Grey's Anatomy | A trajetória de Alex Karev em 10 momentos

Créditos da imagem: Divulgação/ABC

Séries e TV

Lista

Grey's Anatomy | A trajetória de Alex Karev em 10 momentos

Para se despedir de Alex Karev, relembre os momentos que marcaram o personagem

Henrique Haddefinir
12.01.2020
10h49

E mais um membro do elenco original de Grey’s Anatomy se despede da série depois de 16 temporadas. Alex Karev, vivido por Justin Chambers, agora deixa Meredith Grey (Ellen Pompeo) sozinha no posto de membro remanescente do grupo de residentes que chegou em 2005 ao antes nomeado Seatle Grace. A saída do ator parece ter sido amigável, mas sinaliza um notório cansaço na produção. Chandra Wilson (Bailey) e James Pickens Jr. (Richard) também permanecem como membros do elenco original e a ABC já declarou que a série continua enquanto Ellen Pompeo estiver disposta.

Com a saída de Justin, os fãs ficam órfãos das relações de Karev com uma série de outros personagens. Depois de tanto tempo no ar é perfeitamente possível traçar uma trajetória do crescimento de Alex e o personagem foi, sem dúvida nenhuma, um dos que mais cresceu, passando de muito odiado a mais amado, com grandes altos e baixos, numa trajetória que envolvia uma família desajustada, relacionamentos controversos e uma personalidade que não conseguia ver o mundo com otimismo. Para relembrar alguns desses momentos de transformação para ele, preparamos essa lista que destaca pessoas ou eventos que foram essenciais para que Alex fosse embora sendo o ser humano incrível que ele é agora. Vamos lá.

Bad Karev

Divulgação/ABC

Quando Grey’s Anatomy começou, em maio de 2005, os papeis dos personagens, seus rótulos, eram muito bem definidos. Justin Chambers ficou com o lugar do vilão, o babaca sem escrúpulos que não se apegava emocionalmente a ninguém e só queria alcançar mais posições. O primeiro grande sinal disso veio logo nos primeiros episódios da primeira temporada, quando ele descobriu que Izzie (Katherine Heigl) era modelo e espalhou pelo vestiário várias fotos dela de biquíni. A intenção era constrange-la e desestabiliza-la, mas ela o enfrentou com um belo discurso. O momento é bastante emblemático, porque, logo adiante, Izzie se tornará não só sua amiga, como um de seus maiores interesses românticos.

Plastic Karev

Divulgação/ABC

Inicialmente o interesse de Karev era trabalhar com cirurgia plástica e por isso ele começa a acompanhar o trabalho de Mark Sloan (Eric Dane), que chega ao Seatle Grace no encalço da mulher de seu amigo Derek (Patrick Dempsey), com quem ele teve um caso. À primeira vista, parece uma aproximação perfeita, uma vez que Sloan é visto como um predador e isso é só o que Alex quer ser. Mas, com o tempo a ideia de tratar pessoas que “escolhem sua dor” começa a incomoda-lo. No constante rodízio entre atendentes e residentes, ele vai parar na pediatria e indo contra todas as previsões, revela um surpreendente talento com crianças.

Karev Montgomery

Divulgação/ABC

Apesar do pequeno tempo que Alex passa sob a tutela de Mark Sloan, o encontro com Addison Montgomery (Kate Walsh) é muito importante para todo o futuro do personagem. Não é por vontade própria que ele acaba ao lado dela na pediatria. De fato, ele é obrigado a ser residente nesse setor e o faz com a velha cara de poucos amigos de sempre. Addison, contudo, percebe o inesperado talento do rapaz para cirurgia neonatal e também com os pacientes. Alex, entretanto, ainda nesse ponto, resiste à ideia de ser um cirurgião pediatra e, inclusive, tenta se encontrar em algumas das outras áreas do hospital.

Ava

Divulgação/ABC

A vida sentimental de Karev não era das mais ajustadas. Primeiro resistiu com agressividade, o máximo que pôde, ao que sentia por Izzie. Por causa da chegada de Denny Duquete (Jeffrey Dean Morgan) o relacionamento dos dois enfraqueceu. Até que no grande desastre de balsa que quase matou Meredith (Pompeo) ele salvou uma mulher desfigurada que perdeu a memória. Ele se dedicou a ela por vários episódios, ajudou em sua recuperação, mas com todo o amadurecimento proveniente de seus altos e baixos no hospital (e na própria vida), Alex conseguiu enxergar que os problemas da mulher não podiam ser resolvidos por ele e que seu coração era mesmo de Izzie.

Karev Stevens

Divulgação/ABC

Talvez os maiores problemas de Alex em ajustar seu relacionamento com Jo (Camilla Luddington) tenham vindo de suas más escolhas com Ava e Izzie. Após errar com Ava a série começa a reaproximar o personagem de Izzie e o que parecia uma história de amor pronta para durar muito, se tornou outro equívoco. A ligação de Alex com a colega era intensa. Foi ele quem a ajudou a enfrentar a morte de Denny (inclusive carregando-a no colo para tirá-la de perto do corpo) e foi ele quem acompanhou o câncer da personagem de perto, fazendo até manobras de ressuscitação depois que ela quase morre. Porém, o período em que eles se casam coincidiu justamente com a saída precoce de Katherine Heigl, que tinha um contrato para mais dois anos depois daquele. Os roteiristas, então, fizeram-na abandoná-lo, sem olhar para trás, o que acabou obrigando a narrativa a incorporar mais esse trauma ao personagem.

Canguru Karev

Divulgação/ABC

Lá pela sexta temporada da série o público já está começando a ver Karev com outros olhos e o momento em que fica claro, de uma vez por todas, que ele precisa trabalhar com crianças, acontece justamente nesse ano. Depois que uma mulher grávida dá a luz a um bebê prematuro, Derek cuida dela enquanto o bebê fica a cargo de Alex. Ele decide pegar o minúsculo bebê no colo e Bailey (Chandra Wilson) percebe que isso melhora os sinais vitais da criança. Ela pede que ele tire a camisa porque o contato pele com pele pode trazer ainda mais melhorias. Então, Alex passa horas e horas sem camisa, com o bebê prematuro no colo, para tentar salvá-lo. É aí que Arizona Robbins (Jessica Capshaw) entra como a verdadeira mentora do personagem e se disponibiliza a ensinar tudo que ele precisa saber para ser um atendente pediátrico.

Karev Imortal

Divulgação/ABC

Durante esses anos todos Karev esteve em algumas situações limite que quase lhe custaram a vida. Uma das mais graves foi a do tiroteio, na sexta temporada. O marido de uma paciente falecida se revolta contra o hospital e entra atirando no local. Alex é a segunda pessoa em que ele atira. Apesar da gravidade do ferimento ele é salvo por Sloan e Lexie (Chyler Leigh). Mais tarde, ele e Arizona brigam por causa da decisão dele de ir para outro hospital e ela toma seu lugar num voo que levaria alguns médicos para uma cirurgia em gêmeos siameses. O avião acaba caindo e provoca as maiores tragédias da história da série: as mortes de Sloan e Lexi; e a amputação da perna de Arizona.

Karev Wilson

Divulgação/ABC

Após todos os traumas de Alex com Izzie, tiroteio e avião; os roteiristas resolvem revisitar a vida emocional do personagem e encontram uma saída coerente para voltar a falar de amor. A chegada de Jo oferece a Karev uma perspectiva interessante, já que assim como ele, a moça também tem uma história de vida que envolve negligências e abandonos. Exatamente por isso os roteiros precisaram gastar muitos e muitos episódios até que a relação deles fosse ajustada, sem que os backgrounds de cada um fossem sabotando o processo. As muitas temporadas ajudaram e os dois puderam encontrar um casamento onde nem tudo foi perfeito, mas que nasceu de uma relação construída progressivamente.

Justiça para Karev

Divulgação/ABC

Também precisamos citar todos os problemas que Karev teve com a lei, o que inclui as leis do próprio hospital, que ele quebrou algumas vezes. Karev chegou a ir preso por ter quase matado DeLuca (Giacomo Gianotti), depois de uma surra provocada por um simples mal entendido. Mas, no meio de todas as vezes em que ele foi impulsivo e indisciplinado, há uma certa justiça poética na ação que lhe guiou até sua saída da série. Lá atrás, Alex entregou Meredith - que sabotou uma pesquisa para ajudar Richard – e ela quase perdeu a guarda da filha Zola. Agora, quando descobriu que Meredith tinha fraudado uma documentação para conseguir fazer uma cirurgia, ele dá cobertura à amiga e isso é o que causa sua demissão. Com isso, ainda podemos vê-lo agindo bravamente para melhorar as condições do hospital para onde vai depois de perder sua posição no Grey-Sloan.

Minha “nova pessoa”

Divulgação/ABC

Quando Christina Yang (Sandra Oh) ainda estava na série, ela era a melhor amiga de Meredith. As duas tinham uma ligação única, proveniente, em grande parte, da forma ríspida com a qual levavam a vida e viam o mundo. Meredith era “a pessoa” de Christina e vice-versa. Aquela que “ela ligaria para se livrar do corpo se caso matasse alguém”. Com a saída de Sandra os roteiros foram, pouco a pouco, aproximando Meredith e Karev, em parte porque os dois eram os últimos membros do grupo original de residentes; e em parte porque as personalidades deles também tinham a mesma visão dura do mundo. Com sensibilidade, a amizade dos dois foi crescendo e eles foram se apoiando mutuamente nos momentos mais difíceis, como quando Meredith foi quase espancada até a morte por um paciente. A saída de Justin de Grey’s Anatomy será uma perda imensa, sobretudo, por causa dessa amizade e por agora não sabermos se ele ou Meredith poderão encontrar uma outra metade.