Marvel Studios/Divulgação

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Notícia

Primeiras críticas de Shang-Chi descrevem "mais um acerto da Marvel"; confira

Título estrelado pelo primeiro herói asiático do MCU estreia dia 2 de setembro nos cinemas

Flávio Pinto
23.08.2021
15h24

O dia D está chegando para o mundo interior conferir Shang-Chi e a Lenda dos Dez AnéisO antecipado longa da MCU estrelado por Simu Liu na figura do primeiro herói asiático da Marvel chega aos cinemas no dia 2 de setembro. No entanto, os principais críticos americanos já tiveram a oportunidade de conferir o título e, ao que indica, a produção é mais um acerto do estúdio por trás das HQs — e de Kevin Feige

Joshua Rivera, do site Polygon, não titubeou e foi bastante ousado ao falar sobre a produção. Para ele, o filme é revigorante o suficiente por não se preocupar com os detalhes da construção do universo como um todo. “Em vez disso, ele se concentra em contar uma história extremamente pessoal que também sugere coisas interessantes sobre o futuro dos filmes da Marvel”, escreve.

A ideia sobre o futuro das produções da Marvel para o cinema também é sugerida por Nick Allen, do site Roger Ebert, que percebe como a atração dirigida por Destin Daniel Cretton “se encaixa na embalagem da Marvel à sua própria maneira, mas tem uma imensa emoção da qual outros filmes MCU, filmes de super-heróis e filmes de ação em geral deveriam tomar notas”. 

Espaço para representatividade

Uma das grandes oportunidades que Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis não poderia deixar de cumprir, era o de dar bons papeis para atores e atrizes asiáticos, neste que é o primeiro longa-metragem da Marvel estrelado por um ator natural do continente. Para Laura Sirikul, da Empire, a produção atinge com muita maestria a função. 

Marvel Studios/Divulgação
Marvel Studios/Divulgação

Shang-Chi se destaca como uma história sobre a família e como ela pode ser distorcida pela dor. Simu Liu, Awkwafina e Tony Leung dão vida a personagens multifacetados e, apesar dos problemas de ritmo, é um passo extremamente divertido na direção certa para a representação asiática”, escreveu.

Embora muitas das críticas estejam bastante elogiosas, ainda há espaços para comentários nem tão generosos assim.

Por exemplo, o crítico da Slant Magazine, Jake Cole, detonou o filme, descrevendo-o como a epítome da síndrome do impostor de ‘garoto talentoso’ como tantos outros heróis MCU que duvidam de si mesmo antes dele”. Já Peter Bradshaw, do The Guardian, escreveu que Shang-Chi “é tão estereotipada que chega a ser um pouco óbvio”.

Até o momento, nos dois maiores sites que compilam opiniões de inúmeros críticos, o Rotten Tomatoes e o MetacriticShang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis conta com as médias 93% e 70, respectivamente. Lembrando que cada um dos sites conta com um sistema próprio para avaliar os textos, e possui uma curadoria interna que seleciona quais sites ou publicações farão parte da avaliação de um produto. 

O novo filme do Marvel Studios mostrará Shang-Chi encarando suas origens como filho e herdeiro do verdadeiro Mandarim, líder da poderosa organização criminosa Os Dez Anéis, e sendo confrontado com a escolha de seguir os passos do pai ou romper com tudo e tornar-se um herói.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem, além de Simu Liu como protagonista, o roteiro escrito por Dave Callaham (Mulher-Maravilha 1984), e a direção nas mãos de Destin Daniel Cretton (O Castelo de Vidro). AwkwafinaTony Leung Michelle Yeoh também estão no elenco.

Shang-Chi, ao contrário de produções como Cruella e Viúva Negra, não será disponibilizado no Premier Access do streaming da Disney ao mesmo tempo em que chegar aos cinemas — um movimento que já estava planejado pela empresa.

Veja o trailer da produção:

 

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.