Sindicato de desenvolvedores provoca Rockstar após adiamento de GTA VI
Rockstar recentemente demitiu funcionários e foi acusada de barrar sindicalização
Créditos da imagem: Reprodução
O IWGB Game Workers Union, sindicato de trabalhadores da indústria de games, resolveu dar uma alfinetada na Rockstar após o anúncio do adiamento de GTA 6 que foi revelado nesta quinta-feira (06).
Em resposta ao adiamento do jogo, o sindicato comentou "Nós temos 31 desenvolvedores de jogos ansiosos para começar a trabalhar", em alusão aos funcionários demitidos pelo estúdio recentemente, e as alegações de impedimento de sindicalização dos funcionários.
We've got 31 game devs who are keen to get to work, @rockstargames.com.
— IWGB Game Workers Union (@gameworkers.co.uk) 6 de novembro de 2025 às 18:57
[image or embed]
Essa não é a primeira vez que a Rockstar se envolve em polêmicas próximo do lançamento de um grande jogo do estúdio, quando em 2018, sofreu com denúncias de crunch durante o desenvolvimento de Red Dead Redemption 2, onde funcionários tinham jornadas de 100 horas semanais.
Nessa nova polêmica, a Rockstar foi acusada de repressão sindical. "A Rockstar acaba de realizar um dos atos mais flagrantes e cruéis de repressão sindical na história da indústria de jogos", disse Alex Marshall, presidente do IWGB, em um comunicado. "Esse desprezo flagrante pela lei e pela vida dos trabalhadores que geram bilhões para a empresa é um insulto aos seus fãs e à indústria global."
- CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!
- Geek Power 2025 | Participe da pesquisa que define o perfil geek do Brasil
Recentemente, a Rockstar alegou que os funcionários demitidos teriam vazado informações do estúdio. Contudo, ao que tudo indica, o fórum era um canal privado no Discord com membros da IWGB e que nenhuma informação sensível teria sido divulgada.