Duende em Gringotes

Créditos da imagem: Harry Potter e a Pedra Filosofal/Warner Bros/Reprodução

Filmes

Notícia

Harry Potter | Jon Stewart aponta antissemitismo na caracterização dos duendes

Comediante judeu disse ter se chocado quando assistiu às cenas em Gringotes no cinema

Mariana Canhisares
05.01.2022, às 10H37
ATUALIZADA EM 05.01.2022, ÀS 18H32
ATUALIZADA EM 05.01.2022, ÀS 18H32

O comediante Jon Stewart afirmou, no podcast On The Problem, que a caracterização que a autora J.K. Rowling e a série de filmes de Harry Potter fizeram dos duendes é antissemita. Segundo o apresentador judeu, os traços dos personagens que comandam o banco do mundo mágico, Gringotes, são muito semelhantes à caricatura de judeus no livro antissemita de 1903, The Protocols of Elder Zion; veja seu argumento:

"Quero mostrar para vocês uma caricatura. Eles ficaram 'ah, isso é do Harry Potter!', e não. É uma caricatura de um judeu em um texto literário antissemita. E a J.K. Rowling pensou 'podemos colocar esses caras para comandar o banco?", disse Stewart.

"Foi uma das coisas que eu vi na tela e eu esperava que as pessoas se chocassem. 'Ela não fez isso! Ela botou judeu para comandar um banco subterrâneo'. E todo mundo só 'ah, bruxos!'. Foi tão estranho", concluiu.

Mais tarde, no entanto, Stewart esclareceu os comentários e disse que não teve a intenção de acusar a franquia de ser antissemita. “Eu amo os filmes de Harry Potter, talvez até demais para um homem da minha idade considerável”.

Por enquanto, ninguém da produção, nem Rowling se manifestou a respeito dos comentários de Stewart.

Esta não é a primeira vez que Rowling e sua obra são alvo de críticas. Há alguns anos, a autora defende ideias transfóbicas, e há uma divisão no fandom sobre como isso pode afetar a imagem que eles têm da franquia.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.