Jujutsu Kaisen (Reprodução)

Créditos da imagem: Jujutsu Kaisen (Reprodução)

Mangás e Animes

Artigo

Guia de Jujutsu Kaisen | O que é e como funciona a energia amaldiçoada no anime

Anime é um dos maiores fenômenos de sua geração, e história ainda não encontrou um desfecho

Omelete
3 min de leitura
16.02.2024, às 18H39.

Como em quase todo anime de lutinha, Jujutsu Kaisen tem seu próprio sistema de poder sobrenatural. Em vez de chacra, nen ou ki, em Jujutsu temos a energia amaldiçoada. Escrito como uma história de terror, o anime reforça o poder dos sentimentos ruins na relação entre o mundo humano e o sobrenatural. Aqui vamos explicar como esse complexo sistema de poder age na história.

No anime, conhecemos o protagonista Itadori Yuuji, um estudante do colegial com uma capacidade física única, que tem como rotina visitar seu avô que está hospitalizado. Porém, um dia, o selo de um “objeto amaldiçoado” escondido em sua escola é rompido, fazendo surgir criaturas assustadoras. Para salvar seus colegas, ele parte em direção ao colégio, quando algo inesperado acontece: ele precisa comer o tal objeto amaldiçoado para ganhar poder e derrotar os monstros.

Como explica o Guia Oficial de Jujutsu Kaisen, do mangaká Gege Akutami, a energia amaldiçoada nada mais é do que a manifestação dos sentimentos negativos dos seres humanos, porém, nem todo humano possui energia amaldiçoada. Quem possui energia amaldiçoada e sabe controlá-la é chamado de feiticeiro Jujutsu. O treinamento para dominar essa força e se tornar um feiticeiro consiste em extrair a energia a partir de fagulhas de sentimento, seja ele raiva, ódio ou inveja — vale notar que um desequilíbrio emocional pode acarretar um desperdício de energia. Após dominar essa técnica, o personagem pode utilizar esse poder para lançar vários tipos de feitiço, como regeneração de membros, ou ataque. Outros usos comuns são na criação de selos de proteção e objetos amaldiçoados, que tiveram energia amaldiçoada imbuída por um feiticeiro.

Os feitiços variam muito entre si, mas basicamente eles são a aplicação da energia amaldiçoada na vontade do usuário. Como explica Akutami, muitos feiticeiros possuem feitiços gravados em seus corpos no momento do nascimento, ou seja, as técnicas que eles possuem são pré-determinadas. Em muitos casos, essas habilidades são herdadas entre membros do mesmo clã. Essas habilidades são chamadas de Feitiço Inato e são transmitidas por consanguinidade. Por não haver garantia de que todos os filhos receberão os dons, aqueles que conseguem geralmente assumem posições de liderança dentro do clã.

Para ampliar o poder desses feitiços, o usuário pode realizar um contrato de restrição. Por exemplo, revelar o segredo da própria habilidade durante o combate dá uma vantagem para o inimigo e isso é considerado um contrato. O feiticeiro que revela os detalhes de seu feitiço tem suas habilidades ampliadas durante o combate. Outro exemplo são as autorrestrições, que podem envolver qualquer coisa, como lutar vendado, rezar entre cada ataque ou não poder atacar o inimigo fora de determinada área. Quando um feiticeiro faz essa escolha, ele também é beneficiado com mais energia amaldiçoada. A pena por quebrar um desses contratos ou restrições é controlada pelo próprio “contrato” e pode causar danos incomensuráveis.

Um feiticeiro Jujutsu que atinge seu auge pode utilizar uma expansão de domínio, habilidade mais poderosa do universo Jujutsu. Essa técnica coloca o feiticeiro e seus adversários em uma redoma de energia amaldiçoada onde o feitiço do usuário é amplificado diversas vezes. Com ele ativado, os ataques de quem o invocou ganham precisão absoluta. Visualmente, o interior da barreira do domínio é um reflexo da psique do feiticeiro. É impossível escapar de um domínio, mas ele pode ser facilmente invadido. Apesar de ser considerada a técnica suprema do jujutsu, a expansão de domínio possui algumas desvantagens, como um enorme consumo de energia e a dificuldade de lançar feitiços.

Uma obra curta e complexa, Jujutsu Kaisen é um dos animes mais populares da atual geração. Com duas temporadas e um filme, a franquia segue em desenvolvimento no anime, disponível na Crunchyroll, e no mangá, publicado pela editora Panini.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.