Os fãs da cantora e rapper AleXa não vão demorar para reconhecer as influências latinas que definem “Vital Check”, parceria dela com a colega de indústria Kik5O. Depois dos versos lânguidos que introduzem a canção, as duas cantam em um refrão animado pela batida propulsiva que é típica do reggaeton e de outros ritmos latinos - e essa não é nenhuma novidade para AleXa.
Nascida nos EUA, mas na ativa dentro da indústria do k-pop desde 2019, AleXa começou a carreira com “Bomb”, uma pedrada eletrônica com influências óbvias do funk brasileiro - o que, é claro, lhe rendeu muitos fãs por aqui. O Omelete conversou com ela e com Kik5O sobre a recorrência dessas inspirações na discografia da moça, a internacionalização do k-pop, e muito mais.
Confira a entrevista completa a seguir!
OMELETE: AleXa, você tem vivenciado a influência global do k-pop ao longo de sua carreira. Já conheceu muitos fãs brasileiros? E porque você acha que sua música se conecta com pessoas do mundo todo?
ALEXA: Nossa, com certeza [tenho contato com fãs brasileiros]! Desde o começo da minha carreira. Na minha música de estreia, "Bomb", usamos elementos do funk brasileiro. Eu gostaria de pensar que fui a primeira pessoa a fazer isso, mas posso estar errada [Risos]. De qualquer forma, através disso, acabei conquistando uma enorme base de fãs brasileiros, o que é super legal. Ainda não tive a chance de conhecer ninguém pessoalmente, cara a cara, mas gostaria muito - e a questão é que o k-pop em geral se tornou conhecido mundialmente, certo? Acho que isso acontece porque muitas músicas no k-pop incorporam sons globais, de outras culturas - funk brasileiro, brega funk, reggaeton, coisas assim. Acho que essa é uma das razões pelas quais, não apenas minha música, mas também muitos artistas de k-pop conseguem alcançar um público tão global.
OMELETE: Percebemos um ritmo um pouco latino também em “Vital Check”. Quando estavam produzindo a música, vocês se inspiraram no reggaeton? Como definiram a batida e as influências desse single?
KIK5O: Ok, antes de qualquer coisa, nós ouvimos juntas as opções que a gravadora nos deu, e decidimos juntas que “Vital Check” era a nossa favorita. Como a AleXa disse, gostamos de um ritmo latino, mas também gostamos de expressá-lo do nosso jeito. Existe muita ótima música latina no mundo, então AleXa e eu pegamos essa faixa e criamos novas partes de rap, uma nova bridge, para expressar aquele sentimento do nosso jeito.
OMELETE: AleXa, como você mesma citou, há muito de música brasileira em “Bomb”, que foi um grande sucesso por aqui. Você é fã de música brasileira? Quando está criando, que tipo de inspirações você busca?
ALEXA: Sim! Eu vou ser honesta aqui - durante toda a minha carreira, eu fui acompanhada por três membros da minha equipe criativa que são latinos. Eles são do Chile, não do Brasil, mas me educaram muito sobre música brasileira, artistas braslieiros. A Anitta é uma das minhas artistas favoritas do momento! E curiosidade: eu estava no mesmo avião do que ela uma vez, quando estava voltando de Nova York.
Quando olho para o que quero fazer no futuro, penso que seria muito legal voltar às raízes do funk brasileiro que explorei em “Bomb”. É um ritmo tão energizante, e sempre dá espaço para uma boa dança. No k-pop, a coreografia é muito importante, então acho uma excelente combinação.
OMELETE: Kik5o, você tem uma voz realmente linda, e acho que em “Vital Check” você a utilizou de forma bem diferente do que ouvimos na sua discografia até aqui. Como você trabalhou para combinar seu estilo vocal com o rap de AleXa?
KIK5O: Quando decidimos que “Vital Check” seria nossa música, eu entendi antes de tudo que precisava cantar de uma forma que combinasse bem com o gênero musical. Sabia que precisava fazer algo novo, e foi ouvindo a voz da AleXa que entendi em que direção precisava colocar a minha voz. Acho que nós duas temos vozes semelhantes em alguns sentidos, então foi legal encontrar forma de diferenciá-las dentro de “Vital Check”. Às vezes queremos soar diferentes, e às vezes queremos o uníssono.
OMELETE: Bom, o clipe de “Vital Check” é realmente impressionante, com efeitos especiais e maquiagem - parece um blockbuster. Como foi a filmagem: Há alguma história de bastidores que vocês possam compartilhar?
ALEXA:Eu só queria dizer que estava muito frio naquele dia. [Risos] Entre cada tomada, a nossa equipe tentava nos enrolar em cobertores - eles foram adoráveis.
KIK5O: Sim! Acho que, apesar disso, foi a gravação de videoclipe mais confortável que eu já tive. Deixei de lado a pressão de fazer tudo perfeitamente sozinha porque sabia que podia confiar na AleXa. Obrigada, amiga.
ALEXA: Oh, sim! Foi divertido filmar com outra pessoa.
OMELETE: Obrigada, meninas! Parabéns pela música.
ALEXA:Muito obrigada! Brasil, realmente esperamos que vocês gostem da nossa música.
KIK5O:"Vital Check”! Obrigada, obrigada. Amo vocês, Brasil! Tchau, tchau!
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários