Sand Land (Reprodução/YouTube)

Créditos da imagem: Sand Land (Reprodução/YouTube)

Mangás e Animes

Artigo

Sand Land mistura Duna e Mad Max com tempero de Akira Toriyama

Nos dois primeiros episódios, série cativa pela inocência de seus protagonistas

Omelete
2 min de leitura
Pedrinho
25.03.2024, às 15H16.

Quando pensamos em histórias pós-apocalípticas, as referências que vêm à cabeça são histórias dramáticas e ferozes, que exigem certa superação de seus protagonistas. Porém, quando vemos Sand Land, adaptação do mangá de Akira Toriyama, percebemos que esse estilo pode ser explorado de um modo completamente diferente.

Em Sand Land conhecemos um mundo devastado pela seca, onde humanos e demônios sofrem juntos pela falta de água potável, enquanto uma enorme fonte de água doce é controlada por um rei ganancioso, que vende cada litro por uma verdadeira fortuna. Em busca de uma forma de sobreviver, o xerife humano Rao se alia a Beelzebub, o príncipe dos demônios. Juntos, eles cruzam o deserto em busca de uma lendária fonte de água limpa.

A história de Toriyama, como sempre, é recheada de bom humor e personagens despojados. O mangaká, considerado o pai do shonen moderno, inverte a mística ao redor dos demônios e os transforma em criaturinhas engraçadas e sapecas. No caso de Beelzebub, por exemplo, sua maior maldade é dormir sem escovar os dentes e furtar algumas garrafinhas d’água dos humanos para salvar seus súditos.

Essa galhofa organizada faz de Sand Land uma história saborosa de acompanhar, especialmente quando lembramos que ela conta com apenas sete episódios, ou seja, curta o bastante para não desperdiçar seu tempo mesmo que você acabe não gostando. O anime ainda traz consigo muitos elementos presentes em obras consagradas da cultura pop mundial, como Duna e Mad Max, como monstros da areia, monopólio de recursos e uma busca incessante por uma riqueza natural do deserto.

Mas, para muito além disso, o anime marca o legado deixado por seu autor. Toriyama, que morreu em 1º de março, deixou uma marca no coração de toda uma geração. Suas histórias simples e cativantes dominam até hoje o imaginário de milhões de fãs por todo o planeta, e a adaptação animada de Sand Land é uma nova forma de apreciar isso e louvar a memória do artista.

Carismático e surreal, o novo anime de Akira Toriyama mostra a versatilidade do mangaká, que apesar de ser amplamente conhecido por seu trabalho em Dragon Ball, deixou uma herança para os fãs que vai muito além. Ao misturar debates sérios e reais sobre a vida humana em uma história deliciosamente infantil, Toriyama cria uma experiência de aprendizagem que diverte todos os públicos.

Sand Land está completo no catálogo do Star+.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.