The Problem With Jon Stewart/Harry Potter e a Pedra Filosofal

Créditos da imagem: AppleTV+/Warner Bros./Divulgação

Filmes

Notícia

Harry Potter | Jon Stewart esclarece comentário sobre antissemitismo na franquia

Apresentador afirmou que ama os filmes do bruxinho e que comentário tinha o objetivo de mostrar como alguns estereótipos são tão fortes que “se tornam invisíveis”

A cozinha
05.01.2022, às 18H07
ATUALIZADA EM 05.01.2022, ÀS 18H32
ATUALIZADA EM 05.01.2022, ÀS 18H32

Depois de causar comoção entre os Potterheads ao apontar caracterizações antissemitas em Harry Potter, Jon Stewart lançou um vídeo em seu Twitter para esclarecer seus comentários. Segundo o apresentador, sua fala não foi direcionada apenas à franquia do bruxinho, mas à forma como a indústria como um todo retrata o povo judeu.

Alguns estereótipos estão tão enraizados na nossa sociedade que eles basicamente se tornam invisíveis, até mesmo no processo considerável que é produzir um filme”, disse Stewart. O apresentador seguiu, dizendo que não teve intenção de acusar Harry Potter de ser um filme antissemita. “Eu amo os filmes de Harry Potter, talvez até demais para um homem da minha idade considerável”.

Reforçando que nunca pretendeu acusar ninguém, Stewart afirmou que não espera nenhuma resposta de J.K. Rowling, criadora da franquia. “Ela não precisa responder a nada disso. Não quero que Harry Potter seja censurado de nenhuma forma. Era uma conversa a toa. Se toquem, porra”. Confira o vídeo completo abaixo:

Apesar de ter sido uma “conversa a toa”, a fala de Stewart não seria a primeira crítica a Rowling e sua obra. Há alguns anos, a autora defende ideias transfóbicas, e há uma divisão no fandom sobre como isso pode afetar a imagem que eles têm da franquia.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.