Cena de Homem-Aranha 2

Créditos da imagem: Sony Pictures Entertainment/Divulgação

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Homem-Aranha 4 | O que aconteceu com o filme cancelado de Sam Raimi

Colocado em desenvolvimento em 2008, longa foi tirado dos planos dois anos depois

18.01.2022, às 16H46.

Em 2019, durante uma entrevista concedida ao Yahoo Entertainment, o diretor Sam Raimi falou sobre o sentimento de insatisfação que carregava por não ter concluído seus planos para Homem-Aranha 4. O filme, no qual o cineasta pretendia encerrar em alto nível a história que contou nas telonas entre 2002 e 2007, foi cancelado pela Sony Pictures Entertainment durante uma conturbada pré-produção, arrastada de 2008 a 2010. A decepção marcou um distanciamento de 15 anos de Raimi dos filmes de super-herói, que termina em 2022 graças ao trabalho dele na direção de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura; sua primeira colaboração com a Marvel Studios.

“Eu penso nele [em Homem-Aranha 4] o tempo todo”, afirmou Raimi. “É difícil não pensar, porque em todo verão sai um novo filme do Homem-Aranha. Então, quando você tem um filho que nunca nasceu, não consegue deixar de imaginar como teria sido. Mas eu tento pensar no que ainda será, não no que passou”. O desabafo do cineasta, apesar de já ter quase três anos de idade, parece perfeito para hoje. Com Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa nos cinemas —não só relembrando a obra do diretor, mas mergulhando diretamente nela (e tendo contado com seu apoio como consultor) —, parece apropriado resgatar exatamente quais acontecimentos foram decisivos para que os planos para o quarto filme do Teioso fossem frustrados.

EM BUSCA DE UM GRAN FINALE

Sofrendo com discordâncias entre Raimi e os produtores, Homem-Aranha 3 chegou aos cinemas em 2007, falhando em repetir o sucesso de Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha (2002) com crítica e público. A inclusão do adorado Venom (Topher Grace) em uma história que primariamente focaria nas ameaças trazidas pelo Homem-Areia (Thomas Haden Church) e por Harry Osborn (James Franco) acabou mal para o vilão linguarudo — reduzido a uma ferramenta de roteiro — e para a trama do filme, sobrecarregada pelo excesso de personagens e pela escassez de desenvolvimento dramático. Ainda assim, a bilheteria superior a US$890 milhões era mais do que suficiente para garantir uma sequência, e Homem-Aranha 4 foi colocado em desenvolvimento já em 2008.

Cena de Homem-Aranha 3
Sony Pictures Entertainment/Reprodução

Os planos iniciais eram ambiciosos: o quarto filme seria rodado junto de um quinto, e Tobey Maguire e Raimi voltariam aos seus respectivos lugares na saga para essas duas partes. O ano de 2009 seria instrumental para a produção de um roteiro, com os longas sendo filmados em 2010 para que o primeiro pudesse ter seu lançamento em 2011. Os problemas, entretanto, surgiram ainda em 2008, com uma indefinição na história a ser contada. No ano seguinte, o discurso acerca da sequência já era mais conservador: apenas um filme, Homem-Aranha 4, seria produzido.

UM NOVO VILÃO: O ROTEIRO

Apesar do cronograma longo, a Sony tinha pressa, e logo empenhou o roteirista James Vanderbilt (que depois escreveria O Espetacular Homem-Aranha) na escrita do roteiro. O texto, entretanto, não agradou completamente tanto o estúdio quanto Raimi, sendo re-escrito duas vezes: a primeira por David Lindsay-Abaire (Shrek: O Musical) e a segunda por Gary Ross (Jogos Vorazes). Ao longo dos anos, fãs têm especulado se a quarta parte da saga enfim traria a transformação do Dr. Kurt Connors (Dylan Baker) no vilão Lagarto, ou apelaria para o fan service com Bruce Campbell (Uma Noite Alucinante) encarnado Mysterio. As informações mais concretas, entretanto, apontam para uma trama focada no Abutre (mesmo que o Mysterio fosse, de fato, dar as caras no longa).

“Teria sido um filme absolutamente arrasador. Nós estávamos trabalhando em coisas muito loucas e legais, porque todo mundo… sentiu que Homem-Aranha 3 foi como uma oportunidade perdida e realmente queria ajudar Sam a levar Homem-Aranha 4 para outro nível, para que ele pudesse encerrar a saga em um ponto alto”, escreveu o artista Jeffrey Henderson em sua página oficial. Responsável pelos storyboards do quarto longa do Teioso de Raimi, foi ele quem revelou as artes oficiais que mostravam partes do projeto cancelado: de uma abertura que traria o herói levando Mysterio às autoridades até uma luta épica contra uma versão brutal do Abutre.

Mas nem só de imagens oficiais sobrevive a aposta que o envolvimento do ameaçador ancião alado seria central ao filme cancelado: ainda em 2009, o nome de John Malkovich (Quero Ser John Malkovich) já era conectado ao papel, enquanto Anne Hathaway era especulada como Felicia Hardy. O mais estranho de tudo é que, ao invés de se tornar a Gata Negra como nos quadrinhos, os relatos iniciais eram de que a personagem seria uma versão feminina do vilão — embora Raimi já tenha afirmado que ela se tornaria mesmo a famosa gatuna.

ADEUS, TIGRÃO

De qualquer forma, nenhum dos dois sequer fechou contrato com a produção, porque enquanto o roteiro era reescrito por mais de uma vez, Raimi e Sony não pareciam concordar sobre os rumos da trama. Com o desenvolvimento não avançando até 2010, o estúdio eventualmente optou por cancelar o projeto e usar o trabalho até então desenvolvido por Vanderbilt para estruturar uma nova versão do Homem-Aranha para as telonas. Investindo em uma narrativa de predestinação que partia de um mistério sobre os pais de Peter Parker, esse conceito foi o que deu origem a O Espetacular Homem-Aranha (2012), com Andrew Garfield.

“Estamos trabalhando nele e a intenção de todos é lançar em 2011. Estamos no processo de desenvolvimento da história. Há muita coisa boa aí, e como tudo é um processo e estamos no meio dele, temos muita coisa boa em termos de história e roteiro e estamos tentando ordenar tudo e deixar pronto o quanto antes”, afirmou Tobey Maguire em entrevista concedida apenas dias antes do cancelamento de Homem-Aranha 4, em janeiro de 2010.

É difícil imaginar o que teria acontecido com o personagem caso isso tudo não tivesse acontecido como aconteceu. O mais provável é que nunca teríamos algo como a celebração de três gerações que fazem Sem Volta Para Casa valer a pena. Por outro lado, é provável que teríamos memórias de uma despedida muito mais grandiosa para aquele que é, até hoje, o retrato mais caprichado do personagem criado por Stan Lee e Steve Ditko, nas telonas. De uma forma ou de outra, pesando prós e contras aqui e ali, o fato é que não é nada difícil entender o sentimento agridoce que até hoje envolve Sam Raimi e o sonho negado de Homem-Aranha 4.

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