Brie Larson, Teyonah Parris e Iman Vellani em As Marvels

Créditos da imagem: As Marvels/Marvel Studios/Reprodução

Filmes

Lista

O que você precisa lembrar antes de As Marvels?

Longa dá continuidade a pelo menos três produções do MCU

Omelete
7 min de leitura
13.11.2023, às 11H15.

Diferentemente do que se tornou norma no MCU, As Marvels é um filme que dá conta de se sustentar por conta própria, sem a obrigação de assistir esta ou aquela produção antes para compreender a história — e olha que o longa continua as histórias de três personagens bem diferentes, Carol Danvers (Brie Larson), Monica Rambeau (Teyonah Parris) e Kamala Khan (Iman Vellani). Ainda assim, se você quiser ter algumas informações frescas na memória antes de conferi-lo no cinema, reunimos alguns pontos importantes para que você não perca nada nessa nova aventura.

QUEM É A CAPITÃ MARVEL?

Brie Larson em As Marvels
As Marvels/Marvel Studios/Reprodução

Introdução ao MCU: Capitã Marvel (2019)
Última aparição: Ms. Marvel (2022)
Esteve presente em: Capitã Marvel (2019), Vingadores: Ultimato (2019), Shang-Chi (2021), Ms. Marvel (2022), As Marvels (2023)

Carol Danvers era uma piloto da Força Aérea americana quando, de repente, se viu no meio de um conflito entre Krees e Skrulls, duas raças alienígenas que nunca sequer tinha ouvido falar. Tentando salvar sua mentora (Annette Bening), ela foi exposta à energia do Tesseract vinda da explosão de um reator. Ela ganhou poderes, mas por pouco não sobreviveu. Quem a salvou foi o vilão Yon-Rogg (Jude Law), que doou sangue Kree para a heroína com o interesse de usá-la como uma arma de dominação do império. Por isso, para garantir sua colaboração, ele apagou sua memória.

Carol eventualmente descobre que foi enganada, mas nunca recupera por completo suas lembranças. Ao lado de um ainda inexperiente Nick Fury (Samuel L. Jackson), ela derrota seus agressores e jura que encontrará um novo lar para Skrulls, algo que nunca se concretiza. Ainda assim, a Capitã Marvel se torna uma guardiã da galáxia, atuando em diferentes conflitos, inclusive como importante aliada na luta contra Thanos (Josh Brolin) em Vingadores: Ultimato

Admirada pelos demais heróis, ela é consultada em momentos relevantes, como quando os Dez Aneis de Shang-Chi (Simu Liu) são descobertos pelo Wong (Benedict Wong). Porém, ela prefere a solidão a se aliar com outras pessoas.

QUEM É MONICA RAMBEAU?

Teyonah Parris em As Marvels
As Marvels/Marvel Studios/Reprodução

Introdução ao MCU: Capitã Marvel (2019)
Última aparição: WandaVision (2021)
Esteve presente em: Capitã Marvel (2019), WandaVision (2021), As Marvels (2023)

Filha da piloto Maria Rambeau (Lashana Lynch), a melhor amiga de Carol Danvers, Monica viu a “tia” partir para o espaço nos anos 1990 em busca de um lar para os Skrulls, acreditando na promessa de que um dia ela voltaria para casa. No entanto, conforme os anos passaram, a admiração pela adorada Capitã Marvel deu lugar para um ressentimento, principalmente por não entender o que a impedia de estar presente com as pessoas que amava. 

Determinada a seguir os passos da mãe, Monica deixou o apelido Tenente Encrenca para trás e se tornou uma capitã na E.S.P.A.D.A.. Sua ascensão profissional impressionante, no entanto, foi interrompida pelo Blip, que vitimou Monica e a impediu, inclusive, de estar do lado de Maria quando esta morreu por complicações de um câncer. 

Cinco anos depois, Monica voltou à vida e ao trabalho, participando dos esforços para investigar os estranhos eventos em Westview, cidadezinha dominada pela enlutada Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen). Na tentativa de atravessar uma barreira energética criada por Wanda, a capitã desenvolveu poderes e se provou central para a resolução do conflito. Como consequência do seu desempenho, Nick Fury a convocou para o espaço para ajudá-lo a estudar uma anomalia, onde Monica é primeiro vista em As Marvels.

QUEM É MS. MARVEL?

Iman Vellani em As Marvels
As Marvels/Marvel Studios/Reprodução

Introdução ao MCU: Ms. Marvel (2022)
Última aparição: Ms. Marvel (2022)
Esteve presente em: …Ms. Marvel (2022), As Marvels (2023)

O quarto de Kamala Khan não deixa brecha para dúvidas: ela é obcecada pela Capitã Marvel. Por isso, quando sua avó Aisha envia para ela um bracelete que lhe dá habilidades especiais, não é preciso muito esforço para imaginar sua empolgação. É claro que com grandes poderes vem todo tipo de confusão, e a adolescente passa a ser perseguida por um grupo chamado Clandestinos, que queria romper as barreiras entre a Terra e a Dimensão Noor, além do Departamento de Controle de Danos, burocratas cuja função é reparar os danos causados por vilões e heróis.

Kamala por fim aprende a controlar seus poderes e derrota todos seus adversários, conforme compreende melhor também a história da sua família. O êxito a leva a adotar o apelido Ms. Marvel, em homenagem a Carol, assim como a descobrir que há uma mutação no seu DNA — uma das primeiras sugestões aos X-Men na Saga do Multiverso.

Porém, quando estava encontrando um novo tipo de normalidade para sua vida, seu bracelete se acende de repente e, sem explicação, a manda para o espaço. No seu lugar, surge ninguém mais, ninguém menos que Carol Danvers.

A MANIA DE DOMINAÇÃO DOS KREE

Zawe Ashton em As Marvels
As Marvels/Marvel Studios/Reprodução

Desde o primeiro Guardiões da Galáxia, quando o MCU apresentou Ronan, o Acusador (Lee Pace), os Kree foram vistos como um povo autoritário com ambições de ampliar seu domínio para além de Hala — descrição frisada também pela história de origem de Carol Danvers. Em As Marvels, no entanto, o que antes era um império imponente e praticamente invencível revela uma nova faceta: a decadência. E é esta realidade que motiva a nova vilã do MCU, Dar-Benn (Zawe Ashton).

EXISTEM OUTROS REFÚGIOS DOS SKRULL NA GALÁXIA…

No geral, Invasão Secreta não tem qualquer influência nos eventos de As Marvels, muito embora o longa acompanhe Nick Fury imediatamente após esta crise na Terra. A única informação relevante sobre a situação dos Skrulls que é digna de nota é o fato de que existem outros refúgios na galáxia. Na série, em uma cena ambientada em 1995, Talos (Ben Mendelsohn) menciona o imperador Dro'ge (Gary Lewis) como o líder de outra colônia Skrull. Este nome é relevante porque, em As Marvels, os fãs têm a chance de conhecê-lo, assim como a população que ele governa em Tarnax IV. 

O MULTIVERSO É UMA REALIDADE

Owen Wilson e Wunmi Mosaku em Loki
Loki/Marvel Studios/Reprodução

Depois de tantas produções na TV e no cinema falando sobre o multiverso, explicar que coexistem diferentes universos no MCU pode ser redundante. No entanto, esta lembrança é relevante para compreender a ameaça que Carol, Monica e Kamala tentam combater em As Marvels. Isso porque, conforme Dar-Benn executa seu plano, ela aumenta as chances de uma fissura entre realidades. Para bom entendedor, meia palavra basta…

QUEM É VALQUÍRIA?

Tessa Thompson em As Marvels
As Marvels/Marvel Studios/Reprodução

Introdução ao MCU: Thor: Ragnarok (2017) 
Última aparição: Thor: Amor e Trovão (2022)
Esteve presente em: Thor: Ragnarok (2017), Vingadores: Ultimato (2019), Thor: Amor e Trovão (2022), As Marvels (2023)

Valquíria (Tessa Thompson) é, hoje, a rei de Nova Asgard, nação na Terra onde vivem os sobreviventes do ataque de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. A chefe de Estado deixou, portanto, de ser o braço direito de Thor (Chris Hemsworth) e se tornou uma verdadeira líder do país, com autonomia para tomar decisões e governar como bem entender.

Este, no entanto, não é seu primeiro cargo de liderança. Na realidade, a heroína comandou o exército de Valquírias de Asgard durante muito tempo até que uma derrota a levou ao exílio e ao alcoolismo. Em Sakaar, ela encontrou um novo lar, trabalhando como um caçadora de recompensas, onde não só conheceu Thor, como também Loki (Tom Hiddleston) e Hulk (Mark Ruffalo). 

Juntos, como uma equipe improvisada, eles derrotaram Hela (Cate Blanchett) e Valquíria retomou sua confiança como guerreira, assim como quebrou seu hábito de isolamento. Não à toa, ela esteve na revanche contra Thanos, em Vingadores: Ultimato, onde conheceu e lutou lado a lado com Carol Danvers.

QUEM É KATE BISHOP?

Hailee Steinfeld em Gavião Arqueiro
Gavião Arqueiro/Marvel Studios/Reprodução

Introdução ao MCU: Gavião Arqueiro (2021)
Última aparição: Gavião Arqueiro (2021)
Esteve presente em: …Gavião Arqueiro (2021)

Uma das adições mais recentes do MCU, Kate Bishop (Hailee Steinfeld) fez sua estreia no universo compartilhado da Casa das Ideias em Gavião Arqueiro. Pupila de Clint Barton (Jeremy Renner) — embora, vale notar, a contragosto do Vingador veterano —, Kate se mostrou uma exímia arqueira conforme enfrentou a Gangue dos Agasalhos, Eco (Alaqua Cox), o Rei do Crime (Vincent D'Onofrio), Yelena (Florence Pugh) e até sua mãe Eleanor Bishop (Vera Farmiga), que se revelou diretamente envolvida nos crimes da temporada. 

Como Kamala, Kate é uma grande entusiasta dos Vingadores, mas seu herói preferido é bastante claro — e, honestamente, não tinha como ser diferente. Afinal, o Gavião Arqueiro foi responsável por salvar sua vida na Batalha de Nova York, em 2012, o que fez deste reencontro casual na série uma verdadeira realização para a jovem. Ainda que tenha aprendido muito lutando lado a lado com Clint, Kate também ainda tem muito a aprender sobre o que é ser uma heroína.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.