“Choros, risos, brincadeiras/ Memórias que tenho de você”. Após uma introdução good vibes no violão, os dois primeiros versos de “Minha Razão” entregam que o cantor sul-coreano ACE fez uma escolha curiosa: o seu primeiro single solo é inteiramente cantado em português. Em entrevista ao Omelete, o artista diz que “essa ideia surgiu há muito tempo”, quando estava gravando covers de canções brasileiras no YouTube para agradar a fanbase - entre elas, hits de Jão e Melim, que se tornaram seus favoritos.
Ex-integrante do grupo de k-pop VAV, que entre 2015 e 2024 fez sucesso com singles como “Señorita” e “Give Me More” - frequentemente tingidos de influências latinas, vale apontar -, ACE voltou ao Brasil para um fanmeeting no Carioca Club, em São Paulo (SP), que acontece na noite de amanhã (1º).
Confira a entrevista completa abaixo, e os ingressos do evento neste link.
OMELETE: Primeiramente, ACE, seja muito bem-vindo ao Brasil!
ACE: Oh, muito obrigado!
OMELETE: Eu estou muito curioso sobre sua decisão de gravar “Minha Razão” em português, especialmente por ser seu primeiro single solo. De onde veio a ideia? Você é fã da música brasileira?
ACE: Acho que essa ideia, na verdade, surgiu há muito tempo. Eu já fiz vários covers de músicas brasileiras nas minhas redes sociais, no YouTube - e, enquanto fazia isso, me pegava pensando que gostaria de tentar gravar uma música autoral em português. Como essa ideia já existia há tanto, acabou passando na frente de outras e se tornou o meu primeiro single solo.
Mas claro, sou familiarizado com a música brasileira, especialmente com os artistas que gravei. Recentemente, me tornei fã de Jão e do Melim, são dois artistas que me inspiram muito com suas canções.
OMELETE: Em “Minha Razão”, você também é creditado como compositor. Como foi a experiência de compor em português? Você sentiu que foi mais difícil expressar suas emoções em outra língua?
ACE: Acho que, como eu já queria tentar fazer música em português há algum tempo, foi mais divertido do que difícil. Embora tenha sido a minha primeira tentativa, sinto que me diverti trabalhando em “Minha Razão”. E acho também que me ajudou muito poder definir a melodia, as ideias e os temas que queria abordar na música antes de começar a trabalhar nos versos em si. “Minha Razão” tem uma força melódica muito grande, e foi aquilo que me guiou quando estava escrevendo a letra.
OMELETE: O clipe de “Minha Razão” também é muito bonito, com um cenário praiano lindíssimo. Podemos presumir que você é fã das nossas praias? Que tipo de passeio gosta de fazer quando vem ao Brasil?
ACE: Sim, esta presunção estaria correta. Quando começamos a pensar no clipe, eu sabia que precisava gravar no mar. Quando penso no Brasil, a primeira coisa que me vem à mente são as praias lindas que existem por aqui. E, honestamente? Eu queria ter vindo ao Brasil para gravar o clipe, mas nossa agenda não permitiu, então acabei filmando por perto [em uma praia na Coreia]. Quando venho ao Brasil, sinto que a paisagem natural que vocês têm é muito bonita, então gosto de visitar parques ou o mar, esse tipo de coisa.
OMELETE: Como você mencionou, além de “Minha Razão” você gravou vários cover em português. Qual foi a palavra na nossa língua que você achou mais difícil de aprender? E qual é a sua preferida?
ACE: Hmm, essa é uma pergunta interessante. Quando estou gravando covers, a parte mais difícil é entender a música em si - principalmente nas minhas primeiras tentativas, eu não tinha ideia de como praticar ou copiar os sons que os cantores originais faziam. Mas você me perguntou sobre a palavra mais difícil… Não sei se consigo escolher, mas quando gravei “Idiota”, do Jão, me lembro daquele verso do refrão, ‘eu vou te amar como um idiota ama’, e do quanto foi difícil aprendê-lo. Não é só uma palavra, entende? Todo o processo foi muito complicado para mim no começo.
Mas, para além das músicas, eu gosto muito da expressão ‘por favor’, que aprendi recentemente em português. Acho que é a minha preferida.
OMELETE: Você passou a primeira década de sua carreira como integrante de um grupo, o VAV, e agora está iniciando sua trajetória solo. Como está se sentindo nessa transição? E o que os fãs podem esperar de sua música solo?
ACE: Honestamente? Passar das atividades em grupo para as atividades solo trazem muitas preocupações e nervosismos, mas também estou bastante empolgado. Quero muito mostrar a minha música para vocês, me sinto bem fazendo isso. Trabalhar em “Minha Razão” foi divertido, como mencionei - e acho que, quando você se diverte fazendo algo, normalmente o resultado é bom. Quero agradecer muito às pessoas que estão me acompanhando nessa nova fase, e dizer que podem aguardar muitos álbuns no futuro.
OMELETE: Perfeito, muito obrigado, ACE!
ACE: Obrigado, [em português] tchau tchau!
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários