Duende em Gringotes

Créditos da imagem: Harry Potter e a Pedra Filosofal/Warner Bros/Reprodução

Filmes

Notícia

Harry Potter | Jon Stewart aponta antissemitismo na caracterização dos duendes

Comediante judeu disse ter se chocado quando assistiu às cenas em Gringotes no cinema

Mariana Canhisares
05.01.2022, às 10:37
Atualizada em 05.01.2022, às 18:32
Atualizada em 05.01.2022, às 18:32

O comediante Jon Stewart afirmou, no podcast On The Problem, que a caracterização que a autora J.K. Rowling e a série de filmes de Harry Potter fizeram dos duendes é antissemita. Segundo o apresentador judeu, os traços dos personagens que comandam o banco do mundo mágico, Gringotes, são muito semelhantes à caricatura de judeus no livro antissemita de 1903, The Protocols of Elder Zion; veja seu argumento:

"Quero mostrar para vocês uma caricatura. Eles ficaram 'ah, isso é do Harry Potter!', e não. É uma caricatura de um judeu em um texto literário antissemita. E a J.K. Rowling pensou 'podemos colocar esses caras para comandar o banco?", disse Stewart.

"Foi uma das coisas que eu vi na tela e eu esperava que as pessoas se chocassem. 'Ela não fez isso! Ela botou judeu para comandar um banco subterrâneo'. E todo mundo só 'ah, bruxos!'. Foi tão estranho", concluiu.

Mais tarde, no entanto, Stewart esclareceu os comentários e disse que não teve a intenção de acusar a franquia de ser antissemita. “Eu amo os filmes de Harry Potter, talvez até demais para um homem da minha idade considerável”.

Por enquanto, ninguém da produção, nem Rowling se manifestou a respeito dos comentários de Stewart.

Esta não é a primeira vez que Rowling e sua obra são alvo de críticas. Há alguns anos, a autora defende ideias transfóbicas, e há uma divisão no fandom sobre como isso pode afetar a imagem que eles têm da franquia.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.