Mesmo com seu sucesso vindo desde os anos 90, os animes continuam crescendo e são cada vez mais consumidos mundialmente. Pelo menos, é isso que aponta um relatório divulgado pela Associação de Animações Japonesas ao analisar o ano de 2023.
Segundo o levantamento, a indústria continua quebrando seus recordes de crescimento anuais. O fator primordial para esse sucesso é o crescimento no mercado internacional - muito potencializado pela adição de animes ao catálogo de streamings como Netflix e Max, mas também pelo surgimento de opções dedicadas exclusivamente às animações japonesas, como o Crunchyroll.
Vale notar que a exceção à regra é o ano de 2021, impactado diretamente pela pandemia, mas cujos numeros negativos logo foram superados com o retorno à normalidade, em 2022. Um ponto importante na expansão dos animes pelo mundo é o sucesso de lançamentos como O Menino e a Garça (vencedor do Oscar), Dragon Ball Super: Super Hero, Jujutsu Kaisen 0 e mais filmes lançados em circuitos pelo mundo.
Curiosamente, a notícia chega pouco depois de o presidente do estúdio Wit afirmar que a indústria não é mais sustentável e defender que, para que a produção em larga escala continue acontecendo, os animes precisam crescer mais sua base de fãs pelo mundo.