Thor/Vingador/Vingadores: Ultimato

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

Gavião Arqueiro | Relembre a trajetória de Clint Barton no MCU

Depois de pequena participação em Thor, herói foi ganhando mais e mais destaque na franquia

Nico Garófalo
19.11.2021
16h41
Atualizada em
19.11.2021
16h58
Atualizada em 19.11.2021 às 16h58

Estamos a poucos dias da estreia de Gavião Arqueiro no Disney+ e, como todo mundo já sabe, a série focará em Clint Barton, vivido por Jeremy Renner, e Kate Bishop, jovem arqueira interpretada por Hailee Steinfeld. Enquanto a produção marca a introdução da nova heroína ao MCU, Barton já está presente na franquia há mais de 10 anos.

Desde 2010, o personagem já foi hipnotizado por um deus, enfrentou um exército de robôs, “adotou” uma bruxa, saiu em uma sangrenta turnê mundial contra grupos criminosos e viajou pelo tempo e espaço. E para quem não está com tempo de rever todos os filmes com a participação de Barton, resumimos abaixo sua trajetória no MCU, de Thor a Vingadores: Ultimato - confira:

Thor

Como já foi dito acima, Barton estreou nos cinemas em Thor. Aqui, sua participação é mínima, com o Gavião Arqueiro sendo um dos comandados de Coulson (Clark Gregg) na base montada pela SHIELD para analisar o então misterioso martelo que caiu no espaço. Com seu arco e flechas em mão, ele assume uma posição de vantagem e se prepara para, caso recebesse a ordem, eliminar Thor (Chris Hemsworth). Depois disso, o personagem seria visto apenas em 2012.

Vingadores

Logo no começo de Vingadores, o Gavião Arqueiro, que supervisionava as experiências de Erik Selvig (Stellan Skarsgård) com o Tesseract, é hipnotizado por Loki (Tom Hiddleston) e passa os dois primeiros atos do filme trabalhando para o vilão. É só depois de uma luta com a Viúva Negra (Scarlett Johansson) que ele recupera sua consciência e se junta a Natasha, Hulk (Mark Ruffalo), Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Thor na batalha final contra o exército chitauri.

Ao fim do filme, ele, assim como Natasha, volta a trabalhar normalmente para a SHIELD.

Vingadores: A Era de Ultron

Em 2015, Vingadores: A Era de Ultron chegou aos cinemas e, com ele, descobrimos mais alguns detalhes da vida de Clint. Quando o supergrupo precisa de um lugar para se esconder, o Gavião Arqueiro leva o sexteto para uma fazenda isolada, onde ele mora com a esposa, Laura (Linda Cardellini), e seus filhos.

Mais para frente do filme, quando os Vingadores vão para Sokovia enfrentar Ultron (James Spader), o Gavião Arqueiro se torna uma âncora improvável para Wanda (Elizabeth Olsen) que, em um misto de medo e culpa, tem um pequeno ataque de pânico ao ser encurralada em um bar abandonado. Após ouvir uma das melhores falas do MCU - “a cidade está voando, estamos enfrentando um exército de robôs e eu tenho um arco e flechas. Nada disso faz sentido” -, a garota sai triunfante de seu abrigo e estrela seu primeiro momento épico na franquia.

Capitão América: Guerra Civil

Aposentado da luta contra o crime após os eventos de A Era de Ultron, Clint volta à ação em Capitão América: Guerra Civil para ajudar o Sentinela da Liberdade a limpar o nome de Bucky (Sebastian Stan). Em sua primeira aparição no filme, ele invade o campus dos Vingadores para resgatar Wanda, deixada de castigo sob a supervisão de Visão (Paul Bettany) após causar um acidente fatal em Lagos. Assumindo mais uma vez o papel de figura paterna da heroína, o Gavião Arqueiro motiva a garota a se virar contra o sintozóide e deixar o complexo da equipe.

Vingadores: Ultimato

Ultimato é uma grande sequência de momentos tristes para Barton. O filme de Joe e Anthony Russo já começa mostrando a família de Clint sendo desintegrada pelo estalo de Thanos (Josh Brolin), com apenas ele sobrevivendo. Após o salto temporal de cinco anos, descobrimos que o Gavião Arqueiro, agora usando o manto de Ronin, tem viajado o mundo massacrando organizações criminosas, incluindo a Yakuza e um cartel de drogas no México - cruzada que pode afetar os acontecimentos da série do Disney+. Convocado por Natasha para uma missão que pode trazer as vítimas do Titã Louco de volta, Clint embarca na viagem pelo tempo e espaço para recuperar as Joias do Infinito.

O arqueiro e a assassina vão a Vormir, planeta onde a Joia da Alma está localizada, e discutem qual dos dois se sacrificará para conseguir a pedra. Depois de uma luta de igual para igual com Natasha, Clint é obrigado a deixar sua melhor amiga se sacrificar. Felizmente, a morte da Viúva Negra não é em vão e os Vingadores conseguem ressuscitar a metade do universo que desapareceu.

De volta ao presente, os heróis são atacados por Thanos e seu exército e o Gavião Arqueiro é essencial para manter Manopla do Infinito de Tony e Bruce fora do alcance do vilão. Ao fim da batalha, Clint e Wanda se consolam pelas mortes de Natasha e Visão.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.