Gavião Arqueiro | Os principais easter eggs dos primeiros dois episódios

Séries e TV

Lista

Gavião Arqueiro | Os principais easter eggs dos primeiros dois episódios

Primeiro vilão do MCU, mentor de Clint Barton e até carreira de Hailee Steinfeld foram referenciados na estreia da série

Mariana Canhisares e Nico Garófalo
24.11.2021
14h19
Atualizada em
24.11.2021
15h05
Atualizada em 24.11.2021 às 15h05

[Spoilers dos dois primeiros episódios de Gavião Arqueiro abaixo]

Toda e qualquer produção do MCU vem sempre acompanhada de uma chuva de easter eggs e Gavião Arqueiro não poderia ser diferente. Liberados nesta quarta-feira (24), os dois capítulos de estreia da série do Disney+ contaram com várias referências à franquia do Marvel Studios e até à vida de seus atores.

Abaixo, separamos os principais easter eggs trazidos em “Nunca Conheça Seus Heróis” e “Esconde-Esconde” - confira:

Batalha de Nova York

A famosa Batalha de Nova York, que marcou a primeira missão dos Vingadores no MCU, é referenciada duas vezes logo no começo de “Nunca Conheça Seus Heróis”. Primeiro, o embate entre heróis e invasores chitauri abre a série, mostrando como as ações de Clint Barton (Jeremy Renner) influenciaram uma pequena Kate (Clara Stack) a se tornar uma arqueira.

Alguns minutos mais tarde, testemunhamos, ao lado da família Barton, o bizarro musical da Broadway inspirado na vida de Steve Rogers (Chris Evans). Aqui, atores reproduzem no palco a Batalha de Nova York e, tomando uma grande liberdade criativa, o espetáculo inclui o Homem-Formiga (Paul Rudd) à cena.

David Aja

Fãs dos quadrinhos da Marvel certamente reconheceram o estilo adotado nos créditos iniciais e finais de Gavião Arqueiro. As animações são inspiradas na arte de David Aja, ilustrador responsável pela elogiadíssima fase da revista estrelada por Clint e Kate entre 2012 e 2015.

Desde o começo de sua divulgação, Gavião Arqueiro tem usado o design criado por Aja não só em seu logo, mas também na estrutura de seus posters.

Torre Stane

O prédio que Kate (Hailee Steinfeld) acidentalmente destrói na faculdade ao acertar o sino com uma flecha faz referência a um velho conhecido dos fãs do MCU. Identificada como Torre Stane, a construção traz uma placa com os dizeres “a torre de sino universitária mais antiga dos Estados Unidos. Sua fundação foi feita em 10 de outubro de 1725. Rededicada em 1º de julho de 2006 a Obadiah Stane”. Stane, obviamente, é o vilão do primeiro filme do Homem de Ferro, vivido por Jeff Bridges.

Vale lembrar que o empresário morreu após enfrentar Tony (Robert Downey Jr.) e a SHIELD escondeu a natureza de sua morte. Como suas ações criminosas não são de conhecimento público, construções que levam seu nome devem passar despercebidas.

Thanos estava certo

Retomando rapidamente a trama de Falcão e o Soldado Invernal, Gavião Arqueiro mostra os dizeres “Thanos estava certo” em um mictório. Para quem não se lembra, a série estrelada por Anthony Mackie e Sebastian Stan mostrava os personagens-título enfrentando os Apátridas, uma facção de sobreviventes do blip que queriam que o mundo voltasse ao estado que estava entre Guerra Infinita e Ultimato. A pixação deixa claro que o grupo e seus ideais ainda têm simpatizantes espalhados pelo mundo.

Perda auditiva de Clint

Presente nos quadrinhos desde os anos 1980, a perda auditiva de Clint foi introduzida no MCU com Gavião Arqueiro. Diferentemente do que aconteceu nas páginas, onde o herói perdeu 80% de sua audição após usar uma de suas flechas sônicas para impedir que vilões o submetessem a uma lavagem cerebral, a série estabelece as várias explosões que aconteceram perto de Barton como a razão para que ele precisasse usar um aparelho auditivo.

Em um diálogo com seu filho mais novo, Nate (Cade Woodward), é revelado que a família Barton tem inclusive aprendido linguagem de sinais para se comunicar com Clint.

Culpa

Desde que Gavião Arqueiro foi anunciada, os produtores, roteiristas, diretores e atores têm destacado em entrevistas como as ações de Clint após o blip afetaram sua vida. Além de se tornar um alvo de gangues e cartéis de todo o mundo, o herói também carrega culpa pelo enorme número de vidas que tirou entre a Batalha de Wakanda e a derrota de Thanos, quando atuou como Ronin.

Mas é a morte de Natasha (Scarlett Johansson), sua melhor amiga e parceira em várias missões, que mais afeta seu psicológico. Ver a Viúva Negra na peça da Broadway, por exemplo, imediatamente traz de volta as memórias de Vormir, onde a dupla se enfrentou para decidir quem se sacrificaria pela Joia da Alma.

“Katezinha”

Uma das principais características da relação entre os Gaviões Arqueiros nas HQs é a insistência de Clint em chamar Kate de “Katezinha”, algo que a heroína detesta e sempre responde com “não me chame de Katezinha”. Em Gavião Arqueiro, é Jack (Tony Dalton) que a chama pelo apelido. Obviamente, ele recebe a mesma resposta.

Os Duquesne

O sobrenome Duquesne é significativo na vida dos heróis da Marvel nos quadrinhos. Jack, por exemplo, é uma versão de Jacques Duquesne, conhecido como Espadachim e um dos mentores do Gavião Arqueiro. Criado por Stan Lee e Don Heck em 1965, o personagem foi introduzido como um vilão dos Vingadores, mas, após conhecer e se apaixonar por Mantis, ele se redimiu e entrou para o grupo. Atualmente, o Espadachim dos quadrinhos está morto, tendo se sacrificado em uma batalha contra Kang.

Já Armand III (Simon Callow) é a adaptação de Armand Duquesne, pai do Espadachim nas páginas da Marvel. Governante da nação fictícia de Sin-Cong, o magnata teve vida curta nas HQs, estreando e morrendo em Avengers Spotlight #22, de 1989.

“Mano”

Além de seus trajes, uma das principais características da Gangue de Agasalhos é seu uso constante da expressão “mano” (“bro”, no original). Ao adaptar o trabalho de Fraction e Aja, o Marvel Studios incluiu o maneirismo na fala capangas que, por algum motivo, deixa a incompetência dos agasalhados ainda mais engraçada.

Entre os manos dos quadrinhos transportados para a série estão Ivan (Aleks Paunovic), dono original de Sortudo nos gibis, e Kazi (Fra Fee), que Clint acredita ser o chefe dos agasalhados na série.

Lote 268

Chegamos à primeira forçação de barra desta lista: o relógio encontrado no complexo dos Vingadores e um dos itens do leilão clandestino descoberto por Kate em “Nunca Conheça Seus Heróis”. Identificado como “Lote 268”, o relógio não é o mesmo que Tony usa para se armar contra o Soldado Invernal em Capitão América: Guerra Civil e o número 268 corresponde a uma edição dos Vingadores de 1986 que não traz nem Clint, nem Kate.

A revista conta, no entanto, com Kang, o Conquistador, próximo grande vilão do MCU que começou a ser introduzido por Loki. Como nada na franquia é aleatório, o relógio pode ter alguma ligação com o personagem de Jonathan Majors. Por outro lado, pode ser apenas um número qualquer usado acidentalmente no que deve ser o principal McGuffin da série.

Prédio estrelado

Precisando de um esconderijo, Kate leva Clint e Sortudo ao apartamento de sua tia, Moira Brandon (mais sobre ela abaixo). Na porta, é possível ver uma grande lista de nomes que nada mais são do que homenagens da equipe de Gavião Arqueiro a artistas e celebridades como Glenn Danzig, fundador da banda Misfits, Seth Meyers, comediante (e fã de quadrinhos) americano que ajudou o diretor Rhys Thomas a se comunicar com Matt Fraction, o quadrinista Marcelo Sosa e o escritor Sam Moskowitz.

Já dentro do apartamento de Brandon, é possível ver um pôster para o filme Creature of the Dark Galaxy, estrelado pela tia de Kate e Luke Ballard. O co-protagonista de Brandon tem o mesmo nome de um dos principais artistas digitais do Marvel Studios.

Moira Brandon

Referenciada como tia de Kate, Moira tem uma ligação maior com Clint Barton nas páginas da Marvel. Nos quadrinhos, ela é uma ex-atriz de sucesso que financiou a construção da sede dos Vingadores da Costa Oeste liderados pelo Gavião Arqueiro. Brandon, no entanto, foi morta por Fogo Cruzado quando o mercenário tentou matar Barton e sua então esposa, Harpia.

Pizza congelada

Quem já leu a fase de Kelly Thompson e Leonardo Romero de Gaviã Arqueira sabe da importância que comidas congeladas têm para os heróis. Na revista, Kate usa pacotes de ervilha congelada para aliviar a dor e o inchaço de seus ferimentos. Mas, obviamente, ela frequentemente fica sem o alimento e acaba improvisando com caixas de pizza ou brócolis.

Esse improviso é mostrado em uma cena de “Esconde-Esconde” que mostra Kate pressionando uma caixa de pizza congelada na testa. Segundo ela, além de tratar do ferimento, ela também estava descongelando o alimento de Sortudo, o Cachorro Pizza.

Katniss Everdeen

Uma das cenas que melhor definem a forma como o público vê Clint é quando ele e Kate andam pela Times Square e percebem uma garotinha indo tirar fotos com uma mulher fantasiada de Katniss Everdeen, protagonista da franquia Jogos Vorazes. Enquanto esse momento pode ser visto apenas como uma gracinha dos roteiristas, ele tem um significado um pouco mais profundo - especialmente para Hailee Steinfeld.

Acontece que a atriz de Dickinson era uma das finalistas para viver Katniss quando a Lionsgate começou a produzir o filme. Obviamente, o papel ficou com Jennifer Lawrence.

Viúva Negra

Quando decide investigar os planos da Gangue dos Agasalhos, Clint avisa a esposa, Laura (Linda Cardellini), que se deixará ser pego, facilitando sua infiltração na base dos mafiosos. A cara-metade do Gavião Arqueiro então lembra que essa era uma tática muito usada por Natasha. Ela inclusive aparece colocando esse plano em prática em sua primeira cena de Vingadores, quando aparece cercada por gângsters e amarrada em uma cadeira, da qual ela rapidamente se solta após ser contactada por Coulson (Clark Gregg).

Grills

O bombeiro nerd que roubou o traje do Ronin de dentro do apartamento incendiado de Kate também é mais um nome tirado diretamente dos quadrinhos de Fraction e Aja. Nas páginas, ele é um dos moradores do prédio que Clint compra da Gangue de Agasalhos e que, por algum motivo, não consegue acertar o codinome do vingador, chamando-o frequentemente de “Gavião Armeiro”. Para ser justo, Barton também não acerta o nome do vizinho, que na verdade se chama Gil.

Na série, ele é vivido por Clayton English e, por enquanto, só chamou Clint pelo nome certo - e seu nome realmente é Grills.

Detetive Caudle

Outro personagem criado por Fraction, desta vez ao lado de Annie Wu, o detetive Caudle é um dos responsáveis por investigar os vários crimes que acontecem em torno de Kate quando ela passa um tempo em Santa Monica, cidade da Califórnia. Carinhosamente apelidado de “seu poliça” pela heroína, Caudle mostra um verdadeiro incômodo com a maneira debochada da arqueira, mas eventualmente cria uma espécie de carinho por ela.

Em Gavião Arqueiro, o policial faz sua estreia em “Esconde-Esconde”, interpretado por Ivan Mbakop. Mas, por enquanto, não dá para saber se sua aparição é apenas uma piscadela para o público ou se ele terá um papel mais importante nos próximos episódios.

Bishop112012

Como já foi citado acima, nada é aleatório no MCU. Por isso, é pouco surpreendente que o nome de usuário de Kate na empresa de segurança de sua mãe seja “Bishop112012”. Os números atrelados ao login referenciam a primeira aparição da Gaviã - e de Sortudo - na série de Fraction e Aja, que aconteceu em Gavião Arqueiro #4, lançada em novembro de 2012 nos Estados Unidos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.