Clipe com Soyeon, do i-dle, é acusado de plágio; diretor admite "inspiração"
"Damdadi", parceria entre R.Tee e Soyeon, teria copiado clipe da artista frances Yseult
Créditos da imagem: Soyeon e R.Tee em "Damdadi"; Yseult em "B*** You Could Never" (Reprodução/Youtube)
O clipe de "DAMDADI", parceria entre os artistas R.Tee e Soyeon (mais conhecida como integrante do grupo i-dle), foi acusado de plagiar um vídeo da artista francesa Yseult, com a própria cantora endossando a denúncia nas redes sociais.
프랑스 가수 Yseult가 전소연이 피쳐링한 R.tee의 뮤비가 자신의 뮤비를 표절했다는 의혹 제기
— 화접 (@0happyjin00) October 13, 2025
아니라고 하기엔 너무 대놓고 한 거 아닌가 ㄷㄷ pic.twitter.com/MlFUiUq8bu
O clipe de "B*** You Could Never", de Yseult, foi lançado em maio de 2024, retratando um ambiente corporativo durante uma crise. Já "DAMDADI" saiu em agosto deste ano, com um conceito similar e - como você pode conferir abaixo, em uma comparação lado a lado - várias cenas parecidas.
Yseult começou a tuitar sobre o assunto no último dia 11, dizendo que "DAMDADI" era "uma cópia direta" de "B*** You Could Never": "Diretores, gravadora, artistas e todo mundo envolvido deveriam ter a decência de creditar o original".
Mais tarde, a artista francesa acrescentou: "Sejamos sinceros: a indústria do k-pop, como muitas outras, tem drenado a cultura negra como um vampiro há décadas. Sampleando o nosso som, roubando nossas danças, vestindo nossa pele como uma fantasia, lucrando com a nossa dor enquanto apagam o nosso nome".
A gravadora fundada por R.Tee, RTST Label, se pronunciou sobre o assunto através de um comunicado oficial do diretor do vídeo, Hong Min-ho - no qual ele admitia "inspiração" no trabalho de Yseult, e absolvia R.Tee e Soyeon de qualquer responsabilidade na direção visual do clipe.
"Peço sinceras desculpas pela expressão de certas cenas do clipe, que ficaram iguais às do trabalho original, e me arrependo profundamente de qualquer ofensa que possa ter imputado a Yseult e seu time. [...] No futuro, vou conduzir pesquisas mais profundas durante o meu processo criativo, e me certificar de respeitar os criadores e artistas que me inspiraram", lê-se no comunicado.
Yseult respondeu ao pedido de desculpas, escrevendo: "Eu aprecio as palavras, mas sejamos honestos: não se trata de inspiração, e sim de plágio. Não vamos mudar a narrativa! Dê crédito onde ele é devido".
Fique de olho no Omelete para atualizações do caso.