Benedict Cumberbatch e Tom Holland em cena de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Artigo

Homem-Aranha Sem Volta Para Casa tem dilema moral brilhante para Peter Parker

Novo trailer indica exploração madura da moralidade do herói a partir de seus maiores vilões

17.11.2021, às 00H43.
Atualizada em 17.11.2021, ÀS 18H51

Em meio a todas as críticas que recebe por suas frequentes alianças com personagens veteranos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), o Peter Parker de Tom Holland protagoniza ao menos um momento digno dos mais icônicos arcos do Homem-Aranha nos quadrinhos Marvel. É no terceiro ato de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), quando ele corre para salvar a vida de Adrian Toomes (Michael Keaton), o Abutre.

Mesmo sabendo que aquele vilão (que é também pai da sua crush do colégio) pode acabar com a sua vida, expondo ao mundo a verdadeira identidade do Amigão da Vizinhança, Parker atravessa o fogo e luta fisicamente com ele para garantir que uma explosão iminente não o mate, assim podendo fazer com que ele pague por seus crimes na cadeia. Colocar a defesa à vida, até mesmo de seus inimigos, à frente da sua própria, é um dos traços mais marcantes do personagem desde sua gênese, nos anos 1960 – sintetizada de forma magnífica nessa passagem do filme dirigido por Jon Watts.

Entra o novo trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e fica claro que isso será levado a um novo extremo no 3° filme do Teioso no MCU.

A prévia retoma boa parte do que havia sido apresentado pelo trailer anterior, com Parker buscando a ajuda do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para apagar da memória das pessoas a sua identidade secreta (revelada não pelo Abutre, mas pelo Mysterio de Jake Gyllenhaal ao final de Homem-Aranha: Longe de Casa). Depois que o feitiço dá errado, rupturas no multiverso abrem brechas para a fuga de vilões tradicionais do Teioso, mas pertencentes aos mundos vistos na trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi e nos dois filmes O Espetacular Homem-Aranha, de Marc Webb. São eles o Doutor Octopus (Alfred Molina), o Duende Verde (Willem Dafoe), o Homem-Areia (Thomas Haden Church), o Lagarto (Rhys Ifans) e Electro (Jamie Foxx).

O que o trailer revelado nesta terça (16) traz de novo, além dessa lista mais detalhada de vilões e boas piadas com Zendaya, é mostrar que Peter tem mais culpa no cartório do que só bagunçando o feitiço de Stephen Strange. Em mais de um momento, Otto Octavius aparece preso em uma cela no interior do Sanctum Sanctorum. É uma estrutura idêntica à que, na prévia anterior, abrigava uma figura soturna similar ao Lagarto (agora revelado de fato como um dos vilões no novo filme). Em diálogo com Parker, o Mago Supremo explica como é o destino de todos esses criminosos morrerem em duelos com seus respectivos Homens-Aranha – prontificando um pedido de desculpas do jovem herói.

Na sequência, fica claro que Homem-Aranha e Doutor Estranho irão se enfrentar, ainda que brevemente, em nome da vida dos vilões invasores. Fazendo jus ao mesmo código moral inabalável, idealista e puramente heróico que o fez salvar Toomes há dois filmes, Parker rouba de Estranho um cubo que parece ser chave para a resolução das brechas no multiverso, com a prévia explicando por que o mago aplica nele o mesmo golpe que levou da Anciã (Tilda Swinton), anos atrás. O problema é que do idealismo do herói surge espaço para as maquinações dos vilões, e a voz de Norman Osborn sinaliza uma manipulação.

Duende Verde em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Marvel Studios/Divulgação

"Peter, você está sofrendo, tentando ter tudo o que quer, enquanto o mundo o obriga a escolher", afirma o sempre maquiavélico Duende Verde. Momentos depois, o próprio Peter, claramente ferido e desiludido diz: "Isso é tudo culpa minha. Eu não posso salvar todo mundo". É muito provável que, em seu intuito de impedir a inevitável morte dos vilões em seus respectivos universos, é o próprio herói quem acaba libertando eles da captura orquestrada por Stephen Strange e soltando eles em seu próprio mundo para formar o que parece ser um Quinteto Sinistro.

MAS E ANDREW GARFIELD E TOBEY MAGUIRE?

A nova prévia não traz nenhuma aparição ou indicativo explícito da presença dos dois antigos intérpretes do Teioso nas telonas, mas o Omelete já reuniu alguns sinais que reforçam a teoria. Além deles, o aparente upgrade que os vilões parecem conseguir no decorrer da trama (repare nas variações de cor das garras de Dr. Octopus entre cenas; às vezes vermelhas, às vezes iguais às de Homem-Aranha 2, de 2004), indica que haverá dois momentos diferentes no embate com eles. É provável que esse aumento no poderio ofensivo prontifique Parker e Estranho a olhar para a ruptura do multiverso como oportunidade de reforço, apelando às variantes do Homem-Aranha que já enfrentaram aqueles inimigos antes.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.