de 2014. Foi com esta nave que Ronan atacou o planeta de Xandar, em busca da Joia do Poder.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.