Filmes

Lista

Desvendado | Todas as pistas mostradas Fase 1 do MCU

Entenda como longas sempre foram interligados

Omelete
7 min de leitura
31.08.2020, às 15H43.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H48

O Universo compartilhado da Marvel conta com 23 filmes interligados e não fácil fazer tudo isso ter um sentido. Ao longo de anos, o estúdio colocou diversas pistas do que estava por vir em seus filmes. No entanto, enquanto algumas referências são bem claras, outras são mais sutis e pouca gente percebeu.

Pensando nisso, o Omelete começa hoje (31) o Desvendado, um programa que sobre os detalhes e histórias da cultura pop, que começa falando sobre a Fase 1 do MCU. Nossa ideia é provar como tudo - tudo mesmo - sempre esteve conectado. 

Homem de Ferro

Foto de Homem de Ferro
Divulgação

Logo do primeiro filme do Homem de Ferro há dicas sobre o futuro e a apresentação de mais heróis. E não estamos falando de Capitão América, Thor ou Hulk. A primeira dica foi em relação ao Máquina de Combate.

O longa deixa claro que tinha planos ousados para o Coronel James Rhodes, na época vivido por Terrence Howard. Além de trabalhar de perto com Tony Stark, o filme também deixa subententendido que ele poderia ser um herói.

Em um trecho, Rhodes olha para um protótipo prateado, uniforme que se assemelha muito ao que ele viria a usar no MCU. A única coisa que realmente mudou foi o ator, já que Howard não chegou a um acordo sobre seu contrato e foi substituído por Don Cheadle - que segue no papel até hoje.

O longa também lançou a tradição da cena pós-créditos dos longas do MCU.

O Incrível Hulk

Foto de O Incrível Hulk
Divulgação

Este filme não é um dos mais lembrados do MCU, mas também conta com algumas pistas interessantes, especialmente em relação ao Capitão América. Só teve um problema: a referência principal acabou deletada do filme.

Em uma das cenas iniciais alternativas, Bruce Banner está andando na neve, uma avalanche acontece e, rapidamente, é possível ver o corpo de Steve Rogers. O trecho não foi para o corte final, mas ele não é o único sobre o personagem de Chris Evans.

Na tentativa de criar um soldado capaz de enfrentar o Hulk, o General Thaddeus Ross começa a explicar para o Coronel Blonsky, personagem do Tim Robbins, que existe uma possibilidade baseada em um projeto antigo do governo. Ross explica que há um soro que é uma réplica da fórmula original criada pelo Dr. Abraham Erskine, o mesmo responsável pela fórmula do Super Soldado. 

Como sabemos, o cientista é morto por um espião da Hidra e, com ele, vai o segredo do soro. Por isso, o máximo que o exército consegue fazer é um soro imperfeito que até consegue dar mais força para Blonsky e uma capacidade de recuperação mais rápida, mas aos poucos começa a transformá-lo. Além disso, o soro não é o suficiente para enfrentar o Hulk - o que faz com que ele misture substâncias até se tornar o Abominável. 

O Incrível Hulk também conta com uma cena pós-crédito icônica, com a aparição de Tony Stark. Apesar disso, o conceito em si não foi levado para frente, já que o Hulk teve uma troca de ator de Edward Norton para Mark Ruffalo, e o personagem teve menos espaço na formação dos Vingadores.

Homem de Ferro 2

Foto de Homem de Ferro 2
Divulgação

O longa coloca na tela pela primeira vez diversos heróis reunidos. A promessa de que Rhodes viraria o Máquina de Combate é cumprida, a Viúva Negra faz sua estreia e Nick Fury e a SHIELD ganham mais espaço. Contudo, o segundo filme solo do Homem de Ferro conta com mais pistas do que estava por vir - e algumas delas demoraram anos para acontecer. 

A primeira é a conexão entre Howard, pai de Tony Stark, e o Capitão América, algo explicado melhor no filme do Primeiro Vingador. 

Howard Stark também é o primeiro a dar detalhes sobre a Joia do Espaço, que na época era o Tesseract. Como bem sabemos, o Caveira Vermelha queria utilizar o objeto para dominar o mundo e o Capitão conseguiu tirar a Joia das mãos do vilão. Intrigado pelo poder do objeto, Howard fez alguns rascunhos sobre ele em seu caderno de anotações e Tony passa por ele sem perceber - uma vez que está tentando encontrar um novo elemento para salvar sua vida. 

Outra indicação sobre o futuro do Universo Marvel acontece justamente pouco depois de Tony descobrir um caminho para esse novo elemento. Após ver as pistas que seu pai deixou, ele pede para Jarvis lhe enviar os documentos de projetos antigos: Pegasus, Exodus e Golias. O mais legal é que só descobrimos o que era o tal projeto Golias oito anos depois. 

O projeto Golias que Stark estava procurando era justamente uma iniciativa utilizando as partículas Pym, capazes de aumentar uma pessoa de tamanho. Nós vimos isso acontecer pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil e, mais tarde, em Homem-Formiga e a Vespa.

Há ainda outra referência interessante: em um mapa, a SHIELD indica os locais onde novos heróis podem aparecer. Um deles está na África e é Wakanda, apresentada também em Guerra Civil. Outro ponto interessante ainda pode render para o futuro: há uma bolinha no meio do ar que indica Atlântida, o Reino de Namor, Rei dos Mares da Marvel, que ainda não foi apresentado.

Thor

Foto de Thor
Divulgação

A Marvel expandiu seu universo pela primeira vez com o filme do Deus Nórdico. Com Asgard e os Nove Reinos, tivemos a chance de ver pela primeira vez um mundo além da Terra. Além disso, os mais atentos viram pela primeira vez um dos objetos mais imponentes do Universo: a Manopla do Infinito.

Claro que em Thor: Ragnarok descobrimos que essa é só uma réplica, mas o longa revela pela primeira vez como seria o objeto que iria destruir metade da galáxia.

Quando o Deus do Trovão é banido para Terra, nós também somos apresentados a um outro herói pela primeira vez: o Gavião Arqueiro. O agente está em uma missão pela SHIELD para proteger o Mjolnir e quase acerta uma flecha em seu futuro companheiro de Vingadores - uma flecha que poderia ser mortal, uma vez que ele estava sem seus poderes. 

Thor, como sabemos, eventualmente recupera seus poderes e acredita que Loki morreu após cair da Bifrost. Porém, descobrimos na cena pós-crédito descobrimos que ele segue vivo. A cena tem ligação direta com o início do primeiro filme dos Vingadores. Porém, é impossível fazer um longa dos heróis sem seu líder: o Capitão América.

 

Capitão América: O Primeiro Vingador

Foto de Capitão América: O Primeiro Vingador
Divulgação

Como vimos, o Capitão América está presente nesse universo há algum tempo e em seu filme podemos entender melhor o Soro do Super Soldado, quem é a HIDRA e o verdadeiro poder do Tesseract - que será muito importante em Os Vingadores. Acima de tudo, vimos também como ele ganhou seu escudo e do que ele é feito. 

Como se passa na Segunda Guerra Mundial, o longa não apresenta outros heróis, apenas reforça a amizade de Steve com Bucky - que será melhor explorada em Soldado Invernal - e deixa um gancho que será respondido apenas em Ultimato. 

Ao jogar o avião na água, o Capitão ficou congelado por 70 anos e voltou para liderar o primeiro grande evento cinematográfico da Marvel.

 

The Avengers: Os Vingadores

Foto de The Avengers: Os Vingadores
Divulgação

Aqui nós temos toda a conclusão da primeira fase da Marvel. Os heróis finalmente reunidos lutando contra um inimigo comum e salvando o mundo na batalha de Nova York. Mesmo sendo o final de uma jornada, o longa ainda apresenta algumas pistas do futuro. Lembra que o Tony Stark tinha pedido mais detalhes do Projeto Pegasus lá no Homem de Ferro 2? Então, aqui ele recebe todo o estudo desse projeto que envolvia o Tesseract e, mais tarde, descobrimos que a grande cabeça desse experimento era uma kree chamada Mar-vell. 

Em Capitã Marvel descobrimos que Mar-Vell estudou o Tesseract durante os anos 80 disfarçada de Wendy Lawson. Ela queria criar um a velocidade da luz para tentar acabar com a guerra Kree-Skrull. Seu estudo com o Tesseract que deu poderes para Carol Denvers. É claro que os Vingadores não sabiam da existência da heroína - menos Nick Fury - mas tiveram acesso ao projeto que ela participou. 

Em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, o discurso de Tony Stark para Loki feito neste primeiro longa se torna realidade. Primeiro Loki “rouba” a frase "nós temos um Hulk" e, mais tarde, vemos metade da população mundial ser eliminada. Os heróis viram a Terra ser derrotada pela primeira vez, mas conseguiram se vingar de Thanos eliminando o vilão - que, aliás, é justamente a última pista da primeira fase da Marvel.

Ali vimos pela primeira vez a grande ameaça que fecharia as primeiras três fases do Universo Marvel. Fica claro que o estúdio ainda não tinha ideia de como trabalharia o vilão - uma vez que a frase "cortejar a morte" é uma referência direta ao clássico Desafio Infinito onde Thanos desafia todo o universo para ganhar a atenção da morte. Porém, os planos de usá-lo já estavam ali.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.