Filmes

Lista

Desvendado | Pistas da Fase 2 do MCU que vão te surpreender

Confira o segundo episódio da nossa série sobre as fases do Universo Cinematográfico da Marvel

A cozinha
18.09.2020
10h26
Atualizada em
18.09.2020
14h35
Atualizada em 18.09.2020 às 14h35

No primeiro episódio do Desvendado, revelamos todas as pistas que a Fase 1 do MCU deu sobre eventos futuros neste universo. 

A segunda fase conta com ainda mais pistas e muitas delas são bem surpreendentes. Vamos para nosso segundo episódio do Desvendado, nova série do Omelete que vai provar as conexões do Universo Marvel.

Homem de Ferro 3

Foto de Homem de Ferro 3
Divulgação

O filme dos Vingadores foi um dos maiores eventos do cinema e, imediatamente após o longa, nós vimos o fim da trilogia do Homem de Ferro e como ver uma nave alienígena mexeu com a cabeça de Tony Stark. Pela primeira vez, o herói está com medo e sem saber o que fazer para proteger a Terra. Essa é uma sementinha do que veremos pouco depois em A Era de Ultron. A preocupação com as pessoas ao seu redor é o ponto de partida que o faz querer montar uma inteligência artificial que eventualmente iria “aposentar” os Vingadores. 

Homem de Ferro 3 é o longa que mostra toda a obsessão de Tony Stark em melhorar suas armaduras para ser um herói mais eficiente. Em uma das cenas mais interessantes, ele coloca diversos microships em seu corpo para controlar a armadura - algo que, no futuro, vai evoluir para nanotecnologia que aparece em Guerra Infinita

O final do filme, inclusive, é repleto de armaduras, que são um prato cheio para qualquer fã do herói. Mas aqui vamos destacar uma delas: a Mark 38, também conhecida como Igor. Como vimos, o longa conta com alguns protótipos e este é mais um deles. A Mark 38 eventualmente foi atualizada, modernizada e virou a única arma contra o Hulk quando o Gigante Esmeralda perde o controle.

A ligação entre as duas nunca foi propriamente confirmada, mas as semelhanças são inegáveis. É muito provável que a Igor foi a base para algo que ficou muito maior e se transformou na Hulkbuster que vimos em A Era de Ultron. Essas são referências bem interessantes em relação ao futuro do herói, mas o filme também tinha planos para outros personagens do universo de Stark.

No final do longa vemos a Pepper com poderes, mas o mais interessante é que ela coloca a armadura pela primeira vez - deixando claro que ela também pode ser uma heroína. Demoraria alguns anos, mas em Ultimato ela finalmente explorou seu lado heróico e lutou ao lado de Stark na batalha final contra Thanos. Contudo, não foi somente ela que teve uma pista de seu futuro apresentada no longa.

Em uma das cenas, Tony pendura meias de Natal em cima da lareira para as pessoas da casa. Uma delas está pendurada para o Jarvis, que na época era apenas uma inteligência artificial. Contudo, como a gente bem sabe, Jarvis realmente ganhou vida e virou o Visão. É um pequeno detalhe, mas é uma prova de que a Marvel já tinha grandes planos para o personagem no futuro.

Mas Homem de Ferro 3 também teve um ponto polêmico: o vilão Mandarim, que em teoria seria interpretado por Ben Kingsley, na verdade foi revelado como Aldrich Killian, personagem de Guy Pearce. Com a repercussão ruim dessa trama, a Marvel precisou "arrumar a casa" e lançou um curta que será fundamental para o futuro do MCU, chamado de All Hail The King.

Recentemente o estúdio confirmou que o vilão de Shang-Chi será ninguém menos do que o verdadeiro Mandarim, que será interpretado pelo Tony Leung. Ao lançar o curta, é introduzido na história que a organização dos Dez Anéis realmente existe e é muito poderosa. 

Thor: O Mundo Sombrio

Foto de Thor: O Mundo Sombrio
Divulgação

O segundo filme do Deus do Trovão é meio esquecível, mas há alguns pontos da trama que merecem destaque para o futuro do estúdio. O primeiro são as Joias do Infinito. Odin explica a Thor o que é o Éter e cita as joias, deixando claro que há algo mais poderoso do que os heróis conheciam. É algo sutil, que funciona para quem já conhece o conceito das Joias do Infinito, mas faz sentido com muita coisa mostrada posteriormente no MCU.

Outro grande detalhe é o quadro montado pelo Dr. Selvig. Ali tem desde easter eggs de quadrinistas, até pistas sobre futuras dimensões que podem aparecer no MCU. Bora analisar alguns detalhes desse quadro.

Uma das coisas mostradas lá são os nove reinos, incluindo Nidavellir, que aparece em Guerra Infinita. O quadro também mostra outras dimensões importantes, como a Crossroads, em que o Hulk já ficou isolado nos quadrinhos. Além disso temos escrito The Fault, que é o lugar que leva ao Cancerverso, um lugar bizarro que surgiu após a guerra entre os Kree e os Shi'ar. 

Por fim vamos falar do Nexus, uma espécie de portão para todas as realidades. Deixei para falar desse por último, porque Doutor Estranho no Multiverso da Loucura vai precisar ir para outros universos e dimensões, certo? É muito possível que Nexus seja a forma de ele encontrar essas outras realidades. Já guarda esse nome na sua cabeça para a Fase 4 da Marvel. 

Ao final do filme, é mostrado que Loki está no comando de Asgard e as consequências disso são exploradas em Thor: Ragnarok. Além de levar caos para os nove reinos, ele constrói uma estátua de si mesmo, recria sua morte em um teatro que o transforma em herói e seu disfarce só termina quando Thor volta. 

Já a cena pós-créditos tem impacto direto em Guerra Infinita. O Éter é entregue para o Colecionador e, por conta disso, Thanos vai até lá, destrói o local e leva a Gamora consigo. Na época em que foi lançada, a cena fez pouco sentido na cabeça dos fãs, porque ninguém sabia sobre a importância do Colecionador no MCU.

Capitão América 2: O Soldado Invernal

Foto de Capitão América 2: O Soldado Invernal
Divulgação

Capitão América 2: O Soldado Invernal mudou tudo o que conhecíamos até então no MCU. De repente, a HYDRA estava infiltrada na SHIELD, tudo em que o Capitão acreditava era uma mentira e tudo virou de ponta cabeça. Durante suas investigações, Steve Rogers faz um interrogatório e o cara solta alguns nomes importantes, como o de Stephen Strange, o Doutor Estranho.

No longa, o Soldado Invernal/Bucky pega o escudo do Capitão, o que leva os fãs a imaginarem que, em algum momento, ele poderia assumir o manto do personagem. A especulação foi forte porque isso aconteceu nos quadrinhos logo depois da Guerra Civil. Mas, neste caso, a Marvel confundiu os fãs. Ao invés de dar o escudo para Bucky lá no final de Ultimato, o escolhido é Sam Wilson, o Falcão.

O filme também deu pistas para a aparição do Ossos Cruzados (que teve uma participação pequena nos cinemas) e trouxe dois novos heróis: a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio. 

Por mim, a produção mostra que Steve Rogers recebeu um arquivo com todas as informações sobre o Soldado Invernal e Natasha diz para ele ter cuidado. Provavelmente ali estavam descritas todos os crimes cometidos por Bucky, inclusive a morte dos pais de Tony Stark. 

Guardiões da Galáxia

Foto de Guardiões da Galáxia
Divulgação

Depois de uma aventura tão "pé no chão", a Marvel foi para o espaço com o lançamento de Guardiões da Galáxia. Segundo o diretor James Gunn, a Marvel deu carta branca para o longa, exigindo apenas duas cenas importantes de ligação com o universo geral.

A primeira era a participação de Thanos. O longa mostra que o Titã Louco estava em busca da Joias do Infinito e revela que Gamora é sua filha, relação que tem bastante importância em Guerra Infinita, quando ele sacrifica o único ser que amou para obter a Joia da Alma. 

O segundo pedido foi tranquilo: mostrar a origem das Joias do Infinito. Segundo Gunn, ninguém entendia muito bem a importância disso na época, mas há vários detalhes importantes. Além da história das gemas em sim, é mostrado um Celestial, seres que existem há milhares de anos e foram representados na sequência do longa com Ego, o pai de Peter Quill. 

Mas toda a ligação deles com a Terra deve realmente ficar clara em Os Eternos, filme programado para 2021. Nos quadrinhos, os Celestiais são a fonte de toda a vida e são muito importantes para o universo no geral. 

Vingadores: Era de Ultron

Foto de Vingadores: Era de Ultron
Divulgação

O longa que fecha a Fase 2 da Marvel nos cinemas dividiu opiniões na época, mas ganhou muita importância após Guerra Infinita e UltimatoVingadores: Era de Ultron.

Fizemos um vídeo completo sobre a importância deste filme, mas vamos fazer um resumo abaixo.

Em Ultimato, Tony fala sobre seu fracasso em colocar um robô para proteger a Terra, o plano de A Era de Ultron. A visão que Tony tem de todos os heróis mortos é o que leva a seu sacrifício final em Ultimato; já Thor vê o fim de Asgard, que é destruída em Ragnarok.

Já Steve Rogers dança com Peggy Carter. Muitos pensaram que a cena era no passado, mas, na verdade, ele estava vendo o seu futuro. A única personagem que vê seu passado é a Viúva Negra, e isso já deixa pistas que ela não teria um longo futuro pela frente.

Steve Rogers também tenta levantar o Mjolnir, que se mexe de leve e já dá pistas d que todos sabemos: ele é digno. Em Ultimato, quando ele realmente empunha o martelo, o Deus do Trovão já sabia que ele conseguiria. Ao final de Ultron, o Capitão América quase diz a frase clássica: "Avante Vingadores", mas ela só aparece completa em Ultimato.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.