Séries e TV

Lista

Cavaleiro da Lua | 9 momentos para prestar atenção no trailer

Nova série da Marvel no Disney+ estreia em março

Mariana Canhisares
18.01.2022, às 11H43
ATUALIZADA EM 18.01.2022, ÀS 12H57
ATUALIZADA EM 18.01.2022, ÀS 12H57

O Marvel Studios revelou um trailer completo do seu próximo lançamento, a série do Cavaleiro da Lua, na última segunda-feira (17). Embora a prévia tenha quase dois minutos, há muitos mistérios em volta da produção protagonizada por Oscar Isaac.

Enquanto a estreia, marcada para 30 de março, não vem, desvendamos os principais detalhes da prévia para você se preparar. Confira:

SONHO OU REALIDADE?

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

O protagonista da nova série da Marvel definitivamente não é dos narradores mais confiáveis, e ele mesmo reconhece isso ao afirmar que é incapaz de distinguir seus sonhos da realidade. Essa incerteza é um traço clássico do personagem e sempre deixa o leitor se questionando se ele de fato recebeu poderes do Khonshu, o Deus da Lua, ou se ele é só louco. No trailer, essa dinâmica se materializa de duas formas: na trilha e nos reflexos.

A música que embala a prévia é “Day ‘n’ Nite”, do Kid Cudi, que pelo título já sugere essa dualidade -- senão entre sonho e realidade, ao menos entre as vidas que o herói leva de dia e de noite. Já os reflexos funcionam como um interessante jogo de perspectiva. Em alguns momentos, o personagem de Oscar Isaac encara a si mesmo e soca o espelho, como se enfrentasse suas demais personalidades. Em outros, você simplesmente pode ver como coexistem nele ao menos três versões. Mas quem são elas?

ESTE É O STEVEN…

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

A prévia apresenta de fato apenas Steven -- possivelmente, Steven Grant, como é seu nome nos quadrinhos. Mas, enquanto nas páginas da Marvel Comics ele é caracterizado como um milionário, que usa suas riquezas para investir em tecnologia para suas missões como vigilante, aqui ele é um zé ninguém. Ele mora no que parece ser um apartamento de um cômodo em Londres, trabalha em um museu e sofre intensamente com noites de insônia.

Steven não confia em si mesmo e, além de um app para monitorar seu sono, ele se prende na cama com um cabo de aço e um cadeado. Ainda assim, a prévia sugere que ele dorme de um jeito (camiseta de manga curta branca) e acorda de outro (camiseta de manga longa azul). É evidente que essa sequência pode ser uma edição específica para o trailer, mas ela resume muito bem o caos e o medo que Steven sente diariamente, e sua completa falta de controle.

Outro detalhe importante de se atentar é seu sotaque: enquanto Steven, o protagonista é britânico. Essa informação é relevante, porque nem todas as suas personalidades são londrinas...

E EXISTE UM MARC SPECTOR…

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

Em determinado momento do trailer, porém, Steven encontra uma chave e um celular tocando. Ao atendê-lo, uma mulher do outro lado da linha diz: "você está vivo! O que há de errado com você, Marc?". Essa mínima interação já revela duas informações: 1) uma das personalidades de Steven atende por outro nome e 2) ele esteve em uma situação de risco, que até aqui nem ele, nem os espectadores tinham ciência.

Pois bem, Marc é ninguém menos que o americano Marc Spector, a personalidade dominante do personagem nas HQs. Com um passado militar, ele eventualmente se torna um mercenário e passa a realizar trabalhos ao redor do mundo, inclusive no Egito. É lá que ele é abandonado para morrer nas redondezas do templo do Deus da Lua, Khonshu. Os locais o encontraram e colocaram ao pé da estátua da divindade, que lhe fez uma proposta: ele poderia viver se se tornasse um receptáculo para Khonshu.

VISLUMBRES DA ORIGEM

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

O trailer parece oferecer uns vislumbres desse passado desconhecido pelo próprio Steven. Com o cabelo mais curto e as olheiras menos aparentes, pode-se ver Oscar Isaac no que parece ser uma construção antiga, logo depois das pirâmides ganharem bastante destaque na prévia. Vale notar que ele olha para cima, para algo ou alguém que está acima da sua cabeça -- talvez a estátua de Khonshu?

O Egito Antigo também está simbolizado em diferentes takes no museu, seja nos banners da exposição em cartaz, seja com os objetos e as múmias exibidos no edifício. Ou seja, de alguma forma a origem clássica do personagem vai encontrar espaço na tela.

KHONSHU, O DEUS DA LUA

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

É claro que, se tratando do Cavaleiro da Lua, não dá para ter certeza se isso de fato aconteceu, ou se não passa de criações da sua cabeça. Ao menos na prévia, Steven parece ter suprimido essa experiência, tanto é que se assusta muito quando Khonshu aparece para ele num corredor. Quer dizer, quando ele acha que viu a divindade, porque era só uma senhora, né? Bom, quem sabe de verdade? Fato é que o visual do Deus da Lua é muito fiel aos quadrinhos, o que parece ser um bom presságio para os leitores.

VEIO AÍ O CAVALEIRO DA LUA

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

Se tudo isso existe de verdade ou não parece fazer pouca diferença, porque Steven enxerga alguma realidade nisso e eventualmente se transforma no Cavaleiro da Lua. O visual do personagem também está muito parecido com o que se viu nos quadrinhos, isto é, uma roupa meio acinzentada, com direito a capuz, capa e o rosto todo coberto por faixas -- e a Lua aparecendo com destaque no seu peito. Mas, mesmo sem o traje, é possível ver que a sombra do personagem por vezes toma a forma de uma Lua.

Enquanto recebe (ou acha que recebe) Khonshu, toda a miudeza de Steven vai embora e ele não tem nenhuma misericórdia da criatura que está socando no banheiro do museu. Mais que encontrar justificativa na sua instabilidade psicológica, essa troca também tem lastro nos quadrinhos, já que o Deus da Lua o concedeu superforça, resistência e reflexos aguçados -- habilidades estas, vale dizer, cuja intensidade varia conforme as fases da Lua.

MAS CADÊ O JAKE LOCKLEY?

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

Além de Marc Spector e Steven Grant, o personagem tem mais uma personalidade importante nos quadrinhos. Trata-se de Jake Lockley, um taxista que conhece as ruas da cidade como uma pessoa comum. Essa figura, porém, está ausente no trailer, e sequer é citada na sinopse. Ele estará de fora da série? Por enquanto, é difícil saber com certeza, mas faria sentido que esse fosse o caso, considerando que, pela prévia, Steven não é milionário, como nos quadrinhos, mas sim mais pé no chão.

QUEM É O VILÃO?

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

O personagem de Ethan Hawke, embora apareça no trailer, segue como uma figura cheia de segredos. O ator já tinha declarado que uma de suas inspirações era o líder de culto David Koresh, e a prévia deixa bem claro o motivo, já que pessoas se ajoelham à sua volta e o cultuam como uma figura divina. No entanto, sua identidade não é mencionada em nenhum momento.

Rumores apontam que ele poderia ser o Rei Solar (King Sun, no original), personagem capaz de criar fogo que foi apresentado nas HQs em 2017. À princípio, a figura parece criar um contraste interessante com a frieza do personagem-título, mas talvez este não seja o caso. Fãs notaram, na legenda, que o personagem de Hawke é identificado como Arthur Harrow, um cientista que por meios, digamos, muito questionáveis faz experimentos para descobrir como tornar as pessoas imunes à dor. Não há nada na prévia, porém, que sugira essa inclinação "acadêmica". 

Logo, tudo o que se pode tirar do trailer mesmo é que ele quer ver Steven/Marc abraçando seu caos interior.

CONEXÃO COM ETERNOS?

Cavaleiro da Lua/Marvel Studios/Reprodução

À primeira vista, não há nada que conecte Cavaleiro da Lua com o restante do MCU. Entretanto, Steven/Marc está em Londres, trabalhando em museus, assim como a Eterna Sersi (Gemma Chan) e o Cavaleiro Negro em formação, Dane Whitman (Kit Harington). Enquanto a líder da nova equipe da Casa das Ideias foi sequestrada pelos Celestiais ao final do filme, o professor Whitman segue em terra firme, continuando suas descobertas sobre o passado da sua família. Seria possível que, um dia, os dois personagens se encontrassem? Se não colocar os dois frente a frente, não parece improvável que algum elemento de cena, como a própria Espada de Ébano, apareça no cenário, dando a entender que ambos coexistem na mesma cidade -- e, obviamente, instigando a nossa curiosidade.

BÔNUS: PRIMEIRA LUA CHEIA

Marvel Comics/Reprodução

Este é um detalhe interessante que não está propriamente no trailer, mas na escolha da sua data de lançamento. Na última segunda-feira (17), tivemos a primeira Lua cheia de 2022, também apelidada de Lua do Lobo. E sabe quem fez sua estreia nos quadrinhos em uma HQ do Lobisomem? Ele mesmo, o Cavaleiro da Lua! O personagem, criado por Doug Moench e Don Perlin, aparece na edição 32 de Werewolf by Night, de agosto de 1975.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.