Digimon | Todas as temporadas e onde assistir a cada uma delas
Conheça mais sobre os subtítulos de uma das franquias mais populares dos animes
Créditos da imagem: Divulgação
Quem já acompanhava animes no início do milênio certamente tem um lugar mais que especial para Digimon em sua memória afetiva.
A saga infanto-juvenil foi lançada por aqui no ano 2000, através da Globo, e não demorou a conquistar um robusto fandom – boa parte dele “emprestado” de outro grande sucesso, Pokémon, já consolidado entre os otakus mirins daquela época.
De lá para cá, a série foi ganhando uma infinidade de derivados e expansões. Alguns possuíam continuidade entre si, enquanto outros criavam linhas narrativas independentes.
Todos eles, porém, partiam do mesmo conceito: seres humanos (geralmente crianças) que, de alguma forma, conseguiam ultrapassar os limites do plano físico e ter contato com Digimons, criaturas formadas por dados digitais que se dedicam a combater o mal, no mundo humano ou no seu próprio.
Cientes da complexidade que esse universo foi tomando em meio à constante expansão, separamos uma lista completa com todas as temporadas da franquia, desde sua primeira manifestação até os dias atuais. Veja:
Digimon Adventure (1999)
Onde assistir: Crunchyroll
Foi a saga que iniciou tudo, a partir da história de um grupo de crianças que vão parar no Mundo Digital – universo onde habitam e circulam os Digimons – e passam a viver grandes aventuras ao lado desses seres fantásticos.
Esta temporada inaugural ia ao ar dentro dos programas Férias Animadas e Angel Mix, apresentados por Angélica – que, inclusive, cantava o tema de abertura oficial da série em português. Quem não se lembra do refrão? “Eles vão se transformar / Para o seu mundo salvar…”
Digimon Adventure 02 (2000)
Onde assistir: Crunchyroll
Sequência direta da série anterior, trouxe um novo grupo de crianças para interagir com os heróis virtuais e seu mundo.
Os elementos clássicos permaneceram, e alguns deles ganharam até um upgrade – sobretudo nos poderes e habilidades das digi-criaturas.
Digimon Tamers (2001)
Onde assistir: Crunchyroll
A linha narrativa original é finalmente abandonada, e o tom também se torna um pouco mais maduro que nas temporadas anteriores, assumidamente lúdicas.
Digimon Tamers se passa em um mundo onde os Digimons pareciam ser apenas criações comerciais de uma franquia de jogos infantis – até que se revelam surpreendentemente reais para um grupo de fãs-mirins desses produtos, dando início a uma nova aventura.
Digimon Frontier (2002)
Onde assistir: Crunchyroll
Este subtítulo ignora o universo alternativo de Digimon Tamers para voltar ao Mundo Digital, não só retomando a mitologia original da franquia, mas também renovando-a em alguns pontos – as crianças protagonistas, ao invés de interagirem com os Digimons, podem transformar-se neles.
Assim como Tamers, é uma história independente, sem nenhuma relação narrativa com qualquer das temporadas anteriores.
Digimon Data Squad (2006)
Onde assistir: indisponível no Brasil
Violenta e com um viés mais adulto que as sagas anteriores, Data Squad centra-se em Marcus Damon, um adolescente valentão, e em Agumon, Digimon foragido de uma agência governamental focada em evitar contatos das criaturas digitais com o mundo real.
Marcus e Agumon acabam contratados para trabalhar para a tal organização, passando a resolver missões as mais diversas, ao mesmo tempo em que investigam uma corporação misteriosa e sombria, que tem relação com o desaparecimento do pai do garoto.
Digimon Fusion (2010-2012)
Onde assistir: Mubi
Mais uma vez, voltamos à clássica fórmula das crianças humanas transportadas ao Mundo Digital. Agora, a missão principal é derrotar o Exército Bagra, grupo de Digimons malignos que planeja se apoderar de ambos universos, real e virtual.
A grande novidade aqui fica por conta da DigiXros, técnica que permite a fusão entre um ou mais Digimons para formar criaturas mais poderosas.
Digimon Adventure tri. (2015-2018)
Onde assistir: Crunchyroll
A linha narrativa original, formada até então apenas por Digimon Adventure e Digimon Adventure 02, ganha uma continuação tardia neste anime relativamente recente. Vemos os primeiros protagonistas da franquia, crianças a seu tempo, agora transformados em adolescentes, em meio a novas aventuras no bom e velho Mundo Digital.
Na verdade, Digimon Adventure tri. foi originalmente lançada como uma sequência de seis telefilmes, produzidos em comemoração ao 15º aniversário da franquia. Fora do Japão, porém, o projeto foi reeditado como uma série de 26 episódios.
Digimon Adventure (2020)
Onde assistir: Crunchyroll
É assumidamente um remake ou reboot da primeira temporada de Digimon, trazendo versões repaginadas dos personagens introduzidos em 1999 – com os mesmos nomes originais, inclusive.
Praticamente recria os eventos da narrativa pioneira, embora em um contexto mais moderno e adequado ao público infantil do início desta década.
Digimon Ghost Game (2021-2023)
Onde assistir: Crunchyroll
Mais uma história independente ambientada no universo Digimon. Diferencia-se, porém, por adotar elementos até então pouco explorados na franquia, como o sobrenatural e o terror.
Muitos dos episódios de Digimon Ghost Game recriam lendas urbanas, dando a entender que muitos desses mitos seriam, na realidade, frutos de manifestações de Digimons no plano físico. Um tanto insólito, é verdade – mas não por isso menos interessante.
Digimon BeatBreak (2025)
Onde assistir: Crunchyroll
Nesta que é a mais recente saga do universo Digimon, uma energia chamada e-Pulse, criada a partir das emoções e pensamentos humanos, alimenta dispositivos de IA conhecidos como Sapotama.
Porém, essa tecnologia revolucionária acaba trazendo perigos à tona quando um misterioso monstro surge - e um grupo de heróis, tanto humanos como digitais, entra em cena para impedir que catástrofes ocorram.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários