Quem é Cavaleiro da Lua, o herói perturbado da Marvel

Créditos da imagem: Marvel/Reprodução

HQ/Livros

Artigo

Quem é Cavaleiro da Lua, o herói perturbado da Marvel

Personagem vai ganhar série no Disney+, serviço de streaming da Marvel

Natália Bridi
24.08.2019
13h05
Atualizada em
24.08.2019
13h56
Atualizada em 24.08.2019 às 13h56

O Cavaleiro da Lua (Moon Knight) vai ganhar uma série pelo Disney+. Criado por Doug Moench e Don Perlin, o personagem apareceu pela primeira vez na edição 32 de Werewolf by Night, em agosto de 1975. 

Reprodução

Nos quadrinhos, Marc Spector é um antigo militar, filho de um rabino, que decide usar suas habilidades para virar um mercenário. Sua vida muda completamente quando, numa missão no Egito, ele recebe a visita do deus Khonshu, que o transforma no Cavaleiro da Lua, um avatar da divindade egípcia. 

Ele retorna para os EUA decidido a combater o crime. Spector investe o dinheiro que recebeu como mercenário e desenvolve uma pequena fortuna. Para se distanciar do seu passado, ele cria a identidade do milionário Steven Grant e desenvolve uma armadura tecnológica para o seu lado heróico. Ao mesmo tempo, para manter seu contato com as ruas, ele também circula como o taxista Jake Lockley. 

No arco publicado entre 2011 e 2012, Spector trabalha em uma série de TV  chamada “Lendas de Khonshu”, baseada na sua origem como herói, e desenvolve três novas personalidades baseadas em Homem-Aranha, Wolverine e Capitão América, que passam a guiá-lo. Essa troca de personalidades é constante na história do personagem, também conhecido por sua instabilidade mental. No arco da fase All-New, All-Different Marvel, de 2016, escrito por Jeff Lemire e desenhado por Greg Smallwood, Marc Specter acorda em uma hospital psiquiátrico sem lembrança do seu passado ou de como chegou lá. 

Poderes 

Khonshu deu a Spector superforça, resistência e reflexos que são reforçados conforme as fases da Lua. Durante a Lua Cheia ele chega ao seu potencial máximo, mas mesmo durante a Lua Nova ele pode erguer centenas de quilos. Ainda assim, não se sabe o quanto dos seus poderes são provenientes de Khonshu e o quanto são resultado de auto-hipnose e da sua instabilidade psicológica.  

Comparação com Batman

Por se tratar um personagem com recursos financeiros e que faz bastante uso da tecnologia, Moon Knight já foi comparado inúmeras vezes ao Homem-Morcego. Porém, como explica Charlie Huston, roteirista do relançamento do personagem em 2006, as semelhanças param por aí. A presença de múltiplas personalidades, e também as suas habilidades sobrehumanas, já bastam para diferenciar o Cavaleiro da Lua do Cavaleiro das Trevas. 

A série do Cavaleiro da Lua foi anunciada ao lado de Ms. Marvel e She-Hulk e ainda não tem data para estrear no Disney+.