"Batman do Roblox" é banido do game; estúdio se explica
Vigilante atuava em proteção de menores de idade no jogo
Créditos da imagem: Divulgação/Roblox
Schlep, popular YouTuber de Roblox, foi banido do game após agir como vigilante e expor uma série de predadores sexuais que estavam infiltrados no jogo. Boa parte do conteúdo de Schlep era destinado a encontrar e denunciar esse tipo de atividade, mas o estúdio responsável enxerga que o criador também era parte do problema.
"Ainda que grupos de vigilantes pareçam ter o interesse público como objetivo, na verdade eles estão agindo de formas que podem ser danosas para os outros, dentro e fora de nossa plataforma", disse Matt Kaufman, executivo de segurança em Roblox, em uma declaração inicial.
Uma semana depois, Kaufman respondeu às inevitáveis críticas da comunidade. Ele reconheceu que os vigilantes cumpriam uma função importante, mas começaram a cruzar uma linha delicada:
"Além de só denunciar questões de segurança, vigilantes passaram a fingir que eram crianças e ativamente procurar conexões com usuários adultos. Essas conversas imitavam comportamento não apropriado e encorajavam outros usuários a se conectar em outras redes sociais e plataformas de mensagens — superando os sistemas de segurança de Roblox", defendeu o executivo.
Ele reforça o pedido para que os jogadores usem os recursos do próprio Roblox para denunciar casos do tipo imediatamente, e argumenta que esperar para expor essas ocorrências pode piorar a situação como um todo.
Schlep, por sua vez, se defende dizendo que sempre envia todos os materiais de suas investigações para o Roblox, e que há vários casos em que os predadores só foram banidos depois de seu conteúdo sobre ele ser publicado.
De qualquer forma, os problemas de Roblox com o público infantil não são novidade e nem se limitam a predadores sexuais. Nos últimos meses, questionamentos sobre uso de trabalho infantil para alimentar o jogo com novos conteúdos têm sido cada vez mais frequentes.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários