Como Homem-Aranha Através do Aranhaverso se prepara para terceiro filme
Longa deixa brechas sobre o futuro do personagem
O final de Homem-Aranha Através do Aranhaverso deixou muitas salas de cinema em completo silêncio. Sendo a primeira parte de uma história, é comum que a direção escolha um final aberto de cair o queixo. Após uma situação como essa é impossível sair da sala de cinema sem pensar em como será o futuro de Miles Morales no aranhaverso — mas o filme nos dá algumas dicas.
[O TEXTO ABAIXO CONTÉM VÁRIOS SPOILERS DE ARANHAVERSO 2]
- [Opinião] Homem-Aranha Através do Aranhaverso repete marco histórico do primeiro filme
- [Crítica] Homem-Aranha Através do Aranhaverso é amadurecimento solitário de Miles Morales
- Homem-Aranha Através do Aranhaverso tem participações especiais; saiba de quem
- Homem-Aranha Através do Aranhaverso tem cena pós-créditos?
Dessa vez, vemos Miles se reconectar aos demais aranhas e dessa vez aprender muito mais sobre as infinitas possibilidades do multiverso da Marvel. Durante os novos desafios ele conhece muito mais do funcionamento do cânone que envolve ser o Homem-Aranha e também descobre que sua existência não é aceita por vários outros caras de teia. Com isso, o jovem Morales se distancia do grupo.
O distanciamento dele é ainda mais sentido em relação a Peter B. Parker e Gwen Stacy. Miles inicia uma jornada de desapego e desconfiança em relação aos seus amigos e sua própria noção de heroísmo. Sendo considerado uma anomalia e sofrendo esse choque emocional, ele é forçado a ter um amadurecimento precoce a tomar decisões complexas muito rapidamente.
Uma dessas decisões o joga em uma realidade alternativa perigosa. Como vemos no primeiro filme, Miles é picado pela aranha da Terra 42 e ganha poderes bem desconexos com o seu universo. Vivendo em um mundo bem parecido com o nosso, ele ganha o poder da invisibilidade e teias eletrificadas. Quando tenta voltar para casa, a máquina de transporte lê o gene da aranha e não o dele. O personagem então é mandado para outra realidade e lá encontra outra versão de Miles em um mundo sem aranha radioativa — e sem pessoas-aranha.
Unindo todas essas pistas, vemos que no próximo filme teremos um Miles aranha muito mais maduro, tendo que encarar uma versão revoltada de uma realidade sem ordem ou amigos da vizinhança. Um confronto entre eles, mesmo que rápido, é esperado. Além disso, o protagonista terá que enfrentar a fúria de Miguel O’Hara e seu exército de aranhas, mas para isso terá a ajuda dos amigos que fez no primeiro filme e dos novos rostos da sequência.
E se isso não bastasse, todo o aranhaverso segue ameaçado por um vilão superpoderoso e quase sem pontos fracos. Não é possível cravar como será o enredo do filme, mas podemos esperar uma reconciliação entre Miles e O’Hara e uma união para combater o grande mal do longa.